Buscar

Atividade Prática Final - Historiografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria da História e Historiografia
Aluno (a): Paulo Jose da Silva
Data: 15 /12 / 2021.
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
Nos anos 1960, havia uma crise de legitimidade da história e um grande desinteresse pela disciplina, que se explica, em parte, pelas mudanças ocorridas na sociedade alemã e pela incompatibilidade do sistema de ensino com essas transformações. No Brasil, existem muitas críticas ao currículo escolar e aos conteúdos da disciplina história, e não são poucos os relatos de professores que apontam um crescente desinteresse por parte dos alunos em relação às aulas de história. Além disso, as novas gerações têm aprendido sobre história de outras formas, como pela internet e redes sociais, e isso não significa, necessariamente, um aprendizado com correção de conteúdos e com qualidade. Esses debates têm sido realizados quando são abordados temas sensíveis, como, por exemplo, o ensino da ditadura civil-militar brasileira.
Em função desse diagnóstico e levando em consideração as formulações da didática da história na perspectiva alemã, seu Desafio, no papel de professor de história, é responder aos seguintes questionamentos:
a) Como você pode construir, junto aos alunos, uma perspectiva de história como orientação para a vida?
Como professor, deveria favorecer o acesso dos alunos a documentos oficiais de importância histórica, contextualizado na matéria sendo estudada em sala, para os acontecimentos históricos mais atuais, reportagens de jornais e revistas e a internet sendo apresentada não somente como uma ferramenta do futuro, mas como um resultado do passado histórico de várias cadeias da informação atual e também de outras fontes diversas. Essa proximidade dos objetos, documentos e pertences dos fatos históricos, leva o estudante a ter uma compreensão mais clara, uma visão amplificada e integrada da história. Falando numa linguagem atual, “ É necessário explicar a história como se fosse as transformações e acontecimentos estivessem numa linha do tempo das redes sociais, o que não deixa de ser uma alusão perfeita. Desse modo a história permanece a mesma, mas o ensino da história evolui com os tempos.
b) Como a temática da ditadura civil-militar pode contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos seus alunos?
O estudo dos fatos, sobre vários aspectos sobre o período da Ditadura Civil-Militar é a arma mais eficaz e essencial, quando se fala sobre um método de formação de cidadãos que cresceram , não somente aprendendo, mas vivenciando uma educação voltada para o respeito aos direitos humanos, às diferenças e à construção da democracia. 
Avaliação Pesquisa/Prática

Outros materiais