Buscar

Psicologia da Educação e da Aprendizagem 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Motivação tem sido um dos processos intervenientes na aprendizagem mais evidenciados. Isso se deve ao fato de que toda a mobilização cognitiva que a aprendizagem requer precisa nascer de um interesse, de uma necessidade de saber, de um querer alcançar determinadas metas. Logo, despertar psicologicamente o indivíduo para algo é o objetivo da motivação. Com referência ao objeto da aprendizagem, isto é, a matéria a ser aprendida, a motivação foi classificada em dois tipos, conforme Campos (1987). Que tipos são estes?
FONTE: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.
A
Motivação intrínseca e motivação psíquica.
B
Motivação intrínseca e motivação extrínseca.
C
Motivação externa e motivação extrínseca.
D
Motivação intrínseca e motivação interna.
2Foi na Idade Média que a escola tornou-se responsável pela educação, ou seja, tornou-se um lugar específico para a aprendizagem com pessoas qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. A partir deste período, a escola passou por diversas transformações. A mais relevante foi a tendência à universalização: atender a todas as crianças, transformando-se em um ambiente de aprendizagem para todos. Esta transformação trouxe algumas modificações institucionais. Sobre isto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A escola pôde desempenhar suas funções de maneira especializada, educando não mais para a vida privada, familiar, mas para o trabalho, para a vida pública.
B
O psicólogo tem o dom de ler os pensamentos e prontamente detectar os traumas dos pacientes, atendendo isoladamente ou como parte de uma equipe multidisciplinar. Começou a atuar na escola neste período.
C
A escola é o espaço onde apenas os professores devem cumprir o papel de educar.
D
A escola é tão complexa que cabe ao profissional de Psicologia trabalhar com os professores, na área da saúde clínica.
3A palavra psicopedagogia reúne em uma única palavra duas grandes áreas de atuação: psico (psicologia) e a pedagogia. Até muito recentemente, a psicopedagogia era uma especialização para psicólogos e pedagogos para a atuação clínica e escolar em questões de dificuldades ligadas à educação. Assim, avaliar o problema, a dificuldade de aprendizagem através das técnicas específicas da área e para trabalhar para que o problema seja superado, interpretando o processo de aprendizagem, verificando o que está por trás da linguagem, da organização do universo de significações, de representações, de desejo, daquele que não aprende" é tarefa do:
A
Professor.
B
Psicopedagogo.
C
Psicólogo escolar.
D
Psicólogo.
4Diante da incógnita existente sobre como funciona os processos de aquisição de conhecimento, os docentes devem entender que seus alunos possuem um cérebro que está absolutamente desenhado para aprender, ou seja, que procura significados naquilo que faz, buscando sentido e padrões para compreender as informações. Diante desta observação, analise as sentenças a seguir:
I- Desde o seu nascimento, o sujeito começa a aprender de forma abstrata. Contudo, a partir do condicionamento de seus pais e/ou professores, começa a adquirir as formas de conhecimento propriamente dito.
II- O contato visual também é um instrumento para adquirir conhecimento.
III- Os aspectos sociais não servem como objetos de aprendizagem.
IV- Os aspectos de aprendizagem autônoma são uma pseudoteoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
5Constantemente, o professor utiliza-se de várias estratégias, objetivando criar expectativa e despertar a curiosidade em seus alunos, ou seja, buscando motivá-los. Assim, a motivação pode ser intrínseca e extrínseca. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A motivação intrínseca caracteriza-se pelo movimento do próprio sujeito na busca do conhecimento.
(    ) Quando um desafio é lançado e em troca um prêmio é oferecido, a motivação dos participantes será extrínseca.
(    ) Uma característica peculiar da motivação extrínseca é o longo tempo que a pessoa mantém-se interessada no objetivo a ser alcançado.
(    ) O professor tem um papel pouco significativo no que tange ao despertar da motivação com relação a assuntos de cunho social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - F - F - V.
6O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores. O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem a auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O papel do professor é prioritariamente consultivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais.
B
Para que alguém aprenda, é necessário que queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso, é muito importante que o professor saiba incentivar os seus alunos.
C
A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar não é relevante. É o conhecimento aplicado pela escola que verdadeiramente importa.
D
O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe a ele prepará-los e incentivá-los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
7A presença dos pais ou cuidadores durante a vida escolar da criança é de grande significado. Entretanto, algumas atitudes dos pais ou cuidadores perante a criança ao longo deste processo, tais como preocupação excessiva, levando a comportamentos ansiosos ou indiferença e descaso, podem ser causas de alguns problemas escolares. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As relações afetivas estabelecidas nos primeiros anos de vida são fundamentais para o equilíbrio emocional futuro.
B
O superego é revelador dos impulsos sexuais que permanecem latentes.
C
Mais do que estruturas cerebrais, o id, ego e superego são a base do desenvolvimento humano para a psicanálise.
D
As questões referentes à sexualidade são secundárias ao desenvolvimento humano.
8A psicologia escolar pode ser considerada uma área de concentração da psicologia relacionada à formação do psicólogo e ao contexto educacional a que este profissional pertence. Além do seu local de trabalho, este profissional é definido pelo seu comprometimento com as questões teóricas e práticas da área de atuação. Diante disso, sobre a psicologia escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A
O psicólogo escolar é responsável pela seleção de professores e diretores que compõem o corpo docente da escola.
B
Decide, junto à direção da escola, sobre as atividades comemorativas a serem trabalhadas.
C
Auxilia na compreensão do desenvolvimento infantil e nos processos de aprendizagem do aluno.
D
Ajuda os professores a elaborar a programação de suas aulas e sugere conteúdos a serem trabalhados.
9A escola é uma instituição complexa. As sociedades atuais acumularam muito conhecimento, mas ainda há muito a se conhecer. Sobre as funções da escola com relação às crianças, conforme Derval (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Manter as crianças ocupadas, enquanto seus pais estão em suas atividades.
II- Colocá-las em contato com outras crianças, ensinando-lhes condutas sociais.
III- Fazer com que adquiram habilidades como ler e escrever.
IV- Submetê-las a provas que servem de seleção para a vida profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DERVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.D
As sentenças I, II e III estão corretas.
10A educação não formal passou a ter destaque a partir dos anos 90, em que se passou a valorizar os processos de aprendizagem em grupo e uma nova cultura organizacional começou a ser pensada, sendo que a educação não formal foi classificada em quatro campos com áreas de abrangência. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O primeiro campo refere-se à aprendizagem política dos direitos dos cidadãos, bem como à conscientização do indivíduo para com seus interesses e meio social em que vive.
(    ) O segundo campo trata de como o indivíduo torna-se apto ao desenvolver potencialidades por meio da aprendizagem, por meio de capacitações para o mercado de trabalho.
(    ) O terceiro campo prioriza o trabalho de grupo, visando às necessidades coletivas, ou seja, ao bem-estar da comunidade.
(    ) O quarto campo tem por destaque a aprendizagem autônoma, ou seja, o que o indivíduo consegue aprender por ele próprio sem a mediação do outro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - F.

Continue navegando

Outros materiais