Buscar

Prova Online - 2 Africa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100736 - HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A partir dos séculos XV e XVI, a dinâmica das populações nativas africanas, sobretudo daquelas situadas no litoral leste, sul e oeste do continente da África subsaariana, seria drasticamente alterada pela presença dos invasores portugueses. Em seu processo de expansão marítima, os portugueses fundaram várias colônias no litoral africano e passaram a explorar várias riquezas daquele continente, sobretudo, a mais importante delas: sua própria gente. A respeito das diferenças entre o tipo de escravidão existente entre alguns povos africanos e aquela introduzida pelos portugueses, é correto afirmar:
I.A escravização praticada pelos reinos africanos se limitava ao território africano e era realizada entre tribos rivais.
II.Havia um único tipo de escravidão na África, anterior à presença portuguesa: a captura de homens que eram trocados por produtos ou por outros homens.
III.Anteriormente à ocupação portuguesa, a escravidão era um negócio lucrativo para traficantes nativos africanos, foram os portugueses, imbuídos de ideais cristãos, que destituíram a relação entre escravidão e lucro antes existente.
IV.Não se pode designar o que existia na África anterior à presença dos portugueses como escravidão.
V.Na prática escravista realizada pelos nativos da África, a relação entre o senhor e o escravizado era direta, sem intermediários, e os escravizados constituíam, sobretudo, pecúlio de guerra ou um tipo de escravidão doméstica, de linhagem.
 a )Somente as alternativas I e V estão corretas.
b )Somente as alternativas II e IV estão corretas.
c )Somente as alternativas IV e V estão corretas.
d )Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
e )Somente as alternativas II e III estão corretas.
QUESTÃO 2
Acerca da Segunda Revolução Industrial, é correto afirmar:
I) Teve início na Inglaterra, por volta de 1750-1770 e caracterizou-se, sobretudo, pelo advento da maquinofatura movida pela energia à vapor e pela expansão da indústria têxtil.
II) Desenvolveu-se a partir de 1830 e acentuou-se a partir de 1870. Caracterizou-se pela expansão da Revolução Industrial para além da Inglaterra, atingindo outros países europeus - como França, Bélgica, Norte da Itália e Alemanha - além dos Estados Unidos e do Japão.
III) Foi um fenômeno restrito a algumas potências europeias, como Inglaterra, França e Itália.
IV) Foi marcada pela expansão da industrialização para além da Inglaterra, expansão de capitais, produção em massa de bens industriais, modernização dos meios de transporte e comunicação e disputa por mercados consumidores, regiões fornecedoras de matéria-prima e mão-de-obra em territórios da África e Ásia.
V) Teve como um de seus principais desdobramentos o Imperialismo ou Neocolonialismo do século XIX.
 a )São corretas as alternativas II, IV e V.
b )São corretas as alternativas I, II e III.
c )São corretas as alternativas III e V.
d )São corretas as alternativas II e III.
e )São corretas as alternativas I e V.
QUESTÃO 3
Foi provavelmente na cidade de Ifé que se desenvolveram os elementos da religião e da cosmogonia ioruba, os quais atravessaram os séculos e se encontram presentes até dos dias atuais nas religiões de matriz africana na cultura brasileira. Entre esses elementos, encontra-se o culto aos orixás.
No que se refere à explicação ioruba sobre a função dos orixás na criação do mundo, é correto afirmar:
a ) Oxalá, o deus supremo, deu a Olorum, seu filho, a incumbência de criar os primeiros seres humanos da Terra.
b )Oduduá criou os primeiros seres humanos utilizando-se do barro e a Oxalá coube a criação do mundo, feito a partir de um pouco de terra, uma galinha e um dendezeiro.
c )A Terra foi criada por Olorum, deus supremo, e os primeiros homens por sua filha, Oduduá.
d ) A deusa Oduduá incumbiu ao seu irmão, Oxalá, a criação dos homens, mas ele embebedado por Exu, adormeceu e declinou da missão.
 
e ) A incumbência de criar o Universo, inicialmente dada a Oxalá, foi assumida por Oduduá, sua irmã. A Oxalá coube a criação dos primeiros seres humanos, os quais foram modelados a partir do barro.
QUESTÃO 4
Sobre o início do Imperialismo ou Neocolonialismo europeu sobre a África, é correto afirmar:
a )Teve início já a partir do século XVIII, quando já se manifestava decadente o poderio marítimo dos países ibéricos - Portugal e Espanha.
b )Durante a chamada corrida imperialista das nações europeias sobre a África, a região da chamada África Mediterrânea não foi afetada.
c )Enquanto nos séculos XV e XVI a região da África mais prejudicada pelas conquistas coloniais portuguesas foi a África Subsaariana, no Imperialismo ou Neocolonialismo do século XIX a região mais visada foi a África Mediterrânea.
 
d )O Imperialismo ou Neocolonialismo teve início a partir da década de 1830, com a conquista francesa da Argélia, na África Mediterrânea.
e )Diferentemente do Colonialismo dos séculos XV e XVI, no qual Portugal dominou todo o território africano, o Imperialismo do século XIX se manifestou somente nas regiões litorâneas do continente.
QUESTÃO 5
Anteriormente à presença de povos estrangeiros na África Mediterrânea, os estudiosos localizam ao menos três povos autóctones: os númidas, os getulos e os mouros. Acerca dos númidas, é correto afirmar:
I) Sob o reinado de Massinissa os númidas formaram um único reinado por volta do século IV a.C.
II) Os númidas falavam o berbere e se situavam na antiga região da Numídia, onde atualmente estão os países da Argélia e parte do Marrocos e da Tunísia.
III) Inexistem relatos sobre esses povos entre os cronistas antigos.
IV) A Numídia se caracterizou pela existência de pequenos reinos independentes, e não parece ter formado um império único.
V) Isolados geograficamente, os númidas não estabeleceram relações comerciais com outros povos.
a )São corretas as alternativas II e IV.
b )São corretas as alternativas I e V.
 
c )São corretas as alternativas I e III.
d )Somente as alternativas I e II estão corretas.
e )São corretas as alternativas I e IV.
QUESTÃO 6
Acerca de uma síntese do "racismo à brasileira", problematizada pela pesquisadora L. M. Schwaraz (2012) e que assim se expressa: "somos racistas, mas nosso racismo é melhor porque é mais brando que os outros", pode-se afirmar:
a )Nosso racismo, por ser mais brando, é praticamente inexistente, logo, a sociedade brasileira não pode ser considerada, propriamente, racista.
 
b )Nosso racismo existe, mas a disseminação da tese da "Democracia Racial" tendeu a suavizar seu impacto, mas ele existe e se manifesta, embora difícil, muitas vezes, de ser flagrado. Se manifesta por exemplo, na "coloração branca" de certos cargos e profissões tidas como de elite, e no público que frequenta certos locais como clientes, tais como restaurantes de luxo; e na "coloração negra" de certas profissões, como a de trabalhadores braçais (carregadores, empregados domésticos, entre outros).
c )Nosso racismo é brando mais tem se intensificado nos últimos vinte anos, em virtude do não posicionamento do movimento negro frente à marginalização social e econômica crescente que o elemento negro vem sofrendo na nossa sociedade.
d )Esse tipo de posicionamento revela a validade da tese de Democracia Racial: nosso racismo é verdadeiramente mais brando, pois somos uma sociedade miscigenada e harmoniosa.
e ) Nosso racismo é melhor do que o dos outros porque no Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, por exemplo, os negros não são alvo de preconceito ou discriminação.
QUESTÃO 7
Os fenícios, provenientes da região correspondente ao atual Líbano, povos que se destacaram na Antiguidade pelo intenso comércio marítimo com outros povos, estenderam seu processo de fundação de colônias ao redor do Mar Mediterrâneo, atingindo o Norte da África; uma dessas colônias foi Cartago. Fundada entre os séculos IX e VIII a.C, a cidade acabou se desenvolvendo como um império autônomo e próspero. Acerca desse império, é correto afirmar:
I. O poderiode Cartago cresceu a partir do século VI a.C. Recrutando mercenários entre povos autóctones do Norte da África - os quais depois se tornaram aliados - o império cartaginês também cobrava tributos dos povos por eles controlados, entre esses povos, estavam os mouros e os númidas.
II. O império cartaginês foi invadido e conquistado pelos persas, ainda no século V a.C.
III. Grandes negociantes, os cartagineses eram descritos por cronistas gregos e romanos como sendo cruéis para com as populações por eles controladas. Porém, como os romanos foram inimigos dos cartagineses, esse tipo de relato precisa sempre ser submetido à crítica histórica.
IV. A expansão do império romano chocou-se com os interesses de Cartago nas regiões ao redor do Mar Mediterrâneo e esses impérios entraram em guerra que se alastrou entre os séculos III e II a.C. Essas guerras ficaram conhecidas como Médicas e foram vencidas pelos cartagineses.
V. A presença dos cartagineses foi responsável pela decadência das populações da Berbéria Ocidental.
a )São corretas as alternativas I e III.
b )São corretas as alternativas II e IV.
c )São corretas as alternativas I, III e IV.
 
d )São corretas as alternativas II, III e V.
e )É correta apenas a alternativa I.
QUESTÃO 8
Leia com atenção o texto a seguir, acerca de uma lenda ioruba sobre a origem da cidade de Ifé:
"Oduduá, filho e príncipe herdeiro de um dos reis de Meca, Lamurudu (ou Nimrod?), apostatará do islamismo e tentara impor o culto dos ídolos como religião do Estado. A inconformidade dos muçulmanos rebentou numa guerra civil, durante a qual Lamurudu foi morto e seus filhos e aderentes expulsos da cidade. Oduduá, perseguido pelos inimigos, veio dar com dois de seus ídolos e sua gente, em Ilê Ifé, nas florestas do Iorubo, onde fundou um reino." (SILVA, 2006, p. 479)
Sobre a relação entre a lenda e os eventos históricos ocorridos na região de Ifé, por volta dos séculos VII e VIII da nossa era, é correto afirmar:
a )Oduduá foi um líder tribal iorubo que fugiu de Ifé e foi para Meca, onde se converteu ao islamismo.
b )Oduduá era oriundo da Península Arábica, de origem pobre e seguidor da fé islâmica.
c )Segundo a lenda, o primeiro chefe de Ifé, Oduduá, era seguidor do Islamismo e dos princípios de Maomé.
d )O primeiro chefe de Ifé foi Oduduá, que renegou a fé islâmica e, por isso, foi perseguido e fugiu com alguns de seus aliados para a região das florestas de Iorubo.
 
e )A fundação da cidade de Ifé fez parte do processo de expansão árabe-islâmica na África.
QUESTÃO 9
Acerca do comércio de escravizados africanos pelos portugueses, é correto afirmar:
a )Teve início somente no século XVII vindo a declinar um século depois.
 
b )Embora tenha iniciado já no século XV, intensificou-se nos dois séculos seguintes sendo os portugueses os principais traficantes de escravizados africanos para as Américas.
c )Limitou-se a vender escravizados africanos somente para a América Portuguesa, Brasil.
d )Limitou-se à captura de indivíduos da África Mediterrânea.
e )Não teve maiores impactos na população e na economia africanas.
QUESTÃO 10
A transação econômica envolvendo o tráfico de seres humanos da África com vistas à escravidão visando o lucro por parte de negociantes portugueses é conceituada por historiadores como Alencastro como "Tráfico Atlântico". Sobre esse tipo de transação, é correto afirmar:
I) Foi uma atividade que teve início no século XVI e declinou a partir do século XVII, sendo extinta já no século seguinte.
II) O destino dos escravizados africanos traficados pelos negociantes portugueses e, mais tarde, também brasileiros, ingleses e estadunidenses, era exclusivamente a América Portuguesa (Brasil).
III) Esse tipo de comércio ficou assim conhecido pela prática de negociantes que traficavam pessoas obtidas como escravas, na África, para serem vendidas a proprietários de terras na América (especialmente senhores de engenho de açúcar, no Brasil). Esse tráfico era realizado via Oceano Atlântico, daí o nome.
IV) A designação tráfico atlântico se deve ao fato de que só africanos que habitavam o norte da África foram vítimas de processos de captura e escravização por parte de negociantes portugueses.
V) Tráfico atlântico era a forma de negociação de escravizados existente entre os povos africanos antes da chegada dos portugueses ao continente.
a )Somente a alternativa III está correta.
b )Somente as alternativas I e V estão corretas.
c )Somente as alternativas II e IV estão corretas.
d )Somente a alternativa II está correta.
e )Somente a alternativa IV está correta.
Parte inferior do formulário
 
Prova Online
 
Disciplina: 100736 
-
 
HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO
-
BRASILEIRA
 
QUESTÃO 1
 
A partir dos séculos XV e XVI, a dinâmica das populações nativas africanas, sobretudo daquelas situadas no litoral 
leste, sul e oeste do continente da África subsaariana, seria drasticamente alterada pela presença dos invasores 
portugueses. Em seu processo
 
de expansão marítima, os portugueses fundaram várias colônias no litoral africano e 
passaram a explorar várias riquezas daquele continente, sobretudo, a mais importante delas: sua própria gente. A 
respeito das diferenças entre o tipo de escravidão existen
te entre alguns povos africanos e aquela introduzida 
pelos portugueses, é correto afirmar:
 
I.A escravização praticada pelos reinos africanos se limitava ao território africano e era realizada entre tribos rivais.
 
II.Havia um único tipo de escravidão na Áfr
ica, anterior à presença portuguesa: a captura de homens que eram 
trocados por produtos ou por outros homens.
 
III.Anteriormente à ocupação portuguesa, a escravidão era um negócio lucrativo para traficantes nativos africanos, 
foram os portugueses, imbuídos 
de ideais cristãos, que destituíram a relação entre escravidão e lucro antes 
existente.
 
IV.Não se pode designar o que existia na África anterior à presença dos portugueses como escravidão.
 
V.Na prática escravista realizada pelos nativos da África, a relaçã
o entre o senhor e o escravizado era direta, sem 
intermediários, e os escravizados constituíam, sobretudo, pecúlio de guerra ou um tipo de escravidão doméstica, 
de linhagem.
 
 
a )
Somente as alternativas I e V estão corretas.
 
 
b )
Somente as alternat
ivas II e IV estão corretas.
 
 
c )
Somente as alternativas IV e V estão corretas.
 
 
d )
Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
 
 
e )
Somente as alternativas II e III estão corretas.
 
 
QUESTÃO 2
 
Acerca da Segunda Revolução Industrial, é correto afirmar:
 
I) Teve início na Inglaterra, por volta de 1750
-
1770 e caracterizou
-
se, sobretudo, pelo advento da
 
maquinofatura 
movida pela energia à vapor e pela expansão
 
da indústria têxtil.
 
II) Desenvolveu
-
se a partir de 1830 e acentuou
-
se a partir de 1870. Caracterizou
-
se pela expansão da Revolução 
Industrial para além da Inglaterra, atingindo outros países europeus 
-
 
como França, Bélgica, Norte da Itália e 
Alemanha 
-
 
a
lém dos Estados Unidos e do Japão.
 
III) Foi um fenômeno restrito a algumas potências europeias, como Inglaterra, França e Itália.
 
IV) Foi marcada pela expansão da industrialização para além da Inglaterra, expansão de capitais, produção em 
massa de bens ind
ustriais, modernização dos meios de transporte e comunicação e disputa por mercados 
consumidores, regiões fornecedoras de matéria
-
prima e mão
-
de
-
obra em territórios da África e Ásia.
 
V) Teve como um de seus principais desdobramentos o Imperialismo ou Neoco
lonialismo do século XIX.
 
 
a )
São corretas as alternativas II, IV e V.
 
 
b )
São corretas as alternativas I, II e III.
 
 
c )
São corretas as alternativas III e V.
 
 
d )
São corretas as alternativas II e III.
 
 
e )
São corretas as alternativas I e
 
V.
 
 
QUESTÃO 3
 
Foi provavelmente na cidade de Ifé que se desenvolveram os elementos da religião e da cosmogonia ioruba, os 
quais atravessaramos séculos e se encontram presentes até dos dias atuais nas religiões de matriz africana na 
cultura brasileira. Entre esses eleme
ntos, encontra
-
se o culto aos orixás.
 
 Prova Online 
Disciplina: 100736 - HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA 
QUESTÃO 1 
A partir dos séculos XV e XVI, a dinâmica das populações nativas africanas, sobretudo daquelas situadas no litoral 
leste, sul e oeste do continente da África subsaariana, seria drasticamente alterada pela presença dos invasores 
portugueses. Em seu processo de expansão marítima, os portugueses fundaram várias colônias no litoral africano e 
passaram a explorar várias riquezas daquele continente, sobretudo, a mais importante delas: sua própria gente. A 
respeito das diferenças entre o tipo de escravidão existente entre alguns povos africanos e aquela introduzida 
pelos portugueses, é correto afirmar: 
I.A escravização praticada pelos reinos africanos se limitava ao território africano e era realizada entre tribos rivais. 
II.Havia um único tipo de escravidão na África, anterior à presença portuguesa: a captura de homens que eram 
trocados por produtos ou por outros homens. 
III.Anteriormente à ocupação portuguesa, a escravidão era um negócio lucrativo para traficantes nativos africanos, 
foram os portugueses, imbuídos de ideais cristãos, que destituíram a relação entre escravidão e lucro antes 
existente. 
IV.Não se pode designar o que existia na África anterior à presença dos portugueses como escravidão. 
V.Na prática escravista realizada pelos nativos da África, a relação entre o senhor e o escravizado era direta, sem 
intermediários, e os escravizados constituíam, sobretudo, pecúlio de guerra ou um tipo de escravidão doméstica, 
de linhagem. 
 a )Somente as alternativas I e V estão corretas. 
 
b )Somente as alternativas II e IV estão corretas. 
 
c )Somente as alternativas IV e V estão corretas. 
 
d )Somente as alternativas I, III e V estão corretas. 
 
e )Somente as alternativas II e III estão corretas. 
 
QUESTÃO 2 
Acerca da Segunda Revolução Industrial, é correto afirmar: 
I) Teve início na Inglaterra, por volta de 1750-1770 e caracterizou-se, sobretudo, pelo advento da maquinofatura 
movida pela energia à vapor e pela expansão da indústria têxtil. 
II) Desenvolveu-se a partir de 1830 e acentuou-se a partir de 1870. Caracterizou-se pela expansão da Revolução 
Industrial para além da Inglaterra, atingindo outros países europeus - como França, Bélgica, Norte da Itália e 
Alemanha - além dos Estados Unidos e do Japão. 
III) Foi um fenômeno restrito a algumas potências europeias, como Inglaterra, França e Itália. 
IV) Foi marcada pela expansão da industrialização para além da Inglaterra, expansão de capitais, produção em 
massa de bens industriais, modernização dos meios de transporte e comunicação e disputa por mercados 
consumidores, regiões fornecedoras de matéria-prima e mão-de-obra em territórios da África e Ásia. 
V) Teve como um de seus principais desdobramentos o Imperialismo ou Neocolonialismo do século XIX. 
 a )São corretas as alternativas II, IV e V. 
 
b )São corretas as alternativas I, II e III. 
 
c )São corretas as alternativas III e V. 
 
d )São corretas as alternativas II e III. 
 
e )São corretas as alternativas I e V. 
 
QUESTÃO 3 
Foi provavelmente na cidade de Ifé que se desenvolveram os elementos da religião e da cosmogonia ioruba, os 
quais atravessaram os séculos e se encontram presentes até dos dias atuais nas religiões de matriz africana na 
cultura brasileira. Entre esses elementos, encontra-se o culto aos orixás.

Mais conteúdos dessa disciplina