Buscar

PROVA FEITA REITEGRAÇÃO CROMÁTICA GIULIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: APL098 TE - Tópicos em Conservação Restauração: Reintegração Cromática - módulo teórico
Avaliação: PROVA FINAL / AUTOAVALIAÇÃO 
Valor: 30 PONTOS/ 10 PONTOS
Data para postagem: 26/08/2021 – 02/09/2021
Questões:
1 – Diferencie os conceitos de reintegração cromática e repintura. Apresente um exemplo de cada por meio de imagens e texto (as referências utilizadas devem ser citadas). 
Reintegração Cromática: É uma operação estética feita em uma obra com a finalidade de melhorar sua leitura e completar a unidade de sua imagem, uma vez que essa esteja alterada ou danificada, o respeito pelo original deve ser absoluto, e a reintegração deve se limitar somente ás áreas que existem lacunas na obra e deve ser feito com materiais que permitam sua retratabilidade no futuro, que não cause danos à pintura e que o material seja diferente do material usado originalmente pelo artista. A Imagem a seguir é um exemplo de uma técnica de reintegração cromática.
Repintura: É uma operação pictórica que sobrepõe a uma outra, de autores diferentes, sendo ambas formais e esteticamente diferentes uma da outra. Normalmente separadas por uma camada preparatória.
,
Fig. 1 O Calvário do Mosteiro de Jesus de Setúbal, atribuído à Oficina de Jorge Afonso, c. 1525-30, e b) o «repinte correctivo» que sofreu no fim do século XVI, por imposição tridentina do modelo da «Stabat Mater». c) Após o levantamento do repinte.
Referência: BARBOSA, Ferreira Rodrigues Virgínia. A Reintegração cromática e as mudanças de na Conservação e Restauração de Bens Culturais. UFMG, 2020.
SERRÃO, Vitor. «Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico». Conservar Património,Lisboa,v.3-4,p. 53-71, 2006. Disponível em: https://arp.org.pt/revista_antiga/pdf/3-4_5.pdf
2 – Caracterize as seguintes técnicas de reintegração cromática:
a) Mimética)
A técnica de reintegração mimética ou ilusionista se compreende na integração da forma, cor e textura das lacunas de forma invisível para o observador. Com isso, busca igualar as cores e técnicas de pincelada às originais, sendo visível somente com o auxílio de lupas ou instrumentos científicos. O método tem uma vasta utilização, devido sua adaptação aos diversos tipos de pintura. A reintegração mimética é a técnica mais antiga, um desenvolvimento das repinturas feitas pelos pintores-restauradores. Com o avanço da restauração, novos critérios foram se firmando, a forma de seguir as técnicas e cores utilizadas pelo artista permaneceu, mas discussões estabeleceram a importância de se respeitar os limites da lacuna, o uso de materiais diferentes do original e retratabilidade.
b) Pontilhismo) 
A técnica é um conjunto de pontos justapostos de cores puras ou misturadas na paleta, que dependendo do tamanho dos pontos pode originar uma reintegração diferenciada ou ilusionista (BAILÃO, 2011, p. 51). O efeito experimentado pelos impressionistas no século XIX, a técnica do pontilhismo sugere a mistura de pequenos pontos de cores puras, que se mesclassem pelo olho sem perder intensidade e luminosidade. Neste último caso, os pontos realizados são tão pequenos que o olho humano não consegue ser visíveis a não ser com a ajuda de um instrumento óptico de aumento. Sobre um fundo claro, mas onde já foi aplicada uma fina camada de tinta mais fria e clara que o original, colocam-se pontos de cor, de diferentes valores cromáticos, que vão recriar as formas.
c) Tratteggio)
A técnica consiste em uma representação de linhas verticais que, vistas de longe formam a cor que integra as lacunas com o original, dessa forma reconstrói a imagem e torna mais legível sendo ao mesmo tempo aparente e reconhecível pelo observador. A cor desejada deve ser conseguida colocando sucessivamente as camadas de linhas verticais coloridas. É um método de reintegração cromática de imagens desenvolvido em 1945-1950 no Istituto Centrale del Restauro e foi inspirado na moderna teoria da conservação-restauração de Cesare Brandi com a colaboração dos estudantes Paolo Mora e Laura Mora. Essa técnica busca respeitar o caráter autêntico da obra, esteticamente o efeito de cor estaria contínuo, com as formas e cores no lugar e historicamente a obra não estaria falsificada pela reintegração cromática, pois esta seria facilmente visível a intervenção.
3 – Quais fatores fundamentais devem ser documentados em um relatório de intervenção de conservação-restauração no que tange a reintegração cromática? 
Contextualização histórica da reintegração cromática em contexto nacional e internacional. O diagnóstico que consiste em contextualizar e analisar a visão das cores, estratégias para analisar os elementos formas da composição pictórica, a análise da lacuna, análise da cor, levantamento de informações históricas, iconográficas e técnicas, levantamento dos produtos e materiais utilizados na reintegração cromática, análise cromática, recorrendo às escalas de cor com o objetivo de identificar os matizes mais adequados para a reintegração cromática; análise métrica e espacial da superfície pictórica para caracterização das lacunas aliada a uma observação qualitativa das mesmas (fenómeno figura-fundo); escolha dos pincéis mais adequados; - preparação dos matizes (doseamento das proporções e posterior mistura das cores). Seguem-se as conclusões, a bibliografia, os índices.
Autoavaliação: 
Faça uma autoavaliação (valor 10 pontos) de seu desempenho na disciplina, comprometimento, participação, leitura e estudo do material disponibilizado. Justifique a sua resposta. 
10 – Pois eu li todos os textos, me comprometi a assistir a aula e participei dentro das possibilidades existentes com as minhas questões pessoais, um exemplo de uma dessas questões é a internação da minha avó.

Outros materiais