Buscar

INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA 2 QUESTIONARIOS FAVENI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO I – INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA
· […] é algo mais do que a Geografia enquanto ciência que se institucionaliza no século XIX. Enquanto conhecimento acerca do mundo está presente em todos os tempos e em todas as civilizações. Trata-se da geografia antes da sua sistematização. As afirmativas apresentadas se referem:
Saber geográfico
· O conhecimento geográfico é, portanto, o arcabouço teórico e conceitual criado ao longo do tempo e que interessa aos estudos geográficos. Esse conhecimento vem sendo formulado desde os primórdios da humanidade, utilizando-se para isso dos instrumentos disponíveis naquele momento. A Geografia estuda sempre as relações entre homem e meio, e nunca um deles isoladamente, apesar de por muito tempo existir uma dicotomia entre a parte física e humana nesta ciência. Sobre o conhecimento geográfico assinale a alternativa incorreta.
Estes conhecimentos estavam relacionados principalmente com a noção de paisagens, contornos e curvas.
· A Geografia é uma ciência que passou por várias crises, as quais produziram profundas mudanças nas formas pelas quais esta é estruturada. Para conhecer mais sobre a evolução dos conhecimentos geográficos, existe um ramo específico da Geografia, que é a História do Pensamento Geográfico. Sobre a história do pensamento geográfico, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Quando a Geografia surge, ela tem um caráter mais ligado às questões físicas da Terra, ou seja, os conhecimentos sobre os astros, as dinâmicas terrestres, os mares e a estrutura do planeta.
II. Não havia uma preocupação, portanto, com o mundo natural.
III. Após os gregos, os povos árabes também contribuíram grandemente com os conhecimentos geográficos, no entanto, ainda com um viés mais natural.
IV. Com as navegações, poucas hipóteses puderam ser confirmadas, o que conferiu um retrocesso para os conhecimentos geográficos, especialmente no que se refere ao formato, a estrutura e as dinâmicas do planeta.
Somente as alternativas II e IV, estão incorretas
· Como vimos, o homem enfrentou as difíceis etapas do reconhecimento da Terra; os navegadores foram os principais descobridores dos limites das terras e dos literais. Sobre seus barcos, guiados pelo fio condutor das costas, impulsionados pelos ventos e pelas correntes, esses homens empreenderam viagens e expedições em direção as terras míticas, imaginárias ou reais. Eles desenharam os contornos das costas, depois, com seus barcos mediaram distancias, a duração das navegações, identificaram as posições topográficas. Deram às terras descobertas milhares de nomes. Entre essas viagens e explorações, foram identificadas a resolução de três problemas quanto a configuração dos continentes e oceanos, são elas:
O conhecimento da forma da terra, suas dimensões e definições das coordenadas de um lugar.
· O conhecimento dos contornos e das posições geográficas depende de outro conhecimento, aquele do conteúdo de cada lugar da superfície da terra. A curiosidade dos homens apenas se satisfaz quando ele preenche os vazios das cartas e substitui os lugares míticos e imaginários por lugares “reais”. Diante disso, de acordo com seus estudos, leia as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. Diversas finalidades deram sustentação a esta empreitada: terras a conquistar, impérios a dominar, riquezas para se apropriar, populações para descobrir, rios e fontes, montanhas e lagos para inventariar.
II. o desejo de conhecer foi sempre orientado e seletivo em relação às intenções dos homens e das sociedades. Ele varia com a escala que se deseja atingir, ou seja, varia em função da distância e do afastamento dos lugares que se quer conhecer.
III. Conhecer significa criar itinerários que são “memorizados” graças à observação dos traços da topografia próxima e longínqua, à memorização das cores da vegetação, das nuances do relevo etc.
IV. Para melhor inventariar e identificar, primeiramente, fixa-se os fenômenos mais remarcáveis ou que fornecem os melhores marcos e sinais: o traçado dos rios, os obstáculos montanhosos, os desfiladeiros, os vulcões, os lagos, os animais e também as cidades.
Todas as alternativas estão corretas.
· Ao longo do tempo, temos visto que a ação e as atividades humanas têm criado espaços e espaço. Significa dizer que uma ação pontual tem repercussão no próprio ponto e no que está a sua volta, ou seja, no seu entorno nesse sentido amplo, ou seja, o homem para se reproduzir necessita de alimentos, de abrigo, de vestimentas, de repouso etc. Essa reprodução material somente se realiza num contexto de complexidade dos atos sociais e é nesse sentido que dizemos que o espaço é constituído pelo conjunto de lugares e de suas relações. Partindo dessa premissa, podemos identificar cinco domínios de ação fundamental para toda a sociedade no espaço geográfico, são esses domínios, exceto:
Indagação
· Sobre o espaço terrestre e sua organização, leia atentamente as afirmativas abaixo relacionando-as com as alternativas, posteriormente assinale a alternativa correta:
1. Apropriação
2. Exploração
3. Habitação
4. Trocar
5. Gestão
(   )  Atribuição a si. Ato fundamental, e mesmo fundador em Geografia. Emprega-se em dois sentidos associados;
(   ) Este verbo vem do latim habitare e evoca todo o conjunto do ser e do ter. O ser humano é habitante, frequentador de determinados lugares e habita em alguma parte.
(  ) É o coração dos processos de desenvolvimento econômico; lugares de sua realização são os mercados cuja a organização concreta contribui largamente para a formação do espaço em todas as escalas geográficas.
(   ) Do espaço o qual nos apropriamos e dispomos é preciso tirar partido, é preciso explorá-lo.
(    ) Todo o corpo social tem necessidade de se governar, de se organizar. As formas de organização podem assegurar interesses diversos, orientar a produção, gerir conflitos internos. Governar é mais traçar caminhos, reger, organizar, do que comandar.
1,3,4,2,5
· Nas décadas de 50 e 60 houve um movimento de renovação, pois a Geografia Tradicional, já não explicava as transformações ocorridas no mundo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que os geógrafos insatisfeitos buscassem dinamismo para essa ciência, que nada tinha de estática. A partir dessa busca pela renovação da Geografia surgem dois grupos:
Geografia Pragmática e Critica
· De acordo com o estudado, sabe-se que a Geografia como ciência começou antes do advento do Islam. No entanto, “devido às contribuições dos árabes e aos seus conhecimentos astronômicos, a geografia teve progresso acentuado. Não é por acaso, pois os árabes que inicialmente pegaram o conhecimento dos gregos, principalmente Ptolomeu, são guias no campo da geografia e superaram seus mestres, como é de seus costumes. Podemos desenhar a história das inovações e conquistas feitas pelos muçulmanos no campo da geografia em três fases:
Correção de erros cometidos pelos seus antecessores, Descrição distinta de marcos e países, suas adições e descobertas.
· O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações estruturais da sociedade, resultou na reformulação total da vida medieval, dando início à Idade Moderna. A cultura renascentista teve quatro características marcantes, a saber:
Racionalismo, Individualismo, Experimentalismo e Antropocentrismo
QUESTIONÁRIO II – INTRODUÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA
· A especificidade da situação histórica da Alemanha, no início do século XIX, época que se dá a eclosão da Geografia, está no caráter tardio da penetração das relações capitalistas nesse país. Na verdade, o país não existe enquanto tal, pois ainda não se constituiu como Estado Nacional. A Alemanha de então é um aglomerado de feudos (ducados, principados, reinos) cuja única ligação reside em alguns traços culturais comuns. Inexistente qualquer unidade econômica ou política, a primeiracomeçando a se formar no decorrer do século XIX, a segunda só se efetivando em 1870, com a unificação nacional. Nesse contexto, e considerando o que foi estudado, assinale a alternativa incorreta:
Do mesmo modo como a Antropologia aparece na França, onde a questão central era a organização natural (um país em que a luta de classes atingia um radicalismo único), a Geografia surge na Alemanha onde a questão do espaço era indispensável.
· Para Ritter, a ordem natural obedeceria a um fim previsto por Deus, a causalidade da natureza obedeceria à designação divina do movimento dos fenômenos. Deste modo, haveria uma finalidade na natureza, logo uma predestinação dos lugares. Compreender esta predestinação seria a tarefa do conhecimento geográfico, que no limite, para esse autor, seria uma forma de “contemplação da própria divindade. Diante disso, podemos dizer que a proposta de Ritter pode ser considerada:
Antropocêntrica (o homem é o sujeito da natureza), regional (aponta para o estudo de individualidades), valorizando a relação homem natureza.
· “[…]suas obras foram de fundamental importância para o processo de sistematização da Geografia moderna. Foi de sua autoria uma das pioneiras formulações de um estudo geográfico especificamente dedicado à discussão dos problemas humanos, o qual denominou de antropogeografia. Seu projeto teórico, com forte caráter interdisciplinar, teve a preocupação central de entender: a difusão e distribuição dos povos sobre a superfície da Terra; as diversas formas de circulação de pessoas e bens materiais; a influência das condições naturais sobre o comportamento humano; as formações territoriais e, intimamente vinculada a estas, a dimensão política homem- natureza”. O trecho refere-se a:
Friedrich Ratzel
· Friedrich Ratzel desenvolveu seu projeto teórico, com forte caráter interdisciplinar, teve a preocupação central de entender: a difusão e distribuição dos povos sobre a superfície da Terra; as diversas formas de circulação de pessoas e bens materiais; a influência das condições naturais sobre o comportamento humano; as formações territoriais e, intimamente vinculada a estas, a dimensão política homem- natureza. Sobre a Geografia Ratzeliana, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.
I- O principal livro de Ratzel, publicado em 1882, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana.
II- Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade. Estas influências atuariam, primeiro na fisiologia (somatismo) e na psicologia (caráter) dos indivíduos e, através destes, na sociedade.
III- Ratzel realizou extensa revisão bibliográfica, sobre o tema das influências da natureza sobre o homem, e concluiu criticando as duas posições mais correntes: a que nega tal influência, e a que visa estabelecê-la de imediato.
IV- Nas palavras de Ratzel: “Quando a sociedade se organiza para defender o território, transforma-se em Nação”
Somente a alternativa IV, está incorreta
Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Sobre a Geografia de La Blache, é incorreto afirmar que:
Em sua proposta Vidal de La Blache formou uma plêiade de ilustres discípulos diretos, articulando, em redor de si e da revista por ele criada, os Annales de Géographie, quase todas as cátedras e institutos de Geografia da Alemanha.
· “[…] foi fundada por Pierre Deffontaines, em São Paulo, em 1934, no mesmo ano em que se iniciava os cursos de Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP).” O fragmento disposto refere se a:
A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
· A AGB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia para que se possa oferecer à crítica da sociedade uma abordagem geograficamente consistente dos seus/nossos problemas, com o intuito de aperfeiçoar do debate científico da Geografia e que se interessam pelo desenvolvimento de alternativas e iniciativas de promoção do bem-estar social. Uma Diretoria Executiva Nacional e as várias Seções Locais (com eleições a cada dois anos), formam a estrutura e o corpo da AGB que, com operação com órgãos similares, irradiam suas atividades por todo o país. Destaca-se entre seus objetivos, exceto:
Analisar atos dos setores públicos ou privados que interessem e envolvam a ciência biológica, os biólogos e as instituições de ensino e pesquisa da Biologia, e manifestar-se a respeito
· A dificuldade com o objeto de estudo da Geografia é assunto debatido a todo momento nos eventos científicos da disciplina. Recentemente, levantou-se um debate acirrado sobre as implicações destes conflitos epistemológicos no ensino da Geografia nos níveis básico. Isso significa reconhecer que há ambiguidades e os problemas da Geografia como ciência não estão restritos ao ambiente das universidades onde ela é investigada. Quanto os desafios de abordagem e a formação do professor de Geografia, é incorreto:
A imparcialidade no papel do professor é possível, todos nós carregamos nossa bagagem de conhecimentos, nossas ideias e nossa posição político- -ideológica que irá fundamentar-se em uma determinada corrente do pensamento geográfico.
· […] Perceber as mudanças e posicionar-se em relação a elas torna-se importante para que o professor possa estruturar suas estratégias no processo das interações educativas em sala de aula. Levando em consideração o trecho disposto, quanto a metodologia e didática no ensino de Geografia, é incorreto:
Desenvolver atitudes padronizadas, que congelam as multiplicidades de situações em que a relação professor/ aluno e área, torna-se um grande desafio.
· O espaço é, simultaneamente, noção e categoria. É noção pela estrutura mental que se constrói desde o nascimento até a formalização do pensamento e é categoria por ser objeto de estudo de Geografia. Sobre a representação do espaço no estudo da Geografia é incorreto:
Trata-se de dois aspectos de questão distintas, cada um guardando suas especificidades, mas, ao mesmo tempo, com suas contribuições para que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito do espaço enquanto noção e do espaço enquanto categoria da Geografia, o espaço geográfico.

Continue navegando