Buscar

QUESTÃO DISCURSIVA DE GEOLOGIA- GEOGRAFIA -Identificar as estruturas básicas de deformação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2. QUESTÃO DISCURSIVA DE GEOLOGIA- GEOGRAFIA -Identificar as estruturas básicas de deformação.
Os processos que causam o metamorfismo regional em continentes, sendo o mais importante a deformação, isto é, a modificação de rochas por compressão, extensão, dobramento e falhamento. Na escala de rochas individuais, a deformação pode transformar granitos em gnaisses e sedimentos em xistos. Em escala maior, a deformação pode distorcer camadas de sedimentos, que foram depositados quase horizontalmente em padrões de aparência incomum.
Nesta Unidade de Aprendizagem estudaremos as estruturas geológicas e a deformação das rochas responsável pela geração destas. Vamos ver como essas estruturas interferem em nosso dia a dia. Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Reconhecer como as rochas são deformadas.
	Identificar as estruturas básicas de deformação.
Quando deformadas as rochas podem formar dobras. Um anticlinal é uma dobra em forma de arco, enquanto um sinclinal assemelha-se a um vale. Ao examinar uma exposição de rocha, podemos reconhecer um anticlinal por uma sequência de camadas inclinadas na direção oposta do centro da dobra. Para um sinclinal, as camadas teriam uma inclinação para o centro da dobra. Vamos analisar um exemplo de Wyoming (EUA).
1 - Digite "Ribbon Canyon, Big Horn, Wyoming" na janela de busca do Google Earth. Em que direção as camadas de cada lado do monte parecem estar inclinadas em relação à dobra? (talvez seja preciso girar a visão de perspectiva para ver a camada de lados diferentes. Para fazer isso, na parte superior direita da tela do Google Earth, arraste a letra "N" ao redor do círculo para mudar a direção. Você também pode rolar mais para o sudeste para ver uma extensão mais ampla dessa feição).
Com estas informações, você acha que esta área representa um anticlinal ou um sinclinal?
Descrição da imagem não disponível
Sua resposta
um anticlinal é uma dobra convexa na direção dos estratos mais recentes e um sinclinal é uma dobra com a concavidade voltada para cima, exibindo camadas que pendem em direção ao centro da estrutura. Logo percebemos nestes local a prevalência do relevo sinclinal. A sua principal característica é ser côncava na parte superior. Isso ocorre porque os materiais mais novos estão no núcleo, enquanto os mais antigos formam o fundo. Da mesma forma que com a dobra anticlinal, se não sabemos a idade dos materiais, é melhor nomear esta estrutura como sem forma. 
Enviado em: 04/01/2022 20:23
Padrão de resposta esperado
1 - As camadas estão inclinadas para o centro da dobra, tornando-a um anticlinal.
Define-se por anticlinal dobras cujos flancos mergulham em sentidos opostos, tal como o telhado de uma casa. São dobras convexas na direção dos estratos mais recentes.
Deformação é um termo geral que inclui dobramentos, falhamentos, cisalhamentos, compressões e extensões de rochas por forças da tectônica de placas. Os tipos de deformação que vemos expostos na superfície terrestre são causados, principalmente, pelos movimentos horizontais das placas litosféricas umas em relação as outras.
Acompanhe um trecho do livro "Para Entender a Terra" de John Grotzinger e Tom Jordan, que explica os tipos de deformações continentais. Inicie a leitura a partir do título "Estilos de deformação continental".

Continue navegando