Buscar

Tarefa 2 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Proteção Contra Incêndios e Explosões
Identificação da tarefa: Tarefa 2.2. Envio de arquivo
Pontuação: 5 pontos
Tarefa 2.1
Comente o que você acha sobre a importância do trabalho dos corpos de bombeiros militares na prevenção contra incêndio e pânico.
O trabalho do corpo de bombeiros é de extrema importância no que se refere à prevenção de incêndios. Há alguma entidade mais qualificada para isso? Anos de experiência, conhecimento técnico são a chave para difundir uma cultura prevencionista com relação à prevenção de incêndios.
Baseado no Regulamento de Segurança Contra Incêndios das Edificações e Áreas de Risco no Estado de São Paulo (Decreto N.º 63.911, de 10 de dezembro de 2018, disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2018/decreto-63911-10.12.2018.html), no conteúdo da disciplina e nas aulas, dê sua opinião respondendo as seguintes perguntas norteadoras:
- Como funciona o trabalho do corpo de bombeiros no que se refere à prevenção de incêndios? (Dica: são duas as seções responsáveis: a de análise de projetos e a de vistoria.)
O corpo de bombeiros avalia a conformidade das normas técnicas  nos projetos de prevenção contra incêndio. Em seguida  são responsáveis pela verificação a implementação das ações  previamente aprovados no projeto. Trata-se de atribuições complementares que visam garantir que o “desenho” do projeto esteja de acordo e que o que foi “desenhado” no projeto seja posto em prática. 
- O que você acha sobre o fato de a legislação referente à proteção contra incêndio ser estadualizada, em que cada estado possui suas leis e atribui a seu corpo de bombeiros militar a competência de elaborar normas com exigências e de cobrar que sejam cumpridas?
Na minha opinião essa fragmentação da legislação (em que cada estado determina suas diretrizes) enfraquece o processo de proteção contra incêndio. Ao meu entender deveria haver uma norma básica federal que fornecesse um alicerce robusto para o processo de prevenção contra incêndio. Algumas itens até poderiam ficar à cargo dos estados, mas defendo que a base deveria ser federal. Além disso, quando cada estado define sua legislação e atribuições do corpo de bombeiros há grande brecha para ocorrência de conflitos de interesse entre políticos e empresários, por exemplo. Cito isso apenas para exemplificar a grande gama de motivações que podem influenciar decisões à respeito de elaboração de legislações.
- Em sua, opinião, tem funcionado bem desta forma?
Na minha opinião está cumprindo a sua função que é mudança de cultura que as questões relacionadas com a prevenção de incêndio. Hoje as pessoas se preocupam em atender os requisitos do corpo de bombeiros coisa que no passado era deixada de lado. Claro, essa mudança de cultura é uma ação reativa após o episódio da boate Kiss. Ninguém, setor privado e público, quer ser responsabilizado por uma nova tragédia. Então foram tomadas ações para evitar esse tipo de fatalidade. Agora também entendo que há melhorias a serem feitas como pro exemplo equipar (com estrutura e recursos humanos) o corpo de bombeiros para atender as altas demandas dessa atividade.
- Se não fosse atribuição dos corpos de bombeiros e as exigências fossem apenas as federais, do Ministério do Trabalho, baseadas na NR 23 e as das normas da ABNT, você acha que as empresas investiram nos sistemas de proteção como investem hoje?
Acredito que não. Incluir o corpo de bombeiros nessa atribuição foi uma boa manobra para intensificar a fiscalização dos itens de prevenção de incêndio. Infelizmente, no Brasil, a maioria das iniciativas só ocorrem se há uma obrigação legal e que ela seja passível de fiscalização.  
- Quem iria fiscalizar?
Fiscais do trabalho
- Haveria mais ou menos incêndios no Brasil?
Acredito que haveria mais
- Os trabalhadores estariam mais seguros dos riscos oriundos a incêndios?
Não.
- Você concorda com as exigências dos corpos de bombeiros militares para edificações ou áreas de riscos? Acha que surtem resultados positivos?
Sim. Houve um aporte técnico nas definições dessas normas. Além disso sempre há o objetivo de deixar a segurança do local muito mais documentada (através de projetos, laudos, ART’s, procedência de equipamentos etc)

Continue navegando