Buscar

HOMEM CULTURA SOCIEDADE AMPLI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- A passagem da sociedade feudal para sociedade moderna é um momento histórico bastante estudado pela sociologia, pois é nesse contexto que temos as a formação das bases do mundo atual. Considere as afirmações a seguir sobre o tema:
I – A sociedade feudal estava organizada a partir da noção de uma ordem natural de divisão do mundo, ou seja, a divisão da sociedade estava fundamentada em uma vontade divina.
II – A sociedade feudal desenvolveu os princípios liberais da igualdade e da liberdade, questionados pela burguesia que queriam um estado absolutista.
III – Na sociedade feudal tivemos a divisão dos três poderes que compõem a sociedade contemporânea, havia o judiciário, o legislativo e o executivo, nesse momento, a burguesia detinha o poder político e econômico.
Assinale a resposta correta:
Apenas a afirmação I está correta porque a divisão de poder na sociedade feudal não se dava por princípios liberais, o que só ocorre na sociedade moderna. Na sociedade feudal ainda não havia a divisão de poderes tal qual conhecemos hoje, com a divisão entre judiciário, legislativo e executivo.
2- Com um cenário de profundas transformações que estavam acontecendo na Europa e em diversas partes do mundo, o século XIX e XX promoveram verdadeiras revoluções nos modos de viver e pensar. Diante disso surgem as teorias sociológicas para tentar compreender e transformar aquele mundo.
Analise as afirmações sobre o tema e assinale a correta:
Resposta: Max Weber foi, entre os clássicos da sociologia, o que mais se preocupou em entender as motivações individuais dos comportamentos, ele definiu as ações sociais como o objeto de estudos da sociologia.
Comentário: Durkheim não se preocupou em analisar as ações sociais, esse é o objeto de estudos de Weber, tampouco entendia que era preciso promover a transformação social. Comte não propõe nenhuma revolução, pois indicava a necessidade de uma ordem social, ele era um autor conservador. Karl Marx denunciava as péssimas condições do proletário da revolução industrial.
3- “Ao abordar a ação social, Weber (1979) utilizou construções de tipos ideais despidas de sentido histórico, porém solidamente concebidas no que se refere à elaboração dos conceitos e fundamentadas no desencanto do mundo e na busca e produção de um sentido (sensemaking). Estes construtos, adequados à realidade, criam a possibilidade de aplicação teórica e prática. Na sua obra Weber (1979) substituiu a razão universal pela contingência histórica, na qual a história aparece com sentido variável em função do sujeito da ação, cuja coerência estabelece que o mundo dos valores é infinito e cabe ao homem escolher seus valores.”
MORAES, Lúcio Flávio Renault de; MAESTRO FILHO, Antonio Del; DIAS, Devanir Vieira. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Rev. adm. contemp.,  Curitiba ,  v. 7, n. 2, p. 57-71,  June  2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em  13  Mar.  2021.  https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200004.
Tendo o fragmento do texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.
Resposta: 
Comentário: Os tipos ideais não são objeto de estudo da sociologia, mas um instrumento para análise das relações humanas. Para Weber, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais que podem ser analisadas pelo prisma dos tipos ideais.
A maneira como a nossa sociedade está organizada hoje é resultado de um longo processo histórico. Alguns eventos são fundamentais, destacam-se a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que forneceram as bases material, filosófica, política, econômica, social, do mundo ocidental moderno. Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir:
I – A ciência tem papel fundamental nesse processo, pois esse modelo de pensamento está na base das transformações técnicas responsáveis pela revolução no modo de produzir mercadorias, graças à invenção das máquinas.
II – A ciência influenciou diretamente nas mudanças filosóficas e sociais que geraram o Estado moderno, já que possibilitou sistematização e racionalização da análise sobre o social presente no Iluminismo.
III - A divisão dos poderes judiciário, executivo e legislativo é consequência de um pensamento religioso, que tomava esse modelo de organização social como uma ordem natural das coisas, fruto da vontade divina.
É correto o que se afirma apenas em:
Resposta: I e II
Comentário: A divisão dos poderes em judiciário, executivo e legislativo é resultado da racionalização do pensamento, com o Iluminismo, que questionou a noção de uma ordem natural de organização social de origem religiosa, que sustentava a sociedade medieval e o poder dos senhores feudais. 
5- O Iluminismo ou Era da Razão foi um movimento que ocorreu no século XVIII na Europa. Esse movimento defendeu o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Tendo em vista o Iluminismo, analise as afirmativas sobre esse movimento:
I- O Iluminismo não contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses divergentes. Os burgueses acreditavam que os iluministas atrapalhariam seu desejo de ascender ao poder.
II- Os iluministas defendiam a liberdade econômica sem a intervenção do Estado na economia.
III- O Iluminismo defendia o avanço da ciência e da razão, contudo, combatiam o predomínio da burguesia e seus ideais.
IV- Esse movimento criticava o mercantilismo, o Absolutismo monárquico, o poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé.
V- John Locke, considerado o 'pai do Iluminismo";, defendia a razão e a liberdade dos cidadãos.
Sobre o Iluminismo, estão corretas as afirmativas:
Resposta: II, IV, V
Comentário:  Na I, o Iluminismo contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. Do mesmo modo, na III, os iluministas não combatiam, mas sim, defendiam o predomínio da burguesia e seus ideais. As demais sintetizam os princípios iluministas.

Continue navegando