Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:
AS EMOÇÕES NÃO ENVELHECEM
Ao falar sobre sexualidade na terceira idade, é possível perceber certo preconceito advindo da sociedade, uma vez que este tema engloba o conjunto de fenômenos da vida sexual, inclusive o ato sexual, e têm-se uma errônea ideia de que o idoso não possui mais uma vida sexualmente ativa. 
Embora a condição física de uma pessoa nessa faixa etária seja menor devido aos problemas de saúde, não implica dizer que o ato sexual se torna menos agradável, até porque, se não podem mais contar com os benefícios da disposição, podem ao menos usar a experiência que adquiriram ao longo do tempo para mostrar que é possível um relacionamento de qualidade na terceira idade. 
 Introdução
 As emoções não envelhecem
 Como cada gênero encara a Sexualidade na Terceira Idade
 Considerações finais
A sexualidade na terceira idade é alvo de tabus e explicando-a talvez seja possível reduzir o próprio preconceito, preconceito este que se dá, muitas vezes, por falta de conhecimento do assunto e se faz relevante pensar que as emoções do idoso não envelhecem e eles continuam precisando de atenção, carinho, cuidado, carícias, relações sexuais, etc. (SANTOS, 2010)
Coube a nós uma pesquisa na tentativa de esclarecer a sexualidade na terceira idade e para tanto, foi utilizado o método de pesquisa exploratória para um melhor esclarecimento do assunto, com o intuito de pensar um pouco no próprio preconceito lembrando que as emoções não envelhecem. 
 Introdução
De acordo com Souza (2009), grande parte da sociedade tenta negar a sexualidade do idoso e muitos se negam a aceitar que o idoso possa querer namorar; esquecem que, como seres humanos, eles têm sexualidade e afetividade. 
 AS EMOÇÕES NÃO ENVELHECEM
De acordo com a psicóloga Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira, professora do departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria e da pós-graduação em Saúde Coletiva da UNESP, o idoso pode lidar com o conformismo e rejeição ou levar a velhice com criatividade. O avanço não é devolver a ele o desempenho do jovem, mas conseguir novas formas de satisfação. 
 COMO CADA GÊNERO ENCARA A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
Segundo Tucherman (2008), assim como uma criança fica contente ao receber elogios, os idosos também ficam e amam ser elogiado, receber atenção e perceber os olhares de admiração em si. Em outras palavras, eles amam se sentir atraentes.
 COMO CADA GÊNERO ENCARA A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
Contudo, é possível dizer que ao se conhecer, ambos descobrirão as vantagens dessa fase e como prova disso Bulcão (2008) relata que algumas mulheres só conhecem seu primeiro orgasmo depois da menopausa. Dessa forma, percebemos que “os problemas da sexualidade na terceira idade têm muito mais relação com a questão de cultura e conceitos errôneos do que especificamente com o fisiológico.” (SANTOS, 2010)
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A terceira idade é uma nova fase da vida, que requer adaptação, assim como as demais, e não somente na sexualidade. Os sentimentos são novos, assim como as emoções, a forma de beijar, de sentir prazer, etc., por isso, é necessário quebrar os tabus individualmente existentes sobre esse assunto, principalmente o preconceito dos próprios idosos para que experimentem o que essa fase traz de novo e melhor.
REFERÊNCIAS
BALLONE, G. J. Sexo nos idosos. Disponível em: . Acesso em 21/04/2015.
BULCÃO, Carolina Berrêdo. Aspectos fisiológicos e psicossociais da senescência sexual. Rio de janeiro, 2004. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/> Acessado em 28 de Maio.
FIBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [FIBGE]. Anuário Estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: FIBGE, 1991. 
FOUCAULT M. Em defesa da Sociedade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2000. 
FREUD, Sigmund. (1996) Três ensaios sobre teoria sexual. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud). Rio de Janeiro, Imago. (obra originalmente publicada em 1905). 
PAIVA, José Ribeiro. Atividade sexual e envelhecimento humano. Disponível em: WWW.prosex.org.br/sexual2.html acessado em: 21 de maio de 2015.
RIBEIRO, A. Sexualidade na terceira idade. In: NETTO, M. P. Gerontologia. São Paulo: 2002.
 RISMAN, A. sexualidade e terceira idade: uma visão histórico-cultural. In: Textos sobre envelhecimento. v.8. nº.1. Rio de Janeiro: 2005.
SANTOS, Raphael Alves Ribeiro. Sexualidade na Terceira Idade: Pense um pouco no próprio preconceito. Ariquemes, 2010. Revista Olhar Científico.
SILVA, Luna Rodrigues Freitas Silva. Terceira idade: nova identidade, reinvenção da velhice ou experiência geracional? Rio de Janeiro, 2006. 
SOUZA, Roberto Martins de. SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE. São Paulo, 2009. Revista Educação, Meio ambiente e Saúde. 
TUCHERMAN, Sônia EVA. Sexualidade. Rio de Janeiro; Maud X,2008

Mais conteúdos dessa disciplina