Buscar

Atividade de pesquisa - Contabilidade Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade Geral
Aluno (a): Marcelly Freire Silva Araujo
Data: 21 / 10 /2021
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1. Qual o objeto de estudo da contabilidade?
O objeto da contabilidade se resume a uma palavra: patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações de determinada pessoa ou entidade.
2. Como funciona a origem e a aplicação de recursos no Balanço Patrimonial?
Inicialmente uma entidade capta recursos através de seus sócios, que injetam recursos na entidade. Perceba, portanto, que o Patrimônio Líquido (ou Capital de Próprio) representa uma origem de recursos.
No entanto, certamente ao londo de sua existência a entidade também busca recursos através de terceiros, através, por exemplo, de empréstimos bancários, compras de mercadorias a prazo, financiamentos etc. Perceba, portanto, que o Passivo Exigível (ou Capital de Terceiros) também representa uma origem de recursos.
3. Quais são exemplos de atos administrativos e como eles poderão, no futuro, alterar o patrimônio?
Os atos administrativos são decisões administrativas que ainda não influenciaram o patrimônio como, por exemplo: Registro de ata da reunião, elaboração da folha de pagamento, preparação e realização do inventário do estoque, autorização de compras, autorização de vendas.
4. Quais os três tipos distintos de fatos contábeis?
Os fatos contábeis permutativos implicam trocas entre elementos considerados ativos e passivos, porém em nada alteram o patrimônio líquido, como, por exemplo, a compra de um maquinário. 
Os fatos contábeis modificativos influenciam diretamente o patrimônio líquido da empresa (para mais ou para menos), como, por exemplo, valor recebido por pagamento de aluguel. 
Os fatos contábeis mistos, por sua vez, resultam tanto em trocas entre os ativos e passivos quanto em mudanças no patrimônio líquido. Tem-se como exemplo o recebimento de duplicatas com juros. 
5. Quais os elementos básicos para a elaboração de um plano de contas?
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.
6. Qual o fato caracterizador das despesas e das receitas no regime de competência?
O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.
7. Quais os grupos constantes da DRE que são apresentados depois do Imposto de Renda e da Contribuição Social?
Receita bruta, dedução das vendas, abatimentos, impostos sobre vendas, receita liquida, custos, lucro bruto, despesas operacionais. 
8. Qual a diferença entre custo e despesa que pode ser evidenciada na DRE?
Os custos integram o valor dos estoques, enquanto as despesas são apenas deduzidas do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
9. Na contabilidade de uma empresa, qual a característica dos descontos financeiros obtidos e dos descontos financeiros concedidos?
Os descontos podem ser divididos em 2 (duas) espécies, quais sejam: (i) descontos condicionais e; (ii) descontos incondicionais. O primeiro, também chamado de desconto financeiro, é àquele concedido mediante uma condição futura específica acordada entre vendedor (credor) e comprador (devedor) quando da realização do negócio comercial, normalmente, ele visa incentivar o pagamento do débito em dia, evitando, dessa forma, transtornos para o credor, tanto no aspecto de "liquidez financeira", quanto no burocrático.
10. Quais os fatos que alteram as compras e as vendas?
Quando a empresa adquire mercadorias para revenda, podem acontecer certos fatos que resultam num custo de aquisição, acrescentados ao valor pago ao fornecedor. Tais como: fretes, seguros, descontos, devoluções e impostos incidentes sobre compras. Nas vendas são os descontos financeiros concedidos nas vendas, abatimentos.
Atividade de Pesquisa: Contabilidade Geral

Continue navegando