Buscar

ESTUDO DE CASO PATOLOGIA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – PATOLOGIA GERAL (UNINGA)
Aluna: Natielle de Carvalho Rodrigues
J. L. S., 75 anos, hipertenso há 35 anos, teve um grave problema de saúde e precisou ficar meses na cama, imobilizado. Pouco tempo após voltar a caminhar, começou a apresentar falta de ar, tosse e dor torácica. O paciente veio a óbito devido a presença de um grande êmbolo na artéria pulmonar que foi decorrente de uma trombose. Explique detalhadamente como pode ter acontecido a formação da trombose nesse paciente. Onde, provavelmente, estava localizado o trombo nesse paciente? Justifique sua resposta.
R: Embolia pulmonar, também conhecida como tromboembolismo pulmonar (TEP), é o bloqueio da artéria pulmonar ou de um de seus ramos e geralmente, ocorre quando um trombo venoso (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.
Os fatores de risco para a ocorrência de trombose venosa profunda são o câncer, períodos prolongados de repouso no leito, tabagismo, acidente vascular cerebral, algumas doenças genéticas, gravidez, obesidade e alguns tipos de procedimentos cirúrgicos e seus esforços para prevenir a embolia pulmonar incluem exercícios físicos no pós-cirúrgico e em períodos prolongados na posição sentada e o uso de anticoagulantes em casos específicos.

Continue navegando