Buscar

Relatório Anatomia dos Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS
 
Nome e RA do aluno: Rita de Cássia Santos Caetano - 1929440 
Polo de matrícula: Polo Barra Mansa 
Local da realização da aula prática: - 
Ano de postagem: 2020 
1) Descrição detalhada do que foi realizado em aula prática:
Caros,
Detalhado na tele-aula com o professor Cassio Vilicev, o estudo anatômico dos sistemas do organismo humano. Sendo eles apresentados: o sistema cardiovascular, o sistema respiratório, o sistema digestório, o sistema endócrino, o sistema urinário e o sistema genital.
Iniciado e focado principlamente no sistema cardiovascular, conhecido anteriormente ou em até alguns livros com termo aparelho circulatório ou sistema circulatóri (hoje o termo oficial da terminoloia anatômica é o cardiovascular).
Apresentado na aula: coração, vasos de sangue e o sistema linfático.
O coração em sua posição anatômica é localizado no sagital mediano, apresentando a maior parte (2/3 à esquerda desse plano). Com limites anterior do coração conhecido como externo.
Limite posterior é encontrado a coluna vertebral, entre 4ª e 8ª vértebra.
Limite lateral encontra-se os pulmões.
Limite inferior é encontrado o diafragma que divide a cavidade torácica com a cavidade abdominal, e por fim, o limite superior que é a região superior do tórax. É um órgão possuíndo 4 cavidades, sendo 2 superiores conhecidas como átrios (esquerdo e direito) e 2 inferiores denominadas como ventrículos (esquerdo e direito).
O sistema respiratório, em meio externo, irá absorver o ar que irá percorrer as vias aéreas até chegar os pulmões (os avéolos pulmonares), onde ocorrerá a troca gasosa, enviará ao coração e distribuirá a todos os tecidos.
O sistema respirátorio é composto por: nariz, faringe, laringe, traqueia e os bronquios chegando até os pulmões. Apresentando alguns limites, teremos o limite anterior que são as narinas. Na peça biológica é possível ter uma vião melhor do limite posterior, a coana. O limite inferior, o assoalho, separa a cavidade nasal da cavidade oral.
O limite superior é formado por alguns óssos que é o osso nasal, frontal óssos esfenóides e etilóide.
Limite medial constituido por septo nasal, composto tanto por ossos quanto cartilagem. E por fim, o limite lateral formado por relevo de estrutura ósseas recoberta por mucosas.
Nesse limite lateral é encontrada duas conchas: a superior e a média que pertence ao o osso etmoide, a terceira é independente, denominada concha inferior.
Características apresentadas na aula e até mesmo uma curiosidade é que, pulmões são divididos em lobos. Sendo o pulmão direito dividido em 3 lobos (superior, médio e inferior), o pulmão esquerdo é dividido em apenas dois lobos (superior e inferior). Ambos possuem físsuras, sendo direito encontradas físsuras horizontal e oblíqua e no esquerdo a físsura oblíqua.
Assim como o sistema respiratório necessita de nutrientes para levar ao corpo, o sistema digestório também contribuirá. Possuindo um canal alimentar, onde os alimentos irão pecorrer e sofrerão transformações químicas e mecânicas.
A digestão se inicia pelo sistema nervoso, a boca é o início do processo onde ocorrerá a digestão química. Seguindo para o processo no canal da Faringe, (lembrando que é dividido em nasal, oral e laríngea), seguindo para então o esôfago, no nosso canal alimentar seguirá para o trato gástrico através de contrações involuntárias, os movimentos peristálticos.
Para então seguir para o estômago, onde ocorre a digestão química, alcançando aos intestinos (delgado e grosso). Com a maior parte de absorção para o sistema cardiovascular situada no intestino delgado (duodeno). O que não será aproveitado, absorvido ou utilizando será encaminhado ao canal do reto e o ânus.
O sistema é dividido em supradiafragmática e infradiafragmática.
O sistema urinário tem como principal a produção e eliminação da urina. Composto por rins, ureter onde transporta a urina até a bexiga urinária, dali transportando pela ureta até o meio externo. O sistema urinário masculino e feminino tem diferenças morfofisiológicas, como por exemplo a uretra feminina tem comprimento de 4 cm enquanto a masculina em geral 14cm. Sendo longa é dividida em 3 partes, prostática, membranosa e esponjosa ou peniana.
Os rins localizados na cavidade abdominal, possuindo face anterior e posterior e extremidade superior e inferior (na superior de cada é encontrada uma glândula endócrina chamada glândula adrenal). Encontrada também duas margens, lateral e margem medial. Na estrutura anatômica de cada margem medial é encontrada a artéria renal transportando oxigênio.
Cada rim apresenta aproximadamente 10 cm de comprimento, 5 de largura e 2,5 cm de expressura.
O sistema reprodutor, tanto masculino quanto feminino, é dividido por genitária externa e interna.
O sistema reprodutor masculino, externo, é composto por: pênis, saco escrotal ou escroto possuíndo dois testículos (esquerdo e direito), sendo o esquerdo se encontra um pouco mais abaixo que o direito normalmente, situação chamada anorquidia.
Para que ocorra a produção dos espermatozóides nos testículos, o escroto deverá manter os mesmos longe do corpo para manter uma temperatura inferior de 1 grau a 1,5 grau da temperatura corpórea.
O sistema reprodutor feminino, externo, é encontrada a vúlva ou pudendo, composta por lábios maiores e os lábios menores. Região de tecido adiposo recoberta por pêlos que é chamado de monte de vênus ou monte de pubis.
Clitóris que é a estrutura erétil igual ao pênis, como a genitária masculina.
Já a genitária interna feminina, encontraremos os ovários que também é um órgão endócrino. Após o ovário, é denominado a tuba uterina. Caso ocorra uma fecundanção, ela ocorrerá na região da ampôla uterina, lembrando que, o indivíduo deverá chegar até o útero para que ocorra o desenvolvimento.
O útero, é um órgão muscular que difere dos demais. Apresentando 3 camadas: a camada externa chamada perimétrio, a camada média chamada de miométrio e a camada interna chamada de endométrio.
Por fim, encontraremos um órgão de copula, assim como na genitária masculina que é o pênis, na feminina refere-se à vagina. A vagina tem a função da passagem de um novo ser, no caso o parto normal, e de órgão de copula onde ocorrerá a introdução do pênis na vagina.
E a terceira função que será a passagem da menstruação, que é descamas do útero quando não ocorre a fecundação.
2) Conhecimentos adquiridos na aula prática de Anatomia dos Sistemas:
Como estudado em aula, foi notado curiosidades em relação às posições anatômicas referente aos órgãos de seus respectivos sistemas, incluindo morfofisiologia, tamanhos e posições como dos rins por exemplo, em que o rim direito se localiza posteriormente devido a posição do fígado na cavidade abdominal do que o esquerdo.
Continuando com tamanho de órgãos, pode se reparar que no sistema urinário, a bexiga urinária possui tamanhos diferentes em relação ao feminino quanto ao masculino. Pois, o útero a bexiga da mulher é menor devido a posição e o espaço ocupado imediatamente superior.
A importância no aprendizado do sistema cardiovascular e na distribuição do sangue, circuito sistêmico, tanto o venoso quanto o sangue arterial, para o corpo todo. Como ocorre a troca de um para o outro a todo momento, o percurso do sangue pelas veias desde a entrada do meio externo e sua passagem até os avéolos bronquiais, o hematose pulmonar.
A divisão e suas respectivas funções até mesmo para tarefas simples, como ingerir alimentos, detalhado e mostrado com mais clareza em peças biológicas utilizadas pelo professor durante a aula.

Continue navegando