Buscar

Questões sobre Insuficiência Respiratória Aguda.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Tatiane Lima Silva – 041235
Grupo de segunda-feira
Data: 26.11.2021
Questões sobre IRpA
1. Falhas em um ou mais dos componentes do sistema respiratório podem resultar no quadro de IRpA que frequentemente tem origem multifatorial, com base nisso, assinale a alternativa correta quanto as possíveis entidades clinicas representativas para cada tipo de IRpA. 
a) Hipercapnica: trauma raquimedular, miastenia gravis, síndrome de Guilláin Barre. Hipoxemica: edema agudo cardiogênico, TEP, pneumonia grave, SARA. Mista: Cifoescoliose grave com infecção respiratória, Traumatismo crânio-encefálico com contusão pulmonar, Anormalidades da caixa torácica.
b) Hipercapnica: trauma raquimedular, miastenia gravis, síndrome de Guilláin Barre. Hipoxemica: Cifoescoliose grave com infecção respiratória, Traumatismo crânio-encefálico com contusão pulmonar, Anormalidades da caixa torácica. Mista: edema agudo cardiogênico, TEP, pneumonia grave, SARA.
c) Hipercapnica: Cifoescoliose grave com infecção respiratória, Traumatismo crânio-encefálico com contusão pulmonar, Anormalidades da caixa torácica. Hipoxemica: edema agudo cardiogênico, TEP, pneumonia grave, SARA. Mista: trauma raquimedular, miastenia gravis, síndrome de Guilláin Barre.
d) Hipercapnica: edema agudo cardiogênico, TEP, pneumonia grave, SARA. Hipoxemica: trauma raquimedular, miastenia gravis, síndrome de Guilláin Barre. Mista: Cifoescoliose grave com infecção respiratória, Traumatismo crânio-encefálico com contusão pulmonar, Anormalidades da caixa torácica.
2. Corresponde à alteração na membrana alvéolo-capilar ou na relação V/Q; são decorrentes de doenças intersticiais (edema pulmonar cardiogênico e fibrose intersticial idiopática), de preenchimento ou compressão de parênquima por líquidos, secreções ou atelectasia (pneumonia e derrame pleural) e que acometem a circulação vascular pulmonar (embolia pulmonar). E, é definida por uma PaO2 <55-60mmHg. O texto acima refere-se a:
a) IRpA hipoxêmica. 
b) IRpA hipercapnica.
c) IRpA mista.
d) IRpA hiperoxemica. 
3. São características da IRpA hipercapnica: 
a) Capacidade de troca gasosa mantida, porém a ventilação é prejudicada por alguma patologia, por exemplo, doenças neurológicas, neuromusculares, limitadoras da expansão da caixa torácica e obstrução de vias aéreas, como a queda de língua causada pelo uso de benzodiazepínicos. Caracteriza-se por uma elevação da PaCO2 >45-50mmHg com acidemia resultante;
b) Capacidade de troca gasosa mantida, porém a ventilação é prejudicada por alguma patologia, por exemplo, doenças neurológicas, neuromusculares, limitadoras da expansão da caixa torácica e obstrução de vias aéreas, como a queda de língua causada pelo uso de benzodiazepínicos. Caracteriza-se por uma elevação da PaCO2 < 45-50mmHg com acidemia resultante;
c) Capacidade de troca gasosa mantida, porém a ventilação é prejudicada por alguma patologia, por exemplo, doenças neurológicas, neuromusculares, limitadoras da expansão da caixa torácica e obstrução de vias aéreas, como a queda de língua causada pelo uso de benzodiazepínicos. Caracteriza-se por uma elevação da PaCO2 < 45-50mmHg com alcalose resultante;
d) Capacidade de troca gasosa é deficitária com hipoxemia grave, a ventilação é prejudicada por alguma patologia, por exemplo, doenças intersticiais, neuromusculares, limitadoras da expansão da caixa torácica e obstrução de vias aéreas, como a queda de língua causada pelo uso de benzodiazepínicos. Caracteriza-se por uma elevação da PaCO2 < 45-50mmHg com alcalose resultante;
3. De modo geral, na IRpA hipoxemica ou hipercapnica, os pacientes apresentam “desconforto respiratório”, caracterizado por combinação de um ou mais achados. Assinale a alternativa que NÃO traz achados clínicos comuns nesse caso. 
a) Alteração do estado mental, batimento de asa de nariz, uso da musculatura acessória da respiração, retração ou tiragem intercostal, taquipneia, cianose central, sudorese, taquicardia. 
b) Confusão, tontura, fome, dor de cabeça, tremor, palidez, baixa coordenação motora, baixa concentração, dor de cabeça constante, que pode ir piorando; cansaço excessivo e tontura, pele muito pálida e fria; sensação de desmaio.
c) Batimento de asa de nariz, retração ou tiragem intercostal, taquipneia, respiração paradoxal, cianose, sudorese, taquicardia, agitação, sonolência. 
d) Lábios e dedos azulados, respiração rápida, narinas muito abertas ao inspirar; chiado no peito ao respirar, sonolência, respiração paradoxal.
4. A insuficiência respiratória aguda pode ser definida como uma incapacidade do sistema respiratório em captar oxigênio (PO2) e/ou remover o gás carbônico (PCO2) do sangue e dos tecidos do organismo. Podemos classificar a IRpA em três tipos principais do ponto de vista gasométrico. Sabendo disso, assinale a alternativa correta. 
a) A IRpA hipercápnica se caracteriza por uma elevação da PaCO2 acima de 45 a 50mmHg com acidemia resultante, ou seja, pH<7,35. A IRpA hipoxêmica é definida por uma PaO2 < 55 a 60mmHg, em ar ambiente, ou caracteristicamente, na vigência de oxigenoterapia. O tipo misto está presente quando ocorre hipoxemia grave associada à retenção de CO2 com acidose respiratória.
b) A IRpA hipercápnica se caracteriza por uma diminuição da PaCO2 abaixo de 45 a 50mmHg com acidemia resultante, ou seja, pH<7,35. A IRpA hipoxêmica é definida por uma PaO2 < 55 a 60mmHg, em ar ambiente, ou caracteristicamente, na vigência de oxigenoterapia. O tipo misto está presente quando ocorre hipoxemia grave associada à retenção de CO2 com acidose respiratória.
c) A IRpA hipercápnica se caracteriza por uma elevação da PaCO2 acima de 45 a 50mmHg com alcalose resultante, ou seja, pH < 7,35. A IRpA hipoxêmica é definida por uma PaO2 < 55 a 60mmHg, em ar ambiente, ou caracteristicamente, na vigência de oxigenoterapia. O tipo misto está presente quando ocorre hipoxemia grave associada à retenção de CO2 com acidose respiratória.
d) A IRpA hipercápnica se caracteriza por uma elevação da PaCO2 acima de 45 a 50mmHg com acidemia resultante, ou seja, pH>7,35. A IRpA hipoxêmica é definida por uma PaO2 > 55 a 60mmHg, em ar ambiente, ou caracteristicamente, na vigência de oxigenoterapia. O tipo misto está presente quando ocorre hipoxemia grave associada à retenção de CO2 com acidose respiratória.
Dissertativa. 
Paciente 65 anos, 1,68cm, 60kg, hipertenso, etilista diário e leve distúrbio cognitivo. Deu entrada no PS trazido por familiares, com quadro de dispneia, uso de musculatura acessória cervical, sudorese, cianose central, agitação, batimento de asa de nariz e tiragem sub diafragmática. Ao exame: PA: 87x45mmHg, FC: 113 bpm, FR: 32 irpm, SpO2: 90% em ar ambiente e Temp: 38,7°. Havia história prévia de gripe e febre há 1 semana, evoluindo com tosse produtiva e expectoração em grande quantidade com coloração esverdeada. A radiografia de tórax em incidência AP mostrava infiltrados alveolares bilaterais mais evidentes em região perihilar, sem demais alterações. Gasometria: pH = 7,37; PaO2 = 50 mmHg; PaCO2 = 35 mmHg; HCO3= 24 mmol/L; SpO2 90%. De imediato fora ofertado O2 em cateter nasal mas sem melhora do quadro. 
Com base no caso acima, qual a possível causa de todos os sinais e sintomas? Justifique.
Insuficiência respiratória do tipo hipoxemica, devido aos valores baixos de PaO2 na gasometria, sinais de desconforto respiratório e falha na melhora com administração de O2. A possível causa foi pneumonia, devido ao quadro de febre e história prévia de gripe com tosse produtiva e expectoração esverdeada.

Continue navegando