Buscar

DESAFIO Ayurveda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO Ayurveda
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma doença no sistema nervoso que pode afetar todo o corpo. Ele pode causar paralisia de um lado do corpo (hemiplegia) e deficiências, como fraqueza unilateral ou hemiparesia, além de paralisia.
A paralisia, ou fraqueza induzida pelo AVE, pode afetar apenas o rosto, um membro superior ou inferior ou até um lado inteiro do corpo e do rosto. A qualidade de vida de pacientes com AVE fica muito comprometida, pois reflete uma deteriorização significativa das atividades da pessoa.
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Imagine que você é um profissional de saúde dessa clínica e tem conhecimento da medicina ayurvédica. Analisando o caso clínico do paciente, responda às questões a seguir:
a) Indique e descreva as principais intervenções utilizadas no Ayurveda, na esfera física (exame clínico), nutricional e emocional, que iriam contribuir para a melhoria do quadro clínico do paciente.
b) Considerando a resposta da questão anterior, descreva a principal contribuição de cada técnica mencionada na melhoria dos sintomas do paciente, como também em uma possível prevenção de um novo evento vascular.
De acordo com o contexto apresentado, as respostas esperadas são:
a) No exame clínico, incluir o diagnóstico de pulso, exames de urina e fezes, exame de língua, sons, exame ocular, exame de pele e avaliação da aparência corporal total. Associado a essa intervenção, poderia ser indicado o tratamento de limpeza corporal Panchakarma, com utilização de técnicas visando à eliminação de toxinas pelo corpo, empregando decocção com ervas adaptógenas, utilização de enemas, indução de vômito. Para potencializar a limpeza corporal, trabalhar a sensibilização do paciente na interrupção do tabagismo.
Na esfera nutricional, determinar, primeiramente, o dosha dominante, para ir inserindo na dieta os alimentos indicados ao dosha específico. Além disso, tentar sensibilizar o paciente quanto à importância da utilização de ervas na restauração do equilíbrio corporal.
Na esfera emocional, sugerir técnicas de relaxamento mental, como meditação, maior contato com a natureza e ioga.
b) A observação e os resultados clínicos servirão para nortear o tratamento específico para o paciente, ou seja, indicando os órgãos mais comprometidos e determinando quais tipos de métodos utilizar. Para a restauração do equilíbrio do corpo físico, os métodos de limpeza irão contribuir para a eliminação de toxinas, refletindo em melhoria do quadro de dormência e dor latente, como também dos sintomas de hipertensão e diabetes, além de propiciarem o rejuvenescimento do corpo e o fortalecimento do sistema imune, aumentando, assim, sua longevidade.
Uma alimentação correta, de acordo com o dosha do paciente, associada à utilização de ervas adaptógenas, irá contribuir para uma melhor absorção dos nutrientes, favorecendo uma restauração hormonal em todo o corpo do paciente e, também, auxiliando na restauração do equilíbrio e na sensação de bem-estar.
O emprego de técnicas de relaxamento da mente, como a meditação, por exemplo, iria propiciar sensação de relaxamento do sistema nervoso do paciente, contribuindo para a diminuição dos sintomas de dormência e da hipertensão, além de atuar na prevenção de novos eventos vasculares.

Continue navegando