Buscar

Escola Nacional de Governo - Direitos Humanos como ferramenta de combate a corrupção modulo 01 avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direitos Humanos como ferramenta de combate à corrupção
	 Módulo 1: Corrupção e seus impactos na fruição dos direitos humanos no Brasil
	 Exercício avaliativo - Módulo 1
EV.G MOOC ESCOLA VIRTUAL DE GOVERNO
Questão 1
Texto da questão
Em discurso durante a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan definiu a corrupção como “uma praga insidiosa que possui um vasto leque de efeitos corrosivos nas sociedades. Mina a democracia e o Estado de Direito, conduz a violações dos direitos humanos, distorce os mercados, corrói a qualidade de vida e permite que floresçam o crime organizado, terrorismo e outras ameaças para a segurança das pessoas”. À luz dessa afirmação, analise a charge abaixo e responda: 
Qual das alternativas melhor articula as afirmações do ex-secretário da ONU com a reflexão suscitada pelo chargista? 
Escolha uma opção:
a. As palavras de Kofi Annan são um estímulo para todos aqueles que lutam contra a corrupção, porque evidenciam que o problema se encontra nos políticos.  
b. O discurso do ex-secretário geral da ONU revela que, na luta contra a corrupção, deve-se tomar cuidado para não colocar em risco a segurança das pessoas. 
c. Ao evidenciar a contradição entre o discurso e a ação do militante anticorrupção, o chargista lança luz sobre o fato de que, como afirma Kofi Annan, a corrupção é um fenômeno complexo, que envolve integrantes do Estado, do mercado e da sociedade civil. 
d. Embora o chargista ironize o famoso jeitinho brasileiro, o discurso de Kofi Annan demonstra que pequenos desvios são inofensivos quando comparados à grande corrupção. 
e. A visão de Kofi Annan, para quem a corrupção é uma praga muito difundida em nossas sociedades, corrobora a contradição apontada na charge, que demonstra que não podemos confiar nem mesmo nas forças de segurança. 
Limpar minha escolha
Questão 2
Texto da questão
Leia atentamente os três trechos a seguir e responda à questão proposta: 
	“Deflagrada pela Polícia Federal em maio, a Operação Sanguessuga prendeu assessores e servidores públicos acusados de utilizar R$ 110 milhões do Orçamento na compra de ambulâncias superfaturadas. Segundo as investigações da PF, a empresa Planam, com sede no Mato Grosso, superfaturava o preço das ambulâncias em até 110%. Além disso, a empresa entregava muitas vezes veículos com defeitos ou sem todos os equipamentos” (Fonte: G1, “Entenda como funcionava a máfia das ambulâncias”, 15/09/2006). 
	“A Volkswagen admitiu que mais de 11 milhões de veículos em todo o mundo haviam sido equipados com o "dispositivo manipulador" que reduzia as emissões de óxido de nitrogênio de seus motores durante testes de laboratório. Quando as autoridades regulatórias começaram a suspeitar dos resultados, os executivos da empresa passaram a mentir e destruíram documentos” (Fonte: Folha de São Paulo, “Volkswagen admite culpa e pagará US$ 4,3 bi por escândalo de emissões”, 11/01/2017). 
	“O jornal britânico The Times foi o primeiro a revelar, na sexta, que alguns dirigentes e funcionários da instituição contrataram prostitutas e organizaram orgias em instalações financiadas pela Oxfam no Haiti, durante a missão humanitária depois do terremoto que destruiu o país em 2010” (Fonte: BBC Brasil, “O escândalo sexual que põe em xeque uma das maiores ONGs do mundo”, 13/02/2018). 
Assinale a alternativa que indica corretamente, para cada caso apresentado, o setor em que ela ocorre e os direitos humanos violados. 
Escolha uma opção:
a. I. Estado; direito à saúde; II. Terceiro Setor, direito a meio ambiente equilibrado; III. Mercado, direito a não ser submetido a tratamento degradante. 
b. I. Mercado; direito à saúde; II. Estado, direito à saúde; III. Terceiro Setor, direito à moradia.
c. I. Estado & Mercado, direito à educação; II. Mercado, direito a meio ambiente equilibrado; III. Estado, direito à habitação. 
d. I. Estado, direito à saúde; II. Estado direito a meio ambiente equilibrado; III. Terceiro Setor, direito a não ser submetido a tratamento degradante. 
e. I. Estado & Mercado, direito à saúde; II. Mercado, direito a meio ambiente equilibrado; III. Terceiro Setor, direito a não ser submetido a tratamento degradante. 
Questão 3
Texto da questão
O trecho a seguir foi retirado do Comentário Geral no 24 do Comitê da ONU para os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais - CESCR  de 2017. Leia-o atentamente e responda à questão proposta. 
“Os Estados violam o seu dever de proteger os direitos do Pacto [Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais], por exemplo, quando falham em prevenir e contrariar condutas empresariais que constituem abusos desses mesmos direitos, ou que têm como efeito previsível conduzir a esses abusos, por exemplo, através da manipulação dos critérios para a aprovação de novos medicamentos, por não se atender aos requisitos associados às designadas “adaptações necessárias” para as pessoas com deficiência no quadro da contratação pública, pela concessão de licenças de exploração de recursos naturais sem que tenham sido tomados devidamente em conta os potenciais impactos adversos de tais atividades no gozo destes direitos por parte dos indivíduos e das comunidades, por se excluírem certos projetos ou áreas geográficas do âmbito de aplicação de leis que protegem os direitos consagrados no Pacto, ou através de falhas na regulação do mercado imobiliário e da atividade dos atores financeiros que nele operam de modo a garantir a todas as pessoas o acesso a uma habitação adequada e acessível. Tais violações são facilitadas quando não existem mecanismos de salvaguarda suficientes para dar resposta à corrupção de funcionários públicos ou entre privados, ou quando os abusos de direitos humanos são deixados impunes, em resultado de corrupção judicial.” 
Qual das alternativas interpreta corretamente o trecho do documento em questão? 
Escolha uma opção:
a. O trecho deixa claro que a corrupção é um fenômeno que pode envolver apenas agentes públicos. 
b. Ao evidenciar a incapacidade do Estado de fazer frente à corrupção de seus quadros, o trecho citado dá a entender que a privatização de todos os serviços públicos é única solução possível para o problema, uma vez que a iniciativa privada tem o monopólio da virtude. 
c. O texto apresenta inúmeros exemplos de como a corrupção pode colocar em risco a plena fruição dos direitos humanos, como no caso da aprovação de medicamentos por meio da manipulação de critérios. 
d. O comentário do CESCR sugere que não existem mecanismos para reduzir  a corrupção. 
e. Ao mencionar a corrupção judicial, o texto explicita que, para combater a corrupção bastam boas leis.

Continue navegando