Buscar

APx3_PortV_2021 2 (1)

Prévia do material em texto

5
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Português V Coordenador: Elaine Alves Santos Melo
APX 3 – 2021. 2
Aluno(a): Bluma Marah Calasans Campos Lima
Pólo:Paracambi Matrícula: 20113120283
QUESTÕES
Questão 1. Leia, atentamente, a charge abaixo e depois responda o que se pede.
Disponível em: https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/site-muito-louco-deixa-voce-atualizado-com-os-novos-memes-da- internet-16062018 Acesso em 12/12/2021
a. Considerando as realizações da variedade carioca do português, como são classificadas articulatoriamente as vogais em negrito presentes nas palavras.: “maneira”, “Linguístico”, “chama”, “que” (1,0 ponto)
Em ‘maneira’ podemos considerar, a vogal baixa central arredondada, já em “Linguístico” esta será classificada como vogal alta posterior arredondada frouxa. Ainda em “chama” o que se nota é uma vogal média baixa central não arredondada frouxa, e em “que” vogal alta anterior não arredonda frouxa.
b. Em relação ao padrão silábico, como se organizam as palavras “Chama” e “Falar” (1,0 ponto)
As palavras podem ser organizadas da seguinte forma CV CV para a palavra “chama” e CV CVC para a palavra “falar”. 
Questão 2. Leia o meme abaixo e a partir dos conteúdos abordados nesta disciplina, explique como o humor foi construído neste texto. (2,0 pontos)
A palavra “muito”, no português brasileiro, é um caso especial, visto que é pronunciada com fonema nasal ainda que não exista nenhuma marca que seja graficamente aparente e representativa para a nasalidade ditongal, neste sentido. O que ocorre, de fato, é assimilação do fonema n, e esse traço de nasalidade acaba por ser incorporado ao ditongo em questão. Em outras palavras, como continuidade podemos perceber que não existe nenhuma nota de nasalidade para o ditongo ui, deixando-a mesmo a cargo da palavra muito. Em outros tempos, escritos antigos, também comprovam a veracidade do escrito acima. 
3
Questão 2. Indique as características articulatórias comuns em cada grupo a seguir (1,0 ponto)
	
	(a)
	(b)
	(c)
	(d)
	1
	[b d g]
	[x h]
	[z g v d]
	[ ]
A) oclusivas sonoras 
B) fricativcas vozeadas 
C) fricativas e oculisivas vozeadas
D) vogais orais médias baixas
Questão 3. Em língua, as variações e mudanças quando ocorrem em um dado nível podem atingir outros pontos da gramática. Na charge abaixo, há um exemplo de um processo de variação linguística, no nível da fonética, que atinge a morfossintaxe, em curso no Português Brasileiro. Identifique-o e nomeie o processo fonológico presente no dado. (1,0 ponto)
Disponível em https://linguisticado.blogspot.com/2016/11/variacao-linguistica.html Acesso em 12/12/2021
Na expressão acima “Os linguista pira!!!” ocorre apagamento da consoante final, onde deveria-se ler ‘os linguistas piram’ houve a supressão das consoantes finais a fim de promover, neste caso, humor. Este processo chama-se apócope.
Questão 4. Leia a charge abaixo e responda o que se pede
3
Disponível em https://pradosonline.com.br/2019/04/04/mandioca-macaxeira-ou-aipim-um-pouco-sobre-variacao- linguistica/. Acessado em 12/12/2021
Com base nos vocábulos nos vocábulos presentes nas falas das personagens, defina, diferencie e exemplifique alofone. (1,0 ponto) 
Com base nos vocábulos do textos, podemos perceber acontecendo em vários distintos momentos de fala, caracterizando, por conseguinte, o falante. Neste caso, estamos diante de uma variação advinda da questão social que envolva os falantes, no qual o segundo falante, o personagem Chico Bento, é conhecido por ser ‘caipira’, portanto sua maneira de falar é marcada pelos alofones correspondentes aos fonemas formais da língua portuguesa. O alofone é uma variante de um fonema, uma substituição que pode ocorrer em vários casos, costuma-se dizer que os alofones são realizações fonéticas concretas de um mesmo fonema, em vários casos pode acontecer por questões que podem estar ligadas a várias condições textuais; envolvem-se aí questões como a variante geográfica dialetal do falante, como também podem fazer parte do ideoleto de alguém, não se limitando somente a casos fixos. Da visão dialetal do alofone podemos sentir a diferença nos dialetos e gaúcho e carioca, por exemplo, que pronunciam vários fonemas de maneiras distintas, como vemos o ‘s’ e o ‘l’. Essas marcas alofonicas podem caracterizar de forma marcante a fala de um indivíduo. O chiado do carioca, por exemplo, é uma marca de alofone, como podemos ver no vocábulo tia, o alofone [tS], no qual se apresenta a realização de um chiado entre o t e o i. De nenhuma forma, o alofone é um fonema da língua e sim uma variante deste. 
Questão 5. Descreva todo o processo de articulação do segmento consonantal (1,0 ponto). 
Para a consoante n temos o seguinte processo articulador; por ser uma consoante nasal alveolar vozeada o que ocorre é obstrução total da passagem de ar pela cavidade oral, o ar, posteriormente terá acesso às cavidades nasais e será expelido pela narina e pela boca tenha sido feito o processo de soltura da oclusão. Neste processoo articuladores são ativos são a pice e a lâmina da língua, ainda como articuladores passivos temos os álveolos que posicionam o véu palatino de maneira abaixada e a glote que permanece fechada durante a fonação desta consoante.
Questão 6. Com base nas palavras retiradas da charge abaixo, faça as transcrições fonética e fonológica. Considere a variedade carioca do português (2,0 pontos)
Disponível em https: https://conhecimentocientifico.com/variacao-linguistica-o-que-e/ Acesso em 12/12/2021
a. chega 
b. português
c. linguístico
d. brasileiro
Chega [ʃˈe.gɐ] / 'ʃega / 
Português [pox.tu.ˈgeʃ] / poRtu’guêS / 
Linguístico [lĩ.ˈgwiʃ.tʃi.kʊ] / lĩ’gwiStʃiko / 
Brasileiro [bɾa.zi.ˈlej.ɾʊ] / bRaZi’leiro / 
Assumo o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente.
Nome completo: BLUMA MARAH CALASANS CAMPOS LIMA 
Matrícula: 20113120283

Continue navegando