Buscar

História da Infância e Multiculturalism1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História da Infância e Multiculturalismo
O historiador francês Philippe Ariès publica, ainda na década de 1960, a obra “História social da infância e da família”, que é uma das referências no estudo da história da infância. Em um recorte que passa pelo período medieval até a época Moderna, Ariès (1978), procurou demonstrar na sua obra como a concepção de infância foi construída historicamente. Sobre a historicidade do conceito de infância para esse autor, analise as afirmativas e assinale a correta.
c. No período medieval, não havia uma noção social de infância, o que somente passou a ser construído na idade moderna. 
Texto da questão
Em virtude do novo modelo Neoliberal, as ações de políticas sociais foram perdendo seu espaço, houve um desmantelamento dos serviços sociais e outras entidades privadas ocuparam este lugar. Qual é o efeito disso para as políticas sociais? 
Assinale a alternativa correta.
e. A partir do novo modelo de Estado, as políticas sociais foram tratadas como mais um elemento de mercado e não mais como um direito. 
Apontamos que as premissas das políticas públicas no atendimento a crianças e adolescentes foram construídas historicamente. No início do século XX a preocupação do Estado era a delinquência, e em 1927 o código de menores é proposto como medida para redução deste fator. Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
d. Possui o intuito de proteger as crianças e adolescentes, além de garantir o direito à vida, à saúde e à educação. 
De acordo com Priore, a História da Infância no Brasil cumpre a função de desnaturalizar a visão de infância que carregamos, e desnudar a realidade. Essa abordagem historiográfica aponta para:
Assinale a afirmativa correta:
a. A noção de que existe uma considerável distância entre o mundo infantil descrito pelas organizações internacionais, pelas não governamentais e pelas autoridades, daquele no qual a criança encontra-se cotidianamente imersa. 
Foi a partir da abertura política da década de 1970/1980, que a sociedade civil passou a ter mais voz ativa em torno dos problemas sociais, inclusive acerca das políticas públicas que envolvem a criança e o adolescente. Posteriormente, avanços aconteceram em termos de políticas públicas. Analise se as sentenças abaixo são verdadeiras e falsas e assinale a alternativa correta.
I - A constituição Federal de 1988 foi um marco nas políticas públicas dos direitos da criança.
II - O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma das mais importantes legislações que tratam das particularidades desta categoria social no Brasil.
III - O Estatuto é fruto da luta de movimentos sociais que buscavam efetivar os direitos universais das crianças e dos adolescentes. 
IV - O Estatuto é fruto da reivindicação de políticos, ainda na ditadura militar, que defendiam os direitos das crianças e dos adolescentes. Assinale a alternativa correta.
c. Apenas I, II e III estão corretas 
Conforme Passeti, o trabalho infantil foi amplamanete utilizado no processo de industrialização brasileiro, o que gerou marcas que vemos até os dias atuais. Somente em 1920 é que surgem as primeiras políticas públicas com esse enfoque.  Com base nos estudos do autor, assinale a alternativa correta.
b. A partir de 1920, a iniciativa privada praticada prioritariamente por instituições religiosas cede lugar às ações governamentais como políticas sociais.
Conforme Del Priore, a visão de criança que temos hoje, como sujeito de direitos, com necessidade de uma formação institucionalizada por meio de escola, e sujeito digno de proteção, não é algo naturalmente dado, mas é produto de uma construção histórica. No Brasil temos algumas regulamentações acerca desses direitos. Considerando a questão da proteção à infância colocada pelo ECA, analise a as sentenças:
I - Toda criança e adolescente tem direito à vida e à saúde.
II - Toda criança e adolescente tem direito à convivência familiar e social.
III - Toda criança e adolescente tem direito à educação e lazer. 
IV - Toda criança e adolescente tem direito à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
A esse respeito, é correto apenas o que se afirma em:
c. Estão corretas as afirmativas I, II e III, apenas. 
O Código dos Menores, necessitava de uma revisão e, por isso, a sociedade civil se organizou para cobrar a revisão imediata deste documento de modo que estivesse alinhado com a Declaração dos Direitos Universais da Criança de 1959. É correto afirmar sobre esta declaração também, que a mesma promoveu uma discussão mundial em torno das necessidades da população infantil. Tendo em mente essas informações, assinale a alternativa correta.
d. A Declaração dos Direitos da Criança da ONU buscou garantir a universalização dos direitos a todas as crianças, bem como à educação primária gratuita e obrigatória. 
O Projeto “Alternativas de Atendimento a Meninos de Rua” e a “Pastoral do Menor”, organizada pela Arquidiocese de São Paulo em 1978, são exemplos de projetos sociais que auxiliaram os menores em situação de rua. No entanto, estes projetos de certa maneira expandiram uma ideia prejudicial às políticas sociais. Sobre isso, analise as as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Essas iniciativas foram bem sucedidas e ajudaram um número significativo de menores de rua.
II - Essas iniciativas de certa maneira fortaleceram o repasse de responsabilidade social do Estado.
III - Essas iniciativas e projetos acompanhavam os menores em situação de vulnerabilidade.
IV - Essas iniciativas organizadas por algumas igrejas tinham o objetivo de evangelizar as crianças de rua.
É correto apenas o que se afirma em:
a. Apenas I, II e III estão corretas 
De acordo com Kramer, compreender o mundo infantil diz respeito a conhecer a uma linguagem que lhe é própria, mas também reside em compreender a infância como categoria social, isto é, reconhecer os aspectos particulares que designam infância e também perceber as interações sociais destes indivíduos com relação à outras categorias sociais. De acordo com o autor, é possível afirmar sobre a história da infância que:
Assinale a alternativa correta. 
c. A ideia de infância é uma categoria social, nasce com base na percepção da classe média e no tratamento direcionado às crianças.

Continue navegando