Buscar

Trombocitopenia Em Felinos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Julia Silva
Trombocitopenia Em Felinos 
A trombopoietina é o hormônio que regula o desenvolvimento dos megacariócitos a partir das células-tronco e parece estar envolvida na liberação das plaquetas, pois sua concentração é inversamente correlacionada com o número de plaquetas. A trombocitopenia é a redução do número de plaquetas no sangue, células extremamente importantes que auxiliam na formação de coágulos e impedem hemorragias. Pode ser causada por problemas na produção, distribuição e destruição das plaquetas (Lima, 2021).
A causa mais comum de trombocitopenia em felinos é a pseudotrombocitopenia (quando ocorre uma trombocitopenia isolada, sem sinais clínicos e sem demais alterações hematológicas, normalmente causada por uma coleta inadequada/estressante agregação plaquetaria). 
Fonte: https://hematologia.farmacia.ufg.br/n/68938-agregacao-plaquetaria
Mas a trombocitopenia também esta relacionada a outras causas como micoplasmose ou secundaria a FELV e a PIF Mas nesses casos não ocorre uma trombocitopenia isolada, e sim acompanhada de outros sinais. 
Causas De Trombocitopenia:
· Diminuição da produção medular: doenças que alterem o microambiente medular (hipoplasia, aplasia) 
· Destruição intra ou extra-medular (ex. imunomediada) 
· Consumo: doenças que causem quadros de vasculite (doenças infecciosas) ou por alteração da conformação do endotélio vascular (neoplasias) 
· Sequestro esplênico (torção, esplenomegalia por estase)
Outro fator importante é que o risco de sangramento nos gatos não é igual ao dos cães. Os felinos se mostram mais resistentes sendo mais comum ocorrer sangramento abaixo de 30.000 plaquetas, porém muitos gatos com menos de 10.000 plaquetas em diversos estudos não tinham sinais clínicos associados a distúrbios de coagulação mais comum sangramento gastrointestinal do que outros sinais de coagulação alterada. 
REFERENCIAS
LIMA, J. A. S. Trombocitopenia em gatos: entenda esta condição de saúde. CobasiBlog, 2021. Disponível em: https://blog.cobasi.com.br/trombocitoepenia-em-gatos/#:~:text=A%20trombocitopenia%20felina%20ocorre%20devido,de%20co%C3%A1gulos%20e%20impedem%20hemorragias. 
BRANDÃO, L. Diagnóstico diferencial da trombocitopenia em cães e gatos. Merial Saúde Animal, 2011. Disponível em: http://bichosonline.vet.br/wp-content/uploads/2015/04/diagnostico_diferencial_trombocitopenias.pdf 
CARDOSO, H. Trombocitopenia Em Felinos. Raciocínio Clínico Veterinário, 2022.

Continue navegando