Buscar

Anotações de Teoria e pesquisa de gestão estratégica oscilações de pêndulo. Estratégia baseada em recursos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto: Teoria e pesquisa de gestão estratégica: oscilações de pêndulo. Estratégia baseada em recursos
- A Gestão Estratégica é um campo de estudo acadêmico, baseada em teorias, com um grande volume de pesquisas empíricas. Além disso, seu desenvolvimento como campo de estudo foi resultado da adoção de métodos científicos. Com grandes contribuições teóricas na visão baseada em recursos (VBR),foi apresentada em 1980.
- Com grandes contribuições teóricas fundadas na visão baseada em recursos (VBR) da empresa, foi apresentada ao campo estratégico na década de 1980. Os pesquisadores da VBR compartilham: interesse nos aspectos internos da empresa e acreditam que o sucesso dela ocorre em razão dos recursos competitivos internos e únicos. Ainda, defendem que cada empresa poderá ter recursos diversos, de modo que contribuam como vantagem competitiva.
- Destaque para a análise dos custos de transação, a qual avalia a interface entre empresa e ambiente, a partir de uma visão baseada em contrato ou troca. A empresa como “ponto de conexão de contratos”.
- Obra importante para a base foi “Strategy and Structure” de Chandler, em que defendia que grandes empresas desenvolviam novas estruturas para acompanhar o crescimento e que mudanças estratégicas mudam a estrutura da Organização. Mudanças de estratégia são respostas a necessidades criadas por mudanças externas. Outros autores relevantes Ansoff e Erews.
- Porter utilizando da visão de análise estrutural, ele desenhou um modelo analítico que pode ser usado para entender a estrutura de um setor. O modelo das Cinco Forças de Porter, especifica os distintos pontos de uma estrutura setorial. Para o autor, a capacidade da Organização para obter vantagem competitiva é dependente da forma como ela se posiciona e se distingue em um setor. 
- Grupos estratégicos em um setor influenciam no seu desempenho, segundo Newman.
- Economia dos Custos de transação
- As Organizações possuem uma característica singular em função dos seus recursos heterogêneos: Base da VBR. Ligação entre recursos materiais e humanos com o desempenho.
- Barney: critérios para avaliar as implicações econômicas dos recursos: valor, raridade, impossibilidade de imitação e possibilidade de substituição.
- Liderança Estratégica. Segundo Hambrick e Mason, uma empresa é o reflexo dos seus principais gestores. Conceito “Discreção gerencial” de Hambrick e Finkelstein.

Continue navegando