Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPB 
CAMPUS SOUSA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
PROF. BRUNO MOTA
DISCENTE: Ryandro Martins de Sousa
AVALIAÇÃO PRIMEIRA UNIDADE
1. O rural enquanto uma categoria de entendimento da sociologia nos possibilita compreender as diferentes interpretações assumidas por esse universo. Entendendo o rural como um campo polissêmico de interpretações, apresente três dos seus universos e as suas principais características. 
 O rural antes da globalização: Esse tipo de rural se caracteriza pela agricultura de base, focado na monocultura. Como exemplo o cultivo da cana de açúcar, que era cultivado em boa parte do país e com poucas tecnologias no campo. Outro aspecto, é que as determinações crescentes por decisões dessa área eram exógenas.
 O rural durante a globalização: Esse rural é caracterizado pela desterritorialização da população que antes moravam no campo e passando a migrar para as cidades, que em meio aquele processo, ofereciam uma melhor qualidade de vida. 
O rural pós-globalização: Esse rural se caracteriza pelo processo de globalização, que antes causou a desterritorialização, mas esse mesmo processo promoveu da descentralização industrial, ocasionando o desenvolvimento do campo com políticos públicas, fazendo assim a construção social desse espaço. 
2. A constituição do mercado de trabalho brasileiro foi um caminho importante para situarmos as diferentes transformações e reconfigurações assumida pelo universo rural. Analisando a trajetória histórica de constituição do mercado de trabalho, apresente as principais transformações assumidas pelo universo rural brasileiro.
O universo rural brasileiro, inicialmente na colonização, caracterizava-se pelo trabalho escravo, como principal mão de obra e a monocultura como meio de produção, destacando assim a Agricultura exportadora e mineração.
 No cenário da construção do mercado de trabalho do Brasil, foi caracterizado, pelo movimento abolicionista e com a continuidade da exportação agrícola e extrativismo na região norte do país. No sudeste, mais especificamente no oeste paulista, os trabalhadores que trabalhavam no campo, tinham uma espécie de quase-assalariamento mas não pelo seu tempo de trabalho, mas sim pelo seu rendimento. No Norte, os seringueiros eram os principais trabalhadores daquele lugar. 
No Nordeste, na região açucareira, os trabalhadores ganhavam um pedaço de terra em troca de seu trabalho para os grandes proprietários e recebiam por isso. No Sul, a transformação de operários no campo e nas cidades com assalariamento. Com o crescimento da oferta de trabalho nas grandes cidades, as populações do campo se sentiram atraídas, pois lá ofereciam trabalhos remunerados e uma melhor qualidade de vida. 
3. As primeiras tentativas de desenvolvimento do mercado de trabalho brasileiro reconheceram a região Nordeste como um território menos dinâmico economicamente. O objetivo central era integrar o Nordeste ao desenvolvimento industrial assumido pelo sul e sudeste dinâmico e desenvolver uma economia nacional integrada. Refletindo sobre a busca por criar uma economia brasileira articulada entre suas regiões, apresente as particularidades e transformações assumidas pelo rural na região Nordeste.
 O Nordeste foi à região do Brasil que pouco se destacava na economia. Porém, a partir de políticas, como as plantas industriais para o desenvolvimento daquela região, aquele lugar começou a crescer. Destacando, dessa forma as transformações pelo rural: 
 Os espaços agrícolas se modernizaram a partir de tecnologias, como a irrigação em diversas partes do Nordeste. Outro setor que ganhou destaque foi o agroindustrial, a partir sucroalcooleira, babaçu e madeira no Maranhão e cacau na Bahia. E a irrigação no semiárido com foco no mercado extra regional.

Mais conteúdos dessa disciplina