Buscar

EXERCÍCIOS Hipnoterapia na prática em saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Hipnoterapia na prática em saúde
1. Desenvolvida por Milton Erickson, a hipnose ericksoniana é uma técnica que trabalha com a premissa de que o paciente tem em si todos os recursos necessários para sua cura.
O que a hipnose ericksoniana tem como diferencial?
A) O método de Erickson defende uma abordagem não invasiva, em que, ao invés de dizer "conte-me tudo sobre...", o terapeuta deve pedir à pessoa que compartilhe apenas o que se sente confortável em revelar. A ênfase dada por Erickson era no sentido de criar uma relação cooperativa entre terapeuta e paciente.
O método ericksoniano utiliza linguagens inconscientes (o tom de voz, os ritmos da fala e da respiração, o olhar e a postura corporal) para induzir e manter estados de transe, permitindo que a pessoa entre em contato com os recursos ocultos de sua personalidade e acesse recursos e aprendizados mais profundos, fazendo modificações e compreensões mais rápidas. O grande diferencial da hipnose ericksoniana está no fato de que o modelo não entra em choque com as crenças e opiniões do seu interlocutor, eliminando qualquer possibilidade de resistência, já que a pessoa com quem você se comunica não se obriga a aceitar suas sugestões, que ficam gravadas no inconsciente para reflexão e mudança. É uma técnica muito gentil, de profundo respeito e conexão entre o hipnólogo e o seu paciente. Sua filosofia está baseada na humanidade, na humildade e na sutileza, o que gera mudanças para a vida toda.
2. A hipnose clínica tem sido muito procurada por sua eficácia a curto prazo quando comparada às terapias convencionais. 
O que pode ser tratado pela hipnoterapia?
D) Assume-se que tudo o que se origina do emocional ou que afeta o campo emocional pode ser alvo de hipnoterapia. A doença, de natureza física ou psicológica, é entendida como um fenômeno (percepção).
A hipnoterapia faz parte do grupo de terapias chamado de holísticas, que considera o ser humano em sua integralidade (complexos, singulares, autorregulados e modificáveis a cada instante). Sendo assim, por essa racionalidade, a enfermidade é entendida como um fenômeno a ser explorado tal como se apresenta na consciência do sujeito (percepção). As possibilidades de atuação do terapeuta diante das demandas clínicas passam necessariamente pela questão dos sentidos produzidos pelo paciente, pelo contexto de diálogos e pela postura de mimetismo para interação com o mundo de crenças e valores do sujeito. Portanto, mais importante do que denominar as enfermidades como tratáveis pela hipnoterapia é a capacidade do terapeuta de acessar e compreender os fatores subjetivos que possam explicar determinado fenômeno.
3. A hipnoterapia é um processo terapêutico em que o terapeuta utiliza a hipnose como um meio de comunicação direto com a mente do paciente.
O que se pode esperar em uma sessão de hipnoterapia?
C) Que, na etapa de intervenção clínica, em que será realizada a indução hipnótica, o terapeuta tenha as informações necessárias para conduzir a sugestão hipnótica, de acordo com o plano terapêutico estabelecido.
A anamnese deve ser feita com detalhamento e precisão. É o momento ideal para conhecer o paciente como sujeito à luz da fenomenologia, para saber suas queixas e desconfortos e também para tirar todas as suas dúvidas sobre a hipnoterapia. Espera-se que o terapeuta tenha uma conduta profissional e desenvolva um plano terapêutico alinhado às necessidades do paciente. A indução hipnótica somente deverá ser realizada após a anamnese ser conduzida e o plano terapêutico estabelecido. Na etapa de integração, deve-se permitir ao paciente conceber suas ideias e expressar como está se sentindo. Esse é o momento de fazer uma ponte para o futuro, ou seja, de promover uma reflexão daquilo que foi sugestionado, aprendido e integrado para a mudança de comportamento e atitude no futuro (expansão da consciência e alteração do campo perceptivo). É muito importante enfatizar o lado positivo daquilo que o paciente traz e encorajá-lo a seguir com a terapia. O paciente somente deve ser liberado quando você, como terapeuta, tiver certeza de que ele está bem, lúcido e acordado.
4. As sugestões hipnóticas são um dos pontos mais importantes da hipnose, pois é por meio delas que o hipnoterapeuta consegue acessar o sistema emocional mais do que o racional, o que faz diminuir o senso crítico do paciente.
O que pode ser entendido como sugestão hipnótica?
B) São comandos ou ideias que produzem uma introspecção nos pensamentos e que afetam a imaginação, tornando a mente mais receptiva à sugestão terapêutica.
As sugestões hipnóticas são compreendidas como sugestões terapêuticas, em que se pode fazer uso da semiótica (ícones, índices e símbolos), desde que a linguagem seja reconhecida pelo sujeito e relacionada às suas experiências. Trabalha-se com sugestões hipnóticas para acessar o conteúdo inconsciente que precisa ser explorado, sendo tal técnica aplicada quando o paciente atinge o estado hipnótico desejado (transe hipnótico). As sugestões terapêuticas podem ser formuladas por meio de histórias, narrativas e metafóricas, construídas com base no conteúdo da anamnese (avaliação inicial) que precede a sessão de hipnose. O ponto crucial é saber até que medida o paciente está sugestionável a uma determinada ideia ou sensação, por se conhecerem as crenças limitantes que podem bloquear o processo terapêutico. Uma vez que o terapeuta opte pelo uso da sugestão hipnótica, deve-se observar e investigar o quanto de recurso interno foi acessado e incorporado pelo paciente, de acordo com a finalidade terapêutica.
5. À luz de Milton Erickson, a hipnose acontece o tempo todo - é o chamado transe natural. Por meio da indução hipnótica, acredita-se que seja possível causar uma mudança na percepção da realidade.
A que se refere o transe hipnótico?
E) É um estado de alta concentração, em que o paciente é guiado por comandos verbais, por ordens indiretas do hipnoterapeuta.
O transe hipnótico torna o sujeito mais presente, pois produz um estado de alta concentração, conectando-o com uma inteligência potencial necessária à produção de novos movimentos para a clínica. O grau de profundidade do transe varia de acordo com o tratamento, a relação de confiança estabelecida entre o sujeito e o terapeuta e a prática do sujeito. Sujeitos acostumados a meditar, por exemplo, alcançarão um aprofundamento mais rápido, pois já estão familiarizados com os processos de focalização da atenção e da visualização. O transe proporciona a experiência de agregar elementos de subjetividade e intersubjetividade/intercorporalidade à construção de um novo modo de viver. O transe hipnótico pode expandir a consciência e a imaginação e conduzir o paciente a uma jornada interior, promovendo autoconhecimento.

Continue navegando