Buscar

EXERCICIOS UNIDADE I HOMEM CULTURA E SOCIEDADE SEGUNDA TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIOS UNIDADE I HOMEM CULTURA E SOCIEDADE SEGUNDA TENTATIVA
Questão 1Correta
A passagem da sociedade feudal para sociedade moderna é um momento histórico bastante estudado pela sociologia, pois é nesse contexto que temos as a formação das bases do mundo atual. Considere as afirmações a seguir sobre o tema:
I – A sociedade feudal estava organizada a partir da noção de uma ordem natural de divisão do mundo, ou seja, a divisão da sociedade estava fundamentada em uma vontade divina.
II – A sociedade feudal desenvolveu os princípios liberais da igualdade e da liberdade, questionados pela burguesia que queriam um estado absolutista.
III – Na sociedade feudal tivemos a divisão dos três poderes que compõem a sociedade contemporânea, havia o judiciário, o legislativo e o executivo, nesse momento, a burguesia detinha o poder político e econômico.
Assinale a resposta correta:
Sua resposta
Está correta somente a afirmação I. 
A resposta correta é a letra D. Apenas a afirmação I está correta porque a divisão de poder na sociedade feudal não se dava por princípios liberais, o que só ocorre na sociedade moderna. Na sociedade feudal ainda não havia a divisão de poderes tal qual conhecemos hoje, com a divisão entre judiciário, legislativo e executivo.
Questão 2Correta
  “A filosofia iluminista se prostrava otimisticamente, pois acreditava no progresso por meio do uso crítico e construtivo da razão, sendo o homem o detentor de seu próprio destino e formulador do racionalismo. Por esta perspectiva, contrariavam as imposições de caráter religioso, ao absolutismo e sua “razão” divina, além dos privilégios dados à nobreza e ao clero O movimento atingiria o seu apogeu no século XVIII, o qual passaria a ser conhecido como o “Século das Luzes”. O Iluminismo encontrou maior força e recepção aos seus princípios na França – palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais –, onde influenciaria sobremaneira a Revolução Francesa através da: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – lema basilar no processo revolucionário.”
MELLO, Vico; DONATO, Manuella. O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo: Modernidade e a Revolução Francesa como o marco paradigmático. Revista Crítica Histórica. UFAL, Ano II, nº4, 2011. Disponível em:
Durante o século XVIII, as transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram e novas dinâmicas sociais exigiam novas formas de pensar o mundo.
Assinale alternativa que apresenta eventos que propiciaram o surgimento do pensamento social no Ocidente:
Sua resposta
As relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, provocam a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
As Ciências Sociais surgem no século XIX com as transformações das relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Com os novos “sujeitos” dessa nova dinâmica da economia e novas relações de trabalho, surge a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
Questão 3Correta
“Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber. Apesar disso, não podemos deixar de mencionar a participação honrosa do filósofo francês Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa  desenvolver-se plenamente.
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência.”
PORFíRIO, Francisco. Pensadores clássicos da sociologia. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadores-classicos-sociologia.htm. Acesso em 13 de março de 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as informações corretas a respeito de interpretações e conceitos elaborados por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber:
Sua resposta
Karl Marx desenvolveu os conceitos a respeito das relações de produção e desigualdade herdadas do capitalismo; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e os “tipos ideiais” como modelo para análise da realidade; Émile Durkheim trata da função das instituições e o conceito de fato social.
Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Para Marx, a desigualdade social era uma marca do capitalismo. A produção material, resultado do trabalho, é o principal elemento constitutivo da sociedade, que para ele se organiza entre burguesia e proletariado. Para Durkheim, a sociedade é um todo ordenado por fatos sociais e formado/organizado em instituições, cada qual com suas funções. Para Weber, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais. Como modelo de estudo, utilizou o conceito de “tipos ideiais”.
Questão 4Correta
Podemos afirmar que a Sociologia surge como uma resposta aos problemas sociais surgidos com a Revolução Industrial e com o processo de formação dos grandes centros urbanos. Por conta disso a Sociologia já foi nomeada como ciência da crise.  Considere as afirmações a seguir sobre as primeiras análises sociológicas.
 
I – As primeiras tentativas de analisar cientificamente a sociedade foram embasadas nas ciências naturais, exemplo disso é abordagem de Émile Durkheim,
 
Porque,
 
II – em suas análises há muitas analogias à biologia, bem como em sua busca de objetividade e neutralidade ao apontar a necessidade de tratar o objeto de estudos como coisa.
Assinale a resposta correta:
Sua resposta
As asserções I e II estão corretas, e a II a justifica a I.
A resposta correta é a letra B. Neste caso as afirmações estão corretas. As primeiras abordagens da sociologia foram inspiradas nas ciências físicas e naturais, buscava-se a mesma legitimidade encontrada nessas áreas. Para tanto, houve tentativas de reproduzir suas técnicas e características.
Questão 5Correta
O Iluminismo ou Era da Razão foi um movimento que ocorreu no século XVIII na Europa. Esse movimento defendeu o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Tendo em vista o Iluminismo, analise as afirmativas sobre esse movimento:
I- O Iluminismo não contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses divergentes. Os burgueses acreditavam que os iluministas atrapalhariam seu desejo de ascender ao poder.
II- Os iluministas defendiam a liberdade econômica sem a intervenção do Estado na economia.
III- O Iluminismo defendia o avanço da ciência e da razão, contudo, combatiam o predomínio da burguesia e seus ideais.
IV- Esse movimento criticava o mercantilismo, o Absolutismo monárquico, o poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé.
V- John Locke, considerado o 'pai do Iluminismo";, defendia a razão e a liberdade dos cidadãos.
Sobre o Iluminismo, estão corretas as afirmativas:
Sua resposta
Apenas, II-IV-V.
100% correta, pois apenas, II-IV-V estão certas. Na I, o Iluminismo contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. Do mesmo modo, na III, os iluministas não combatiam, mas sim, defendiam o predomínio da burguesia e seus ideais. As demais sintetizam os princípios iluministas.

Outros materiais