A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
PO6

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova Online
Disciplina: 100777 - SOCIOLOGIA GERAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção.
I - Produção em massa.
II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista.
III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas.
IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.
a )
 II, IV
b )
 III, IV
c )
 I, II
d )
 II, III
 
e )
 I, II, III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta:
 
a )
 Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos.
b )
 Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores.
c )
 Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica.
d )
 A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas.
e )
 Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Sobre o mercado de trabalho brasileiro, analise os dados abaixo:
A tabela acima apresenta os percentuais de desemprego relacionados aos níveis de ensino nos anos de 2015 a 2017. Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes.
I. Houve uma diminuição do percentual de desemprego ao longo do período para aqueles que possuem ensino fundamental incompleto.
II. Para os trabalhadores com ensino superior houve no ano de 2017 uma diminuição do percentual de desemprego.
III. Dentre todos os níveis de ensino, os trabalhadores com ensino médio são aqueles que apresentam um maior percentual de desemprego.
IV. Para a maior parte dos trabalhadores, independentemente do nível de ensino, percebe-se o aumento do desemprego no período.
 
a )
 II, III e IV.
b )
 I e II.
c )
 III e IV.
d )
 I, II e IV.
e )
 I e III.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Sobre a análise crítica ao taylorismo/fordismo, marque a opção correta
I - Remete à questão do conflito de classes nas sociedades capitalistas e ao problema fundamental com o qual se defronta o capitalista.
II - O taylorismo e o fordismo foram as respostas encontradas pelo capital, ao longo do século XX, para enfrentar o problema sobre a divisão de classes.
III - Mesmo com o sistema taylorista e fordista, os trabalhadores sempre reagiram - e sempre reagem - às condições impostas, organizando-se politicamente em sindicatos e em movimentos sociais reivindicatórios de diferentes naturezas, muitos deles bem-sucedidos que lhes garantiram alguma melhoria nas condições de trabalho e de vida.
IV - Conciliar interesses divergentes é o desafio maior a ser confrontado pelo capital, pelo administrador, pelos governos estabelecidos e pelos próprios trabalhadores, num esforço conjunto para a promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social.
a )
 III, IV
b )
 I, II
 
c )
 I, II, III, IV
d )
 I, II, IV
e )
 II, III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Sobre as transformações no mundo do trabalho a partir da reestruturação produtiva, quando se afirma que: os trabalhadores "devem ter um grande repertório de respostas, pois a natureza das intervenções necessárias não é conhecida" e "não podem depender da hierarquia (supervisores), pois devem responder imediatamente aos acontecimentos que intervêm de modo irregular e repentino". Qual a principal característica que está sendo apontada:
a )
 Conhecimento
 
b )
 Flexibilidade
c )
 Habilidade
d )
 Técnica
e )
 Competência
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Sobre as alterações no mundo do trabalho que ocorreram na década de 1980, os principais estudos apontam algumas características. Marque a opção que traz representações de exemplos dessas características.
I - Contínua perda do domínio operário sobre o processo de trabalho.
II - Desenvolvimento das especializações, inclusive nas indústrias automatizadas, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática.
III - Superqualificação do trabalho de algumas categorias, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática
 
a )
 I, II, III.
b )
 II e III
c )
 II.
d )
 I.
e )
 I e II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre o novo modelo de organização do trabalho e seus reflexos no mundo do trabalho, marque a opção correta
I. O capital passa a se concentrar nas grandes organizações.
II. Passa a haver o pleno emprego, em decorrência da ampliação do processo produtivo industrial e do setor de serviços.
III. A flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterou as configurações do trabalho e reduziu os direitos trabalhistas.
IV. Passa a ocorrer a liberalização dos fluxos financeiros e o capital passa a circular no mundo de forma mais livre.
É correto apenas o que se afirma em
a )
 I, II e III.
b )
 I e II
c )
 III e IV.
d )
 II e IV.
 
e )
 I, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A fase dos chamados __________________________ da história brasileira tem um marco interessante, pois marca a fase de início do desenvolvimento do parque industrial do país, com um grande investimento do capital estrangeiro. Este fenômeno impulsionou o crescimento e impulsionou grandes transformações econômicas.
Com um discurso desenvolvimentista, Juscelino Kubitschek vence as eleições, tendo a frente um cenário econômico não muito favorável. Apesar disso, seu governo marca a transição de um passado agrário para um futuro industrial e urbano, em virtude da sua política de industrialização.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica. Acesso em: 27/02/2018
a )
 Períodos de democratização
b )
 Estágios de planos de desenvolvimento
c )
 Anos da ditadura militar
d )
 Ciclos de abertura comercial
 
e )
 Anos dourados
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.