Buscar

mapa capoeira ^J resposta

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico: 
	R.A. 
	Curso: Educação física bacharelado
	Disciplina: Capoeira
	Valor da atividade: 3,5
	Prazo: 01/10/2021
Instruções para Realização da Atividade
· Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
· É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
· Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
· Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
· Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
· Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
· Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento a Proposta; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
· Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles, parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento, apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.
Para realizar esse MAPA é necessário a leitura do livro da disciplina e assistir as aulas conceituais.
Nessa atividade MAPA você deverá:
1 - Elaborar uma sessão de treinamento para crianças de 07 a 10 anos, todas iniciantes na capoeira, com o propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a movimentação básica. Para isso, você deverá escolher UM dos movimentos apresentados: Ginga ou Benção. Lembre-se: sua sessão de treino deve ser baseada no movimento escolhido.
Plano de aula – sessão de treinamento
	DADOS DA TURMA: Sessão de treinamento para crianças de 07 a 10 anos, todas iniciantes na capoeira.
	Local: praça/ quadra 
	Horário: 8h00 às 09h30
	Quantidade de participantes: 20
	TEMA DA AULA
	Capoeira
	OBJETIVO GERAL DA SESSÃO DE TREINAMENTO
	Conhecimento, coordenação, Agilidade, onde procuraremos desenvolver a capoeira de uma forma lúdica através de jogos e brincadeira com as crianças.
	Movimento a ser trabalhado
	( x ) Ginga ( )Benção
	PARTE INICAL DO TREINAMENTO
	Tempo de duração: 1h30
	Atividades: Relar na panturrilha do colega (iniciação à ginga), Encostar a corda na perna do colega (ginga) e Ginga
	PARTE PRINCIPAL DA SESSÃO (Apresentar no mínimo 3 atividades que desenvolvam o objetivo proposto. Caso queira apresentar mais atividades, basta inserir novas linhas)
	Tempo de duração: 20 min
	Atividade 1/ técnicas/ métodos: Desenvolvimento: Em grupos de duas crianças, frente a frente, de pernas sem flexionadas em posição de guarda, pés invertidos (esquerdo com esquerdo), e mãos trocadas a frente (pé esquerdo à frente, braço direito à frente). Objetivo: Tentar relar a mão esquerda na panturrilha esquerda do colega e vice-versa, em deslocamento, como se estivessem em um círculo (roda); o colega deve se defender trocando as pernas e deslocando-se, evitando, assim, que o colega encoste a mão na panturrilha.
Sugestões: a) que o professor demarque, no início da atividade, 01 aluno (da dupla) que fará o papel de atacante e o outro de defensor. Alterne as posições de ataque/defesa e depois ataque/defesa simultâneos. b) é importante o professor, enquanto mediador, propiciar o confronto entre as diferenças dos alunos: altura, peso, gênero, aqueles que são mais aguerridos com os menos aguerridos, etc. c) estimulá-los a utilizarem o corpo e o balanço do corpo na defesa e no ataque – pode-se fazer uma comparação com o drible no futebol (o jogo de corpo).
	Tempo de duração: 20 min
	Atividade 2/ técnicas/ métodos: Desenvolvimento: Em grupos de duas crianças, uma fica com uma corda (corda de pular) e a outra fica em posição de ginga (um pé à frente e pernas sem flexionadas). Procurar demarcar o espaço de uma roda, um circulo grande (com giz, com outras cordas ou o próprio espaço do centro da quadra, se for o caso).
Objetivo: o aluno tentará acertar, com a corda, a perna (panturrilha) da frente do colega adversário. A criança que defende deverá ficar trocando de pernas (gingando), evitando que o colega encoste a corda na sua perna.
	Tempo de duração: 20 min
	Atividade 3/ técnicas/ métodos: Utilizar três bambolês para demonstrar as bases da ginga ou desenha-la no chão com giz. Gingar dois a dois de mãos dadas executando o movimento de braços, característico a ginga. Gingar de forma espelhada (como se um fosse a imagem do outro no espelho) e de forma alternada (um para cada lado).
Experimentar formas de deslocamento na ginga (para frente, para trás e para os lados).
	PARTE FINAL.
	Tempo de duração: 30 min
	Atividades: A brincadeira consiste em vários Quilombos espalhado pelo espaço e em cada um 1 Capoeira, e fora deles 1 Capitão do mato, ao comando de “Troca de Quilombo”, todos os capoeiras terão que trocar de quilombo e o capitão do mato tentara invadir um dos quilombos, a pessoa que ficar sem quilombo se tornara capitão do mato, e assim por diante.
Expliquei que a brincadeira seria igual ao coelhinho sai da toca, que os bambolês seriam os Quilombos onde os capoeiras estariam escondidos e que no meio sem bambolê estaria o Capitão do mato que iria tentar invadir o quilombo, assim quando eu disse-se troca de quilombo todos teriam que trocar de lugar e o aluno que estivesse sem bambolê tentaria entrar no bambolê (quilombo) de alguém.
	AVALIAÇÃO
	Observação da evolução, a coordenação e agilidade de cada criança para assim trabalha a melhora, deixando sempre as brincadeiras mais lúdicas que possível. 
	RECURSOS (MATERIAIS) UTILIZADOS
	Com giz, cordas ou o próprio espaço da quadra, bambolê.
	REFERÊNCIAS
	 https://www.efdeportes.com/efd202/brincando-com-a-capoeira.htm
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=400