Buscar

Gestão Urbanística, Transporte e Ambiental exercicio 2 nota 90,0

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No Plano Diretor, estão previstos outros instrumentos de planejamento para a gestão pública: o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. O Plano Plurianual (PPA) está previsto no Inciso I e § 1º do art. 165 da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988, Art. 165, I, § 1º) e estabelece:
Escolha uma opção:
a.
Previsão de receitas de programas de duração continuada.
b.
As diretrizes, objetivos e metas de forma regionalizada para o período de quatro anos.
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas de forma regionalizada para o período de quatro anos. RESPOSTA: A resposta está na página 18 do ebook.
c.
Previsão de gastos decorrentes das receitas de capital.
d.
Previsão das despesas de capital, que aumentam a dívida de longo prazo.
e.
Previsão das receitas de capital, que diminuem o patrimônio público (equipamentos e obras).
Feedback
********A resposta correta é: Previsão das receitas de capital, que diminuem o patrimônio público (equipamentos e obras).
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os programas de habitação devem atender a essas necessidades de moradia, podendo ser executados por pessoa física, pessoas físicas organizadas em entidade associativa, pessoa jurídica: empresa do ramo da construção civil, poder público, executivo municipal, estadual e Distrito Federal e Associações Rurais, de acordo com o programa de habitação. Nesse sentido, qual lei assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social?
Escolha uma opção:
a.
Lei nº 11.878, de 25 de dezembro de 2014.
b.
Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2011.
c.
Lei nº 11.878, de 25 de dezembro de 2009.
d.
Lei nº 10.888, de 24 de dezembro de 2008.
e.
Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008.
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois a Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e altera a Lei nº 11.124, de 16 de junho de 2005. O art. 1o assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. RESPOSTA: A resposta está na página 28 do ebook.
Feedback
A resposta correta é: Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008.
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
É um instrumento da política de desenvolvimento urbano que busca a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município, de modo que contribua para o acesso universal à cidade. Qual é o instrumento mencionado?
Escolha uma opção:
a.
Política Pública de Planejamento Intersetorial.
b.
Programa Nacional de Controle de Velocidade.
c.
Programa Vida Sustentável.
d.
Programa de Manutenção e Restauração do Pavimento.
e.
Política Nacional de Mobilidade Urbana.
COMENTÁRIO: A Lei nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), trouxe significativas contribuições. É um instrumento da política de desenvolvimento urbano que busca “a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município”, de modo que contribua para o acesso universal à cidade (BRASIL, 2012, Art. 1º). RESPOSTA: A resposta está na página 23 do ebook.
Feedback
A resposta correta é: Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No contexto da moradia, o (a) _______ foi criado como o objetivo de: - viabilizar o acesso à terra urbanizada e à habitação digna e sustentável para a população de menor renda; - implementar políticas e programas de investimentos e subsídios, para promover e viabilizar o acesso à habitação voltada à população de menor renda; e - articular, compatibilizar, acompanhar e apoiar a atuação das instituições e órgãos que desempenham funções no setor da habitação (BRASIL, 2005). Qual alternativa corresponde ao órgão que foi criado para esse fim?
Escolha uma opção:
a.
ONG.
b.
SNHIS
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois em relação à política específica de habitação, foi criada a Lei nº 11.124, de 16 de junho de 2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, que cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS e institui o Conselho Gestor do FNHIS. O Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) foi criado com o objetivo de: - viabilizar o acesso à terra urbanizada e à habitação digna e sustentável para a população de menor renda; - implementar políticas e programas de investimentos e subsídios, para promover e viabilizar o acesso à habitação voltada à população de menor renda; e - articular, compatibilizar, acompanhar e apoiar a atuação das instituições e órgãos que desempenham funções no setor da habitação (BRASIL, 2005). RESPOSTA: A resposta está na página 27 do ebook.
c.
BNDS.
d.
SUDEMA.
e.
PIB.
Feedback
A resposta correta é: SNHIS
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
É um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais para assuntos locais, através de processos de participação da comunidade. Essa definição corresponde a qual dos instrumentos de participação pública?
Escolha uma opção:
a.
Plano orçamentário.
b.
Conselho municipal.
c.
Plano diretor.
d.
Orçamento participativo.
COMENTÁRIO: A participação democrática da sociedade na gestão das cidades ocorre de forma mais efetiva a partir da Constituição Federal de 1988. De acordo com Brasil et al. (2012, p. 122), observa-se principalmente essa participação a partir dos anos de 1990, através da “proliferação das instâncias de participação dos governos locais, sob formatos e características diversas, que correspondem a experiências bastante heterogêneas, de amplitude e alcance diferenciados”. Os autores destacam algumas formas de participação democrática na gestão pública: os conselhos municipais; o orçamento participativo (OP); as conferências municipais; a participação nos planos diretores. RESPOSTA: A resposta está na página 20 do ebook.
e.
Conferência municipal.
Feedback
A resposta correta é: Orçamento participativo.
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Pasqualotto e Sena (2017) afirmam que os problemas ambientais que surgem nas cidades são sempre decorrentes da ação humana, seja pelo uso ou apropriação indevida do espaço. Os autores citam Stipp et al. (2004) para esclarecer melhor essa questão, quando afirmam que os problemas ambientais nos centros urbanos do Brasil baseiam-se em duas diferentes ordens: a pobreza que afeta a maioria da população urbana e os problemas decorrentes da concentração de atividades econômicas, principalmente atividades industriais. Nesse sentido, marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a.
Não é a pobreza que gera os impactos ambientais.
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois é importante esclarecer que não é a pobreza que gera os impactos ambientais, mas diante das desigualdades sociais e da falta de infraestrutura em algumas áreas da cidade (periferia), a população passa a adotar medidas próprias de sobrevivência que geralmente não são as mais adequadas para o meio ambiente. RESPOSTA: A resposta está na página 31 do ebook.
b.
O aumento do PIB de um país resolve os problemas ambientais.
c.
O Brasil é um país pobre, logo gera muitos impactos ambientais.
d.
A riqueza torna as pessoas mais conscientes.
e.
Países ricos apresentam baixos registros de impactos ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Não é a pobreza que gera os impactos ambientais.
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O planejamento urbano surge como uma necessidade premente, no sentido de possibilitar maior racionalidade às decisões e ações a serem implementadas no espaço urbano, de modo que resulte em melhoria da qualidade de vida da população. O planejamento envolve a definição de diretrizes, __________, ________, __________ e planos de ação estabelecidos previamente, a partir de análise da situação atual para identificar as oportunidades e ameaças, bem como as fragilidades e potencialidades do espaço urbano. Qual das alternativas completa corretamente as lacunas na ordem adequada?
Escolha uma opção:
a.
Direito, deveres e obrigações.
b.
Objetivos, metas e estratégias.
COMENTÁRIO: O planejamento urbano surge como uma necessidade premente, no sentido de possibilitar maior racionalidade às decisões e ações a serem implementadas no espaço urbano, de modo que resulte em melhoria da qualidade de vida da população. O planejamento envolve a definição de diretrizes, objetivos, metas, estratégias e planos de ação estabelecidos previamente, a partir de análise da situação atual para identificar as oportunidades e ameaças, bem como as fragilidades e potencialidades do espaço urbano. Sendo assim, o planejamento das cidades deve ser entendido como mecanismo imprescindível para o atual contexto, cujos espaços urbanos constituem palco de diversos problemas que interferem na vida das pessoas. RESPOSTA: A resposta está na página 17 do ebook.
c.
Produção, demanda e consumo.
d.
Leis, direitos e orçamentos.
e.
Renda, salários e comissões.
Feedback
A resposta correta é: Objetivos, metas e estratégias.
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Verifica-se que, em 2015, 85% da população brasileira vivia nas cidades, sendo que na Região Sudeste esse percentual aumenta para 93% de população urbana. A Região Nordeste apresenta um menor percentual da população nas áreas urbanas, mesmo assim, ainda muito expressiva. Nesse sentido, por qual motivo ocorre o aumento da população urbana?
Escolha uma opção:
a.
Incentivos fiscais.
b.
Distribuição de renda.
c.
Migração do campo para a cidade.
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois verifica-se que, em 2015, 85% da população brasileira vivia nas cidades, sendo que na Região Sudeste esse percentual aumenta para 93% de população urbana. A Região Nordeste apresenta um menor percentual da população nas áreas urbanas, mesmo assim, ainda muito expressiva. Nesse sentido, o aumento da população urbana ocorre principalmente pela migração do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida, emprego, renda. Assim, os centros urbanos são vistos como oportunidades de melhoria de vida. RESPOSTA: A resposta está na página 30 do ebook.
d.
Proteção ambiental.
e.
Medidas sustentáveis.
Feedback
A resposta correta é: Migração do campo para a cidade.
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis. Os renováveis são aqueles que podem ser obtidos indefinidamente da mesma fonte. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de recurso renovável.
Escolha uma opção:
a.
Argila.
b.
Areia.
c.
Minérios.
d.
Plantas.
COMENTÁRIO: Os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis. Os renováveis são aqueles que podem ser obtidos indefinidamente de uma mesma fonte, tais como: energia solar, ar, água, plantas, animais etc. Os não renováveis são aqueles que possuem uma quantidade finita e irão se esgotar à medida que forem explorados, como: areia, argila, minérios, carvão mineral, petróleo etc. (BARBIERE, 2015). RESPOSTA: A resposta está na página 24 do ebook.
e.
Carvão mineral.
Feedback
A resposta correta é: Plantas.
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com o CNM (2013), os objetivos fundamentais da Política Orçamentária é a ampliação de renda e a redução das desigualdades sociais. Para atender a esse propósito, qual deve ser o objetivo da política orçamentária?
Escolha uma opção:
a.
Limitar o acesso aos bens e serviços.
b.
Concentrar renda.
c.
Não considerar imperfeições do mercado.
d.
Fomentar o crescimento econômico.
COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois de acordo com o CNM (2013), os objetivos fundamentais da Política Orçamentária são a ampliação de renda e a redução das desigualdades sociais. Para atender a esse propósito, a política orçamentária deve:- corrigir as imperfeições do mercado ou atenuar seus efeitos; - manter a estabilidade econômica e social; - fomentar o crescimento econômico; - melhorar a distribuição de renda; - universalizar o acesso aos bens e serviços públicos produzidos pelo próprio setor público ou pelo setor privado e - assegurar o cumprimento das funções elementares de Estado. RESPOSTA: A resposta está na página 20 do ebook.
e.
Manter a instabilidade econômica e social.
Feedback
A resposta correta é: Fomentar o crescimento econômico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando