Buscar

DESAFIO Boas práticas na manipulação homeopática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO Boas práticas na manipulação homeopática
As tinturas-mães são utilizadas para o desenvolvimento de medicamentos homeopáticos, podendo ser obtidas por meio de droga vegetal ou animal (fresca ou seca). Para a obtenção dessas tinturas, faz-se necessário realizar processos extrativos, tais como maceração e percolação. Além disso, sabe-se que a natureza da droga vegetal influenciará o seu processamento.
Imagine que você atua como farmacêutico em uma farmácia de manipulação e tem sob a sua responsabilidade uma droga vegetal fresca de 500g para a elaboração de uma tintura-mãe de 10%. Você tem os seguintes dados: massa do vegetal após a secagem (20g) e massa do vegetal fresco (100g).
Com a finalidade de preparar essa tintura, responda as questões a seguir.
a) Como você vai realizar o cálculo do resíduo sólido? Descreva o procedimento.
b) Como você vai determinar o volume final de tintura-mãe e o teor alcoólico? Demonstre os cálculos.
Padrão de resposta esperado:
a) O cálculo do resíduo sólido é realizado utilizando os dados da massa do vegetal após a secagem e da massa do vegetal fresco. Desse modo, tem-se:
R.sol.(%) = (massa do vegetal após a secagem/massa do vegetal fresco) x 100
Nesse caso, o valor do resíduo sólido será (20 ÷ 100) x 100 = 20%.
Para realizar essa etapa, coloca-se a droga vegetal em fragmentos sobre uma superfície com temperatura de 100°C e realiza-se o acompanhamento do peso. Quando o peso estiver constante, realiza-se o cálculo do resíduo sólido.
b) Por meio do cálculo do resíduo sólido, obteve-se o valor de 20%.
– Resíduo sólido total: 20% de 500g = 100g.
– A água contida na droga vegetal é calculada subtraindo-se o valor de resíduo sólido do peso total da droga vegetal: (peso da droga vegetal – resíduo sólido total); portanto, 500g − 100g = 400g.
– O volume final de tintura-mãe (TM) é calculado por meio do resíduo sólido, que é multiplicado pela diluição da tintura-mãe a ser preparada. Nesse caso, a diluição é 1:10, então, deve-se multiplicar o resíduo sólido total por 10: resíduo sólido total x diluição da tintura-mãe, logo, 100g x 10 = 1.000mL.
– Para o cálculo de volume de líquido extrator, deve-se subtrair o volume de água contido no vegetal do volume total calculado para a tintura-mãe: volume final de TM − água contida no vegetal, logo, 1.000mL − 400mL = 600mL. Observe que, como líquido extrator, deve ser utilizado o etanol 90%, pelo fato de o resíduo sólido ser de 20%.
– Para calcular o teor alcoólico final da TM, faz-se necessário descontar o volume de água contido no álcool e, em seguida, verificar, por meio da regra de três, qual é o teor alcoólico verdadeiro.
Assim, para 600mL de álcool 90% (v/v) que contém 540mL de álcool 90% e 60mL de água, realiza-se a regra de três:
Volume final da TM -------100%
Volume real de álcool --- x
Logo:
1.000mL-------100%
540mL --- x
X = 54%
Por meio dos cálculos, pode-se afirmar que o volume final de tintura-mãe será de 1.000mL e que o teor alcoólico dessa preparação será de 54%. Além disso, vale ressaltar que esses cálculos são fundamentais para o preparo adequado da tintura-mãe.

Continue navegando