Buscar

Computador e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
SEMESTRE 2018.2
 
Aluna: Izabel Alves de Oliveira
Curso: Licenciatura em Computação
Disciplina: Computador e sociedade 
Polo: Limoeiro 
Professor: 
Resumo
A revolução da web
A web surgiu (em 1992) para revolucionar a internet. A ideia principal era fazer com que o ambiente virtual torna-se cada vez mais ativo e que as pessoas pudessem contribuir com a organização do conteúdo e a construção e ordenação do site. Então a Internet deixou de ser um lugar em que a informação já vinha construída de um lugar preciso, para ser um caminho de propagação livre de conteúdos.
Antes da web a vida era bem diferente para nós brasileiros. Na comunicação, por exemplo, só existia telefone fixo e nem todos tinham condições financeiras de ter telefone em casa, então era preciso utilizar os telefones públicos (orelhões) onde era necessário comprar fichas e ás vezes ficar na fila esperando para usar o aparelho. Também se comunicavam por cartas, telegramas e por fax que não era acessível a todos. Na área de entretenimento existiam apenas cinemas, teatros, rádios, televisão, aparelho VHS. No ensino as aulas eram presenciais ou por correspondência, as pesquisas escolares eram feitas nas bibliotecas ou em outros locais físicos. Na vida social o círculo de amigos era bem menor, pois não tinha como conhecer pessoas de outros lugares sem sair de casa. Também tiveram mudanças em outros campos como a saúde, os negócios etc.
Com o surgimento da web apareceram aparelhos que mudaram o modo de vida das pessoas. Para se comunicar começaram a comercializar o celular, que servia apenas para fazer e receber ligações e enviar e receber mensagens. Também surgiram as redes sociais que fez com que as pessoas pudessem se comunicar com familiares e amigos e, além disso, conhecer outras pessoas. Depois surgiram os celulares com internet (os smartphones) que possuem aplicativos para comunicação como watsapp, messenger, skiper, telegram etc. 
Para o entretenimento apareceram sites de músicas, filmes, vídeos, blogs entre outros. Oito em cada dez crianças e jovens (segundo pesquisa realizada em 2017 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) dizem que enviam mensagens instantâneas quando conectados à Internet, 77% afirmam assistir a vídeos online, 75% ouvem músicas e 73% navegam em redes sociais. 
Na educação surgiram cursos onlines, as pesquisas ficaram mais fáceis e acessíveis. A interação entre professor e aluno mudou, não é mais apenas em sala de aula, eles podem utilizar outros meios de passar e receber conhecimento, como aplicativos de celulares, chats, emails, redes sociais e plataformas onlines de ensino.
 A vida social mudou completamente, não é mais preciso sair de casa para conhecer outras pessoas. As redes sociais fez com que milhões de pessoas se conhecessem sem jamais se ver pessoalmente. As pessoas fizeram mais amigos no mundo virtual, mas também se isolaram mais do mundo real. Até os relacionamentos amorosos mudaram. De acordo com a revista Época (19/07/2013) pesquisadores da Universidade da Cidade de Hong Kong, na China, e da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, ouviram relatos sobre a rotina de 67 casais que vivem na mesma cidade e que moram longe. Os casais relataram sobre a frequência de convívio e o que compartilhavam com o conjugue. Ao comparar os dois tipos de relações, Cristal Jiang e Jeffrey Hancock descobriram que a qualidade do relacionamento não tem a ver com a quantidade de comunicação envolvida. Mesmo que, os que vivem próximos passem mais tempo juntos, os que vivem separados demonstram ter mais intimidade. Isso nos mostra que relacionamentos à distância estão cada vez mais comuns.
No campo da saúde também houve grandes mudanças, desde o acesso à informação com aplicativos de celular como o Hórus cidadão (Disponibiliza, medicamentos e histórico de medicamentos para o paciente), o OncoSUS (Aplicativo da acesso às informações relacionadas à atenção oncológica), o e-SUS AD (Aplicativo para uso exclusivo nos Serviços de Atenção Domiciliar do SUS) entre outros até o atendimento nos postos e hospitais que passaram a ser informatizados, e passou a ser exigido um documento com validade nacional para os atendimentos em qualquer serviço público de saúde, o cartão SUS(em 2001). Do mesmo modo na rede privada as marcações de consultas e exames passaram a ser feitas também pela internet. E os médicos e outros profissionais de saúde também começaram a utilizar o ambiente virtual para apresentar o seu currículo e passar os seus conhecimentos.
Na área dos negócios a web trouxe muitas mudanças, desde a forma de vender a maneira que as empresas se comunicam com seus clientes, fornecedores e parceiros, e também com que os consumidores se comunicam entre si. Foi com o surgimento da web que puderam criar lojas virtuais. Conforme publicado pela Agência Brasil em 21/06/2017 comprar pela internet se tornou um hábito do brasileiro, é o que revela um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país. De acordo com o levantamento, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa.
Como podemos ver a web revolucionou a vida de todos, em todas as áreas. Estes são apenas alguns exemplos do que mudou no cotidiano das pessoas, mas existem muitos outros. Ela trouxe muitos benefícios, mas alguns malefícios também como a falta de privacidade no ambiente virtual, o distanciamento das pessoas e os problemas de saúde ( dores na coluna por ficar muito tempo sentado ou problema de vista por causa da claridade de computadores, celulares e tablets). É necessário que a internet seja utilizada de forma consciente e benéfica, visto que um uso excessivo pode trazer alguns problemas ao usuário.

Continue navegando