Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA: ÉTICA E CIDADANIA
Nome Completo: Fabrício da silva Brasil
Matrícula: 01413384
Curso: Processos Gerenciais
	A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro de seu ramo de atuação, assim como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores delas são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social. Já a cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e conseqüentemente sujeito a direitos e deveres. A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa de uma sociedade mais justa e solidária.
	Estabelecer normas de condutas é de suma importância para orientar os colaboradores. Obediência e subordinação as regras também são condutas éticas e que valorizam a sua postura profissional. Um circulo profissional marcado por padrões éticos gerará benefícios para todos os que fazem parte deles, favorecendo o crescimento da empresa e o aperfeiçoamento dos colaboradores.
	Sanções administrativas tem como objetivo de educar, prevenir ou reprimir condutas irregulares, coibindo assim o cometimento de infrações pela empresas e pessoas físicas que de fato é de extrema importância para se manter o controle em uma organização. Muito importante que todos os colaboradores tenham ciência destas normas para se manter uma boa conduta em seu ramo. Uma empresa que prega em seus valores uma cultura de integridade, honestidade, respeito, cidadania, transparência, com certeza trilhará uma caminhada de sucesso tanto com seus colaboradores quanto com seus clientes, e passará confiança de trabalho feito baseado na ética.
	A ética empresarial é a razão de ser de um empresa, e a empresa que não funciona de forma ética, que não seja “clara” com seus colaboradores, por exemplo, e não seguem esses conceitos, consequentemente tendem a ir ao fracasso.
Portanto é de suma importância que as empresas possuam um código de conduta ética, com normas bem definidas, para orientar, acompanhar, avaliar e punir eventuais desvios de éticas e comportamentos inadequados. O código de ética é um instrumento da realização da filosofia da empresa, de sua visão, missão e valores. “É a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus executivos e demais funcionários”.
REFERÊNCIAS
https://www.blbbrasil.com.br/blog/etica-empresarial/#:~:text=A%20%C3%A9tica%20empresarial%20est%C3%A1%20relacionada,dos%20relacionamentos%20no%20meio%20social.
https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/O-que-e-Cidadania#:~:text=Em%20um%20conceito%20mais%20amplo,sujeito%20de%20direitos%20e%20deveres.&text=O%20conceito%20de%
https://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/sancoes-aplicadas#:~:text=San%C3%A7%C3%A3o%20administrativa%20%C3%A9%20a%20penalidade,comportamento%20descrito%20pela%20norma%20jur%C3%ADdica.&text=As%20san%C3%A7%C3%B5es%20tem%2C%20em%20regra,car%C3%A1ter%20preventivo%2C%20educativo%20e%20repressivo.

Outros materiais