Buscar

educação cristã prova final dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A educação é indispensável para o desenvolvimento integral do ser humano. Para isso, é preciso ter clareza quanto aos conceitos mais comuns de educação que envolvem o ensino-aprendizagem. Um dos conceitos que foi abordado foi o Ensino por Princípios. Disserte sobre o conceito de Ensino por Princípios.
Resposta esperada
O ensino por princípios é o mesmo que educação por princípios, ou seja, uma metodologia de ensino que utiliza a Bíblia para fundamentar os conhecimentos abordados no currículo oficial. Sendo assim, não se trata de ensino religioso ou de aula de religião, mas de uma metodologia baseada em princípios cristãos, bíblicos. A metodologia da educação por princípios é elaborada para abordar toda a matriz curricular, na qual cada disciplina é trabalhada com o fundamento cristocêntrico, diferenciando da abordagem humanista antropocêntrica. O objetivo desta metodologia é formar indivíduos que possam exercer sua cidadania de forma ética, com valores; alunos que sabem respeitar e acolher o outro e se posicionam na sociedade agregando valor a ela, através de uma conduta exemplar, pautada na Verdade e na Justiça.
2 No início do século XX, os educadores começam a utilizar estudos e pesquisas realizadas no campo da psicologia para fundamentar a prática pedagógica. A filosofia deixa de ser o fundamento principal, dando lugar às ciências biomédicas. Isso contribui para a mudança no enfoque do movimento Escola Nova, que inicia na Europa e se estende para a América e ao Brasil. Disserte sobre as mudanças dessa prática do passado para essa nova prática pedagógica.
Resposta esperada
A educação no passado era voltada para os métodos de ensino, centrada na atuação do professor, passa a contemplar o aluno e o seu processo de aprendizagem. A educação deixa de olhar o professor como o centro de tudo e volta-se para o processo de ensino-aprendizagem, tendo esta última como a meta do processo. A didática do passado era centrada apenas no professor, pois ele era o detentor de saber. O aluno era cobrado no sentido de memorizar os conteúdos, pois o ato de aprender consistia em repetir o que havia sido ensinado. A metodologia aplicada pelo professor baseava-se em explanar ou ler os conteúdos em sala, o qual preparava um ditado ou solicitava cópia de uma leitura. A mudança de paradigmas leva a educação para novos horizontes e novas possibilidade. O professor deixa de filosofar apenas para adotar uma atitude mais prática, mas não menos crítica e reflexiva, partindo de análises mais detalhadas de todo o processo educacional, que vai desde o planejamento de ensino, passa pela execução deste e por avaliações periódicas de cada etapa, até a avaliação final.

Continue navegando