Buscar

O papel do professor e como pretende assumir e cumprir com seu papel enquanto educador

Prévia do material em texto

O papel do professor e como pretende assumir e cumprir com seu papel enquanto educador.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, por meio dele deve-se educar os alunos de forma que o conteúdo curricular seja interessante, desafiador e entendido pelos alunos. Onde o professor compreenda o aluno de forma integral, um ser ativo, pensante e modificador da sociedade, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no aspecto intelectual, físico, emocional, social e cultural, assim bem como, agindo de modo a potencializar suas competências e habilidades, e principalmente, promover o protagonismo do aluno como autor e proponente do seu processo ensino-aprendizagem. 
Enquanto educador torna-se imprescindível acolher as diferenças, reconhecendo que cada aluno é único, aprende de uma forma diferente e vive em um contexto próprio. Nessa perspectiva o professor deve estabelecer uma relação mais igualitária e dialógica com seus alunos, reconhecendo seus saberes e legitimando a sua capacidade de contribuição para o seu próprio processo de desenvolvimento. Também é necessário que o professor busque a formação continuada reconhecendo que sua posição não é de portador do conhecimento, mas sim, de ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento, provocando o aluno a aprender a partir de seus próprios questionamentos.
Cabe ainda ao professor colaborar com a equipe gestora no sentido de apontar necessidades de infraestrutura, propor projetos e ações inovadoras, como também se envolver com atividades que extrapolem a sala de aula e assim, trazendo a comunidade para o ambiente escolar, compreendendo quem são as famílias de seus estudantes estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. 
Por fim, o professor deve estar preparado para assumir e cumprir o seu trabalho com muita responsabilidade, igualdade, comprometimento, empatia e prática reflexiva, pois, a arte de ensinar é tão linda e importante como a responsabilidade e a seriedade que a mesma deve ser exercida, visto que a educação tem o poder para mudar e salvar vidas, assim bem como, praticada de forma errônea pode destruir vidas e sonhos.

Continue navegando