Buscar

EXERCÍCIOS Fitoterapia e interações com nutrientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS Fitoterapia e interações com nutrientes
1. Um caso de hemorragia intracerebral fatal foi relatado em uma paciente de 87 anos de idade que fazia uso regular de Gingko biloba, cinco semanas depois que ela começou a tomar 600 mg de ibuprofeno diariamente para a dor nas costas. O provável mecanismo responsável pelo sangramento é?
E) O gingko, semelhante ao ibuprofeno, interferiu na agregação plaquetária.
O gingko é um potente inibidor do fator de ativação plaquetária, fator necessário à agregação plaquetária. Portanto, houve uma potencialização de ação antiagregante plaquetário quando associado ao ibuprofeno, um anti-inflamatório não-esteroidal, inibitórios não seletivos da COX-2 que apresentam efeito antiagregante plaquetário.
2. Antagonismo competitivo é o mecanismo envolvido na interação entre a varfarina (que é um fármaco anticoagulante) e a vitamina K proveniente da dieta (que atua no processo de coagulação sanguínea). Essa vitamina é fundamental para a síntese hepática de proteínas envolvidas em tal processo, como os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação).
Portanto, em pacientes que estejam fazendo uso de varfarina e ingestão de alimentos ricos em vitamina K, a presença de hemorragia ou formação de coágulos/trombos vai depender da competição entre a concentração de vitamina K e a concentração de varfarina no organismo do paciente.
Com relação às asserções acima, assinale a opção correta:
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. O resveratrol é um polifenol presente nas uvas e vinhos e tem sido usado devido às suas propriedades antienvelhecimento. Também é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e antiplaquetárias, que sugerem potencial efeito benéfico em doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose. Baseado nas propriedades acima descritas, com quais medicamentos e/ou fitoterápicos há a probabilidade de interação com resveratrol?
B) Ácido acetilsalicílico.
AAS tem ação antiagregante plaquetária, portanto, o uso simultâneo de AAS e resveratrol pode resultar em efeito anticoagulante aditivo.
4. Qual das interações abaixo citadas está relacionada a uma interação farmacocinética?
B) Camellia sinensis e ferro.
Farmacocinética – os taninos presentes no chá formam complexos insolúveis com o ferro impedindo sua absorção.
5. Clara, com 28 anos de idade, apresenta um quadro de hipertensão moderada e faz uso contínuo de diurético furosemida. Porém, devido ao sedentarismo e dieta inadequada, ela está com sobrepeso. Ela viu na internet que alcachofra auxilia na redução do peso e, então, há 15 dias iniciou o uso de capsulas de alcachofra, duas vezes ao dia, durante as refeições. Qual afirmativa abaixo descreve os mecanismos e consequências da interação entre a alcachofra e a furosemida?
D) A alcachofra promove aumento da diurese, aumento da secreção de potássio e, consequentemente, diminuição da pressão arterial.
Os mecanismos envolvidos na interação entre alcachofra e diuréticos envolvem o aumento da excreção de potássio e aumento da diurese, o que resulta em hipocalemia, hipovolemia e uma queda abrupta na pressão arterial.

Outros materiais