Buscar

Vícios ou defeitos do negocio jurídico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vícios ou defeitos do negocio jurídico
Os vícios podem anular o negocio jurídico. São vícios comprometedores da validade dos N.J.
→erro ou ignorância: vai acontecer quando o n.j. é realizado com informações inadequadas, que as partes ignoram.
Consequência: Art.138° CC São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio.
Ex: uma pessoa compra um terreno com a imobiliária que informa que o terreno tem 30x30, o comprador depois que comprou mede de novo e ver que tem 25x25. O corretor não agiu de má- fé, ele foi informado pelo dono do terreno que a medida era 30x30.
O comprador pode anular o negocio jurídico ou adequar o valor do terreno ao tamanho dele.
→dolo: acontece quando a pessoa sabe que está errado e mesmo assim age de má-fé, fazendo algo com intenção de prejudicar o outro.
EX: o corretor sabia que a medida do terreno era menor do que ele informou ao comprador, ele agiu de má-fé. Induziu a outra parte a realizar o n.j. com uma falsa realidade.
→coação: é veiculada ao principio de livre manifestação de vontade, se a vontade não for livre o negocio jurídico pode ser anulado. Se a vontade não é livre está acontecendo a coação, alguém está forçando uma pessoa a realizar o negocio jurídico.
É um ato de ameaça, de intimidação pela qual se obriga alguém a praticar determinado negocio jurídico. Pode se manifestar pela violência ou pelo simples constrangimento psicológico, faz com que o negocio jurídico possa ser anulado.
→estado de perigo: ocorre quando alguém pratica o negocio jurídico forçado pela necessidade de salvar-se ou de salvar alguém de sua família de um grave dano, assumindo-se a obrigação excessivamente onerosa, imposta pela outra parte, que atua com dolo de aproveitamento.
EX: o hospital cobra um valor alto para se aproveitar da situação da família que está fragilizada, para tirar dinheiro dessa família, assumido obrigação excessivamente onerosa.
→lesão: ocorre quando alguém realiza o negocio jurídico, mas uma parte assumi obrigações onerosas do que a outra parte.
Ocorre quando uma pessoa sob premente necessidade ou por inexperiência assume obrigação totalmente desproporcional ao valor da prestação oposta.
Lesão é muito parecido com estado de perigo, tem que está atento aos elementos do perigo de vida.
→fraude contra credores: ocorre quando alguém em estado de insolvência ou com o proposito de ficar insolvente, transfere bens de sua propriedade, que serviriam de garantia ao pagamento de suas dividas.
Insolvente: não tem condição de pagar.
Solvente: tem condição de pagar.
→simulação: ocorre quando duas pessoas realizam negocio jurídico para burlar a lei e isso provoca a nulalidade absoluta do negocio jurídico.
EX: lavagem de dinheiro.

Outros materiais