Buscar

Tarefa 2 1

Prévia do material em texto

-Como funciona o trabalho do corpo de bombeiros no que se refere à prevenção de incêndios? (Dica: são duas as seções responsáveis: a de análise de projetos e a de vistoria.)
O corpo de bombeiros avalia a conformidade das normas técnicas nos projetos de prevenção contra incêndio. Em seguida são responsáveis pela verificação a implementação das ações previamente aprovados no projeto. Trata-se de atribuições complementares que visam garantir que o “desenho” do projeto esteja de acordo e que o que foi “desenhado” no projetoseja posto em prática
- O que você acha sobre o fato de a legislação referente à proteção contra incêndio ser estadualizada, em que cada estado possui suas leis e atribui a seu corpo de bombeiros militar a competência de elaborar normas com exigências e de cobrar que sejam cumpridas?
A regionalização de leis é, na maioria das vezes benéfica à sociedade, quem conhece os problemas enfrentados por aquela região, são os moradores ou profissionais daquela própria região. Por se tratar de um país de dimensões continentais, avarias e problemas de um estado, não condizem necessariamente com outro.
- Em sua, opinião, tem funcionado bem desta forma?
Desta maneira descentralizada de atribuir a cada Estado sua legislação, permite que o objetivo cerne que é a Proteção, Prevenção e Combate a Incêndio seja mais efetivo e rígido nas esferas estaduais.
- Se não fosse atribuição dos corpos de bombeiros e as exigências fossem apenas as federais, do Ministério do Trabalho, baseadas na NR 23 e as das normas da ABNT, você acha que as empresas investiram nos sistemas de proteção como investem hoje?
Acredito que não. Incluir o corpo de bombeiros militar nessa atribuição foi uma boa maneira de intensificar a fiscalização.
- Quem iria fiscalizar?
 No ponto de vista ninguém a não ser que criasse mais um ponto de corrupção.
- Haveria mais ou menos incêndios no Brasil?
 Com certeza haveria bem mais incêndios
- Os trabalhadores estariam mais seguros dos riscos oriundos a incêndios?
Aconteceria o contrário, estariam mais expostos ao perigo. A ausência de equipamentos e dispositivos para proteção contra incêndios por causa da fiscalização ineficaz tornaria a exposição destes trabalhadores muito maior ao perigo.
- Você concorda com as exigências dos corpos de bombeiros militares para edificações ou áreas de riscos? Acha que surtem resultados positivos? 
Sim, porem tem que ser mais rígidas, pois são cuidados que estão valendo a segurando de todo ambiente de trabalho. Precisa de uma fiscalização mais efetiva.

Continue navegando