Logo Passei Direto
Buscar

PROVA-OBJETIVA-PRINCÍPIOS-PROCESSOS-QUÍMICOS-INDUSTRIAIS

User badge image
Elizabeth

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Existem uma série de parâmetros de controle de poluição, determinados por órgãos reguladores e fiscalizadores, para lançamento de efluentes líquidos industriais. Assim, diversos tratamentos destes efluentes foram desenvolvidos levando em conta as características físicas, químicas e biológicas, dos contaminantes a serem removidos originados das operações unitárias da produção industrial. Estes tratamentos dos efluentes líquidos podem ser enquadrados em processos físicos, químicos e biológicos.
Sobre o tratamento físico de gradeamento é correto afirmar que:
A é uma separação bem grosseira para retirar sólidos de grandes tamanhos, sendo considerado como um pré-tratamento.
B a retirada de impurezas dos efluentes é feita através de coagulação e floculação.
C a separação é feita por resinas aniônicas e catiônicas
D é usado para desinfecção e quase sempre antecede uma fluoretação

O American Petroleum Institute (API) apresenta diversas formas de classificar o petróleo, segundo sua densidade, teor de enxofre e característica predominante dos hidrocarbonetos que possui. Sabemos que o petróleo produzido no Brasil, predominantemente parafínico ou parafíniconaftênico, apresenta em média 29oAPI e um teor médio de enxofre de 0,52% em peso.
Assim, de acordo com a API é classificado como:
A petróleo leve, do tipo ácido.
B petróleo médio, do tipo ácido.
C petróleo leve, do tipo doce.
D petróleo médio, do tipo doce.

O biodiesel é um combustível renovável obtido por meio de um processo químico denominado transesterificação, que pode seguir três tipos de rotas: rota ácida, rota básica e rota mista.
Sobre estas rotas é correto afirmar que:
A Na rota ácida, a transesterificação é feita com a reação do graxo com um catalisador usando base, como hidróxido de sódio e metanol.
B Na rota básica, faz-se a preparação do graxo com ácido sulfúrico e depois a reação de transesterificação com metanol e catalisador.
C O processo mais usado é ainda a rota ácida, devido ao seu custo.
D A rota básica é mais rápida e barata, porém gera como subproduto a glicerina bruta.

Embora estejam sendo feitos esforços para diminuir o uso de fontes de energia não renováveis, ainda há, na matriz energética mundial, uma dependência quase que integral desse tipo de fonte. Segundo o relatório Global Bioenergy Statistics, publicado em 2018 pela WBA (World Bioenergy Association), 86% da matriz energética global ainda é contemplada pelas fontes não renováveis.
Conforme o Gráfico abaixo, se conclui que, em termos de uso desta energia não renovável até 2050:
A Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 52% da demanda de energia na projeção para 2050.
B Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 48% da demanda de energia na projeção para 2050.
C A demanda por energia elétrica crescerá para 24% da demanda.
D A demanda por energia elétrica crescerá para 76% da demanda.

Outra função importante do Setor de Utilidades é o resfriamento de água de arrefecimento, que é feito nas Torres de Resfriamento.
Mas o que são as Torres de Resfriamento, também chamadas Torres e Refrigeração?
A São equipamentos de geração de energia onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.
B são equipamentos de tratamento de água onde ocorre transferência de massa por meio do arraste de gotículas de água.
C são equipamentos de troca térmica onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.
D são equipamentos de tratamento de resíduos industriais onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.

Saindo daquela visão mais restrita da mecânica clássica, na qual energia é entendida como a capacidade de realizar trabalho, devemos ampliar o conceito para as ciências térmicas, buscando uma maior abrangência conceitual e de aplicações científicas.
Assim, podemos adotar conceituações mais abrangentes pelas quais é correto afirmar que energia é:
A uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
B uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
C uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de transferência ou transformação, as interações do sistema com o meio.
D uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.

Os setores que compõem uma unidade industrial podem ser divididos em setor de processo e setor de utilidades. No setor de utilidades, é produzido o vapor, é feito o tratamento de água, produzida a energia elétrica e gerado o ar comprimido, além do resfriamento de água de arrefecimento da planta industrial.
Qual a principal função de um setor de utilidades?
A Gerar os produtos industriais.
B Tratar os efluentes gerados.
C Otimizar os processos produtivos.
D Fornecer a energia para o processo produtivo.

Para atender a crescente demanda, serão necessárias outras fontes e geração de energia elétrica, além das hidrelétricas. Assim, fontes alternativas, como termoelétricas, energia solar e eólica, vêm recebendo incentivos para se consolidarem. Além disso, as indústrias vêm trabalhando na cogeração de energia, visando também diminuir os gastos com este insumo.
Nas indústrias, há dois processos de cogeração de energia: o ciclo bottoming e o ciclo topping. Sobre estes ciclos é correto afirmar que:
A Os ciclos topping são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos bottoming operam de forma inversa aos topping. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo.
B Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo.
C Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo.
D Os ciclos bottoming são aqueles em que não há a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Há a recuperação do calor produzido para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica.

A clarificação é feita por um processo de coagulação e posterior floculação das impurezas, por ação de agentes coagulantes e floculantes como o sulfato de alumínio, o cloreto férrico, os policloretos de alumínio (PACs) e outros. A coagulação e floculação ocorrem por processos eletrostáticos, fazendo com que as impurezas se unam e formem um composto maior e mais denso, sedimentando no leito.
Onde é feita a clarificação?
A Este tratamento ocorre em colunas de resinas de troca iônica.
B Este tratamento é feito em flotadores.
C Este tratamento é feito em lagoas de decantação ou em decantadores.
D Este tratamento ocorre em separadores água-óleo.

Há necessidade de tratamento de água industrial principalmente para a geração de vapor em caldeiras. É muito comum ver empresas utilizando água de poços ou rios sem tratamento ou mesmo usando água tratada para consumo humano para alimentar as caldeiras, o que acarretará uma série de problemas na geração de vapor.
sendo os principais:
A empenamento e torção.
B fadiga e fratura.
C incrustação e corrosão.
D solubilização e adsorção.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Existem uma série de parâmetros de controle de poluição, determinados por órgãos reguladores e fiscalizadores, para lançamento de efluentes líquidos industriais. Assim, diversos tratamentos destes efluentes foram desenvolvidos levando em conta as características físicas, químicas e biológicas, dos contaminantes a serem removidos originados das operações unitárias da produção industrial. Estes tratamentos dos efluentes líquidos podem ser enquadrados em processos físicos, químicos e biológicos.
Sobre o tratamento físico de gradeamento é correto afirmar que:
A é uma separação bem grosseira para retirar sólidos de grandes tamanhos, sendo considerado como um pré-tratamento.
B a retirada de impurezas dos efluentes é feita através de coagulação e floculação.
C a separação é feita por resinas aniônicas e catiônicas
D é usado para desinfecção e quase sempre antecede uma fluoretação

O American Petroleum Institute (API) apresenta diversas formas de classificar o petróleo, segundo sua densidade, teor de enxofre e característica predominante dos hidrocarbonetos que possui. Sabemos que o petróleo produzido no Brasil, predominantemente parafínico ou parafíniconaftênico, apresenta em média 29oAPI e um teor médio de enxofre de 0,52% em peso.
Assim, de acordo com a API é classificado como:
A petróleo leve, do tipo ácido.
B petróleo médio, do tipo ácido.
C petróleo leve, do tipo doce.
D petróleo médio, do tipo doce.

O biodiesel é um combustível renovável obtido por meio de um processo químico denominado transesterificação, que pode seguir três tipos de rotas: rota ácida, rota básica e rota mista.
Sobre estas rotas é correto afirmar que:
A Na rota ácida, a transesterificação é feita com a reação do graxo com um catalisador usando base, como hidróxido de sódio e metanol.
B Na rota básica, faz-se a preparação do graxo com ácido sulfúrico e depois a reação de transesterificação com metanol e catalisador.
C O processo mais usado é ainda a rota ácida, devido ao seu custo.
D A rota básica é mais rápida e barata, porém gera como subproduto a glicerina bruta.

Embora estejam sendo feitos esforços para diminuir o uso de fontes de energia não renováveis, ainda há, na matriz energética mundial, uma dependência quase que integral desse tipo de fonte. Segundo o relatório Global Bioenergy Statistics, publicado em 2018 pela WBA (World Bioenergy Association), 86% da matriz energética global ainda é contemplada pelas fontes não renováveis.
Conforme o Gráfico abaixo, se conclui que, em termos de uso desta energia não renovável até 2050:
A Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 52% da demanda de energia na projeção para 2050.
B Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 48% da demanda de energia na projeção para 2050.
C A demanda por energia elétrica crescerá para 24% da demanda.
D A demanda por energia elétrica crescerá para 76% da demanda.

Outra função importante do Setor de Utilidades é o resfriamento de água de arrefecimento, que é feito nas Torres de Resfriamento.
Mas o que são as Torres de Resfriamento, também chamadas Torres e Refrigeração?
A São equipamentos de geração de energia onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.
B são equipamentos de tratamento de água onde ocorre transferência de massa por meio do arraste de gotículas de água.
C são equipamentos de troca térmica onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.
D são equipamentos de tratamento de resíduos industriais onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa.

Saindo daquela visão mais restrita da mecânica clássica, na qual energia é entendida como a capacidade de realizar trabalho, devemos ampliar o conceito para as ciências térmicas, buscando uma maior abrangência conceitual e de aplicações científicas.
Assim, podemos adotar conceituações mais abrangentes pelas quais é correto afirmar que energia é:
A uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
B uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
C uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de transferência ou transformação, as interações do sistema com o meio.
D uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.

Os setores que compõem uma unidade industrial podem ser divididos em setor de processo e setor de utilidades. No setor de utilidades, é produzido o vapor, é feito o tratamento de água, produzida a energia elétrica e gerado o ar comprimido, além do resfriamento de água de arrefecimento da planta industrial.
Qual a principal função de um setor de utilidades?
A Gerar os produtos industriais.
B Tratar os efluentes gerados.
C Otimizar os processos produtivos.
D Fornecer a energia para o processo produtivo.

Para atender a crescente demanda, serão necessárias outras fontes e geração de energia elétrica, além das hidrelétricas. Assim, fontes alternativas, como termoelétricas, energia solar e eólica, vêm recebendo incentivos para se consolidarem. Além disso, as indústrias vêm trabalhando na cogeração de energia, visando também diminuir os gastos com este insumo.
Nas indústrias, há dois processos de cogeração de energia: o ciclo bottoming e o ciclo topping. Sobre estes ciclos é correto afirmar que:
A Os ciclos topping são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos bottoming operam de forma inversa aos topping. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo.
B Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo.
C Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo.
D Os ciclos bottoming são aqueles em que não há a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e energia mecânica ou elétrica. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Há a recuperação do calor produzido para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica.

A clarificação é feita por um processo de coagulação e posterior floculação das impurezas, por ação de agentes coagulantes e floculantes como o sulfato de alumínio, o cloreto férrico, os policloretos de alumínio (PACs) e outros. A coagulação e floculação ocorrem por processos eletrostáticos, fazendo com que as impurezas se unam e formem um composto maior e mais denso, sedimentando no leito.
Onde é feita a clarificação?
A Este tratamento ocorre em colunas de resinas de troca iônica.
B Este tratamento é feito em flotadores.
C Este tratamento é feito em lagoas de decantação ou em decantadores.
D Este tratamento ocorre em separadores água-óleo.

Há necessidade de tratamento de água industrial principalmente para a geração de vapor em caldeiras. É muito comum ver empresas utilizando água de poços ou rios sem tratamento ou mesmo usando água tratada para consumo humano para alimentar as caldeiras, o que acarretará uma série de problemas na geração de vapor.
sendo os principais:
A empenamento e torção.
B fadiga e fratura.
C incrustação e corrosão.
D solubilização e adsorção.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Existem uma série de parâmetros de controle de poluição, determinados por órgãos reguladores e fiscalizadores, para 
lançamento de efluentes líquidos industriais. Assim, diversos tratamentos destes efluentes foram desenvolvidos levando 
em conta as características físicas, químicas e biológicas, dos contaminantes a serem removidos originados das 
operações unitárias da produção industrial. Estes tratamentos dos efluentes líquidos podem ser enquadrados em 
processos físicos, químicos e biológicos. Sobre o tratamento físico de gradeamento é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
é uma separação bem grosseira para retirar sólidos de grandes tamanhos, sendo considerado como um pré-
tratamento.
Você acertou!
Conforme Aula 5, Tema 3, item 3.1:
Gradeamento é uma separação bem grosseira para retirar sólidos de grandes tamanhos, sendo considerado como
um pré-tratamento.
B a retirada de impurezas dos efluentes é feita através de coagulação e floculação.
C a separação é feita por resinas aniônicas e catiônicas
D é usado para desinfecção e quase sempre antecede uma fluoretação
Questão 2/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
O American Petroleum Institute (API) apresenta diversas formas de classificar o petróleo, segundo sua densidade, teor 
de enxofre e característica predominante dos hidrocarbonetos que possui. Sabemos que o petróleo produzido no Brasil, 
predominantemente parafínico ou parafíniconaftênico, apresenta em média 29oAPI e um teor médio de enxofre de 
0,52% em peso. Assim, de acordo com a API é classificado como:
Nota: 10.0
A petróleo leve, do tipo ácido.
B
petróleo médio, do tipo ácido.
Você acertou!
Segundo Aula 6, Tema 1:
Sabemos que o petróleo produzido no Brasil apresenta em média 29oAPI e um teor médio de enxofre de 0,52% 
em peso, caracterizando-se como petróleo médio, do tipo ácido. Também é predominantemente parafínico ou 
parafíniconaftênico.
C petróleo leve, do tipo doce.
D petróleo médio, do tipo doce.
Questão 3/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
O biodiesel é um combustível renovável obtido por meio de um processo químico denominado transesterificação, que 
pode seguir três tipos de rotas: rota ácida, rota básica e rota mista. Sobre estas rotas é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
Na rota ácida,  a transesterificação é feita com a reação do graxo com um catalisador usando base, como 
hidróxido de sódio e metanol.
B
Na rota básica, faz-se a preparação do graxo com ácido sulfúrico e depois a reação de transesterificação com 
metanol e catalisador.
C O processo mais usado é ainda a rota ácida, devido ao seu custo.
D
A rota básica é mais rápida e barata, porém gera como subproduto a glicerina bruta.
Você acertou!
Conforme Aula 4, Tema 3, item 3.3:
A rota básica é mais rápida e barata que a ácida, porém gera como subproduto a glicerina bruta, que deve ser 
destinada para local certificado ou tratada por destilação, gerando glicerina de valor comercial e recuperando 
parte do metanol usado no processo.
Questão 4/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Embora estejam sendo feitos esforços para diminuir o uso de fontes de energia não renováveis, ainda há, na matriz 
energética mundial, uma dependência quase que integral desse tipo de fonte. Segundo o relatório Global Bioenergy 
Statistics, publicado em 2018 pela WBA (World Bioenergy Association), 86% da matriz energética global ainda é 
contemplada pelas fontes não renováveis.
Conforme o Gráfico abaixo, se conclui que, em termos de uso desta energia não renovável até 2050:
Nota: 10.0
A Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 52% da demanda 
de energia na projeção para 2050.
Você acertou!
Conforme material de leitura da Aul 3, Tema 1, item 1.1:
Repare no gráfico que derivados do petróleo mais carvão mineral e  mais gás natural ainda contemplarão 52% 
da demanda de energia na projeção para 2050.
B
Os derivados do petróleo mais carvão mineral e derivados mais gás natural ainda contemplarão 48% da demanda 
de energia na projeção para 2050.
C A demanda por energia elétrica crescerá para 24% da demanda.
D A demanda por energia elétrica crescerá para 76% da demanda.
Questão 5/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Outra função importante do Setor de Utilidades é o resfriamento de água de arrefecimento, que é feito nas Torres de 
Resfriamento. Mas o que são as Torres de Resfriamento, também chamadas Torres e Refrigeração ?
Nota: 10.0
A São equipamentos de geração de energia onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa .
B
são equipamentos de tratamento de água onde ocorre transferência de massa por meio do arraste de gotículas de 
água .
C
são equipamentos de troca térmica onde, além de transferência de calor, ocorre transferência de massa .
Você acertou!
Conforme Material de Leitura da Aula 4, Tema 2:
Torres de Resfriamento, também chamadas Torres e Refrigeração, são equipamentos de troca térmica onde, 
além de transferência de calor, ocorre transferência de massa por meio do arraste de gotículas de água pela 
corrente de ar de resfriamento.
D
são equipamentos de tratamento de resíduos industriais onde, além de transferência de calor, ocorre transferência 
de massa .
Questão 6/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Saindo daquela visão mais restrita da mecânica clássica, na qual energia é entendida como a capacidade de realizar 
trabalho, devemos ampliar o conceito para as ciências térmicas, buscando uma maior abrangência conceitual e de 
aplicações científicas. Assim, podemos adotar conceituações mais abrangentes pelas quais é correto afirmar que energia
é:
Nota: 10.0
A uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de transferência ou 
transformação devidos a interações do sistema com o meio.
Você acertou!
Segundo Aula 4, tema 1, item 1.1:
Saindo daquela visão mais restrita da mecânica clássica, na qual energia é entendida como a capacidade de 
realizar trabalho, devemos ampliar o conceito para as ciências térmicas, buscando uma maior abrangência 
conceitual e de aplicações científicas. Assim, podemos adotar conceituações mais abrangentes pelas quais se 
entende que energia é uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por 
processos de transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
B
uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, por processos de 
transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
C
uma propriedade intrínseca às mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de 
transferência ou transformação, as interações do sistema com o meio.
D
uma propriedade independente das mudanças que ocorrem em sistemas de controle, exceto por processos de 
transferência ou transformação devidos a interações do sistema com o meio.
Questão 7/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Os setores que compõem uma unidade industrial podem ser divididos em setor de processo e setor de utilidades. No 
setor de utilidades, é produzido o vapor, é feito o tratamento de água, produzida a energia elétrica e gerado o ar 
comprimido, além do resfriamento de água de arrefecimento da planta industrial. É o setor mais diretamente envolvido 
com a eficiência energética da planta industrial.
Qual a principal função de um setor de utilidades ?
Nota: 10.0
A Gerar os produtos industriais.
B Tratar os efluentes gerados.
C Otimizar os processos produtivos.
D
Fornecer a energia  para o processo produtivo.
Você acertou!
Conforme Material de Leitura da Aula 3, Tema 2:
A principal função de um setor de utilidades é fornecer a energia necessária para o processo produtivo, sendo, 
portanto, o setor mais diretamente envolvido com a eficiência energética da planta industrial.
Questão 8/10 - Princípios dos Processos QuímicosIndustriais
Para atender a crescente demanda , serão necessárias outras fontes e geração de energia elétrica, além das 
hidrelétricas. Assim, fontes alternativas, como termoelétricas, energia solar e eólica, vêm recebendo incentivos para se 
consolidarem. Além disso, as indústrias vêm trabalhando na cogeração de energia, visando também diminuir os gastos 
com este insumo. Nas indústrias, há dois processos de cogeração de energia: o ciclo bottoming e o ciclo topping.
Sobre estes ciclos é correto afirmar que:
Nota: 10.0
A
Os ciclos topping são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e 
energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica
é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo.
Já os ciclos bottoming operam de forma inversa aos topping. Primeiro o calor produzido é usado para geração de 
vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo.
B
Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e 
energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e 
energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo. 
Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica 
ou mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. 
C
Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e 
energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica
é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. 
Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Primeiro o calor produzido é usado para geração de 
vapor e energia mecânica ou elétrica, para depois ser usado no processo. 
Você acertou!
Conforma material de leitura da Aula 3, Tema 1, item 1.1:
Os ciclos bottoming são aqueles em que ocorre a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor 
e energia mecânica ou elétrica, em turbinas a vapor. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou 
mecânica é feita pela energia térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. Apresenta como dificuldades
a possibilidade de o calor residual ser de difícil recuperação ou muitas vezes insuficiente para gerar energia, 
necessitando de injeção adicional de vapor para este fim. Já os ciclos topping operam de forma inversa aos 
bottoming. Primeiro o calor produzido é usado para geração de vapor e energia mecânica ou elétrica, para 
depois ser usado no processo. Por não apresentar as dificuldades do ciclo anterior, são preferencialmente usados
na indústria, muito embora possam muitas vezes representar um custo maior.
D
Os ciclos bottoming são aqueles em que não há a recuperação direta do calor residual para a produção de vapor e 
energia mecânica ou elétrica. Neste tipo de ciclo, a produção de energia elétrica ou mecânica é feita pela energia 
térmica dos gases de exaustão, após uso no processo. 
Já os ciclos topping operam de forma inversa aos bottoming. Há a recuperação do calor produzido  para geração 
de vapor e energia mecânica ou elétrica. 
Questão 9/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
A clarificação é feita por um processo de 4 coagulação e posterior floculação das impurezas, por ação de agentes 
coagulantes e floculantes como o sulfato de alumínio, o cloreto férrico, os policloretos de alumínio (PACs) e outros. A 
coagulação e floculação ocorrem por processos eletrostáticos, fazendo com que as impurezas se unam e formem um 
composto maior e mais denso, sedimentando no leito. Onde é feita a clarificação?
Nota: 10.0
A Este tratamento ocorre em colunas de resinas de troca iônica.
B Este tratamento é feito em flotadores.
C
Este tratamento é feito em lagoas de decantação ou em decantadores.
Você acertou!
Conforme Aula 5, Tema 1, item 1.2.1:
Esta clarificação é feita em lagoas de decantação ou em 
decantadores.
D Este tratamento ocorre em separadores água-óleo.
Questão 10/10 - Princípios dos Processos Químicos Industriais
Há necessidade de tratamento de água industrial principalmente para a geração de vapor em caldeiras. É muito comum 
ver empresas utilizando água de poços ou rios sem tratamento ou mesmo usando água tratada para consumo humano 
para alimentar as caldeiras, o que acarretará uma série de problemas na geração de vapor, sendo os principais:
Nota: 10.0
A empenamento e torção.
B fadiga e fratura.
C
incrustação e corrosão.
Você acertou!
Conforme Aula 5, Tema 1, item 1.1:
Há necessidade de tratamento de água industrial principalmente para a geração de vapor em caldeiras. É muito 
comum ver empresas utilizando água de poços ou rios sem tratamento ou mesmo usando água tratada para 
consumo humano para alimentar as caldeiras, o que acarretará uma série de problemas na geração de vapor, 
sendo os principais a incrustação e a corrosão.
D solubilização e adsorção.

Mais conteúdos dessa disciplina