Buscar

Atividade 4 Planejamento Urbano e Desenho Arquitetônico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Tecnologia em Negócios Imobiliários                                                
Disciplina: Planejamento Urbano e Desenho Arquitetônico                    
Aluno: Veroni Maria Gomes Ribeiro RGM: 163.2790 
Polo: Chapadão do Sul – MS
ATV 4
a) Os instrumentos de indução ao desenvolvimento urbano se bem aplicados podem promover a reforma urbana, estruturando uma política fundiária que garanta a função social da cidade e da propriedade.
Quais São esses Instrumentos de regularização fundiária e explique.
Resposta: Instrumentos de regularização fundiária são da usucapião especial de imóvel urbano e da concessão de uso especial para fins de moradia.
Da usucapião especial de imóvel urbano é um instrumento que facilita a regularização da posse de um determinado terreno urbano privado, onde a população já vive há mais de cinco anos. Pode ser assegurado àqueles que não tiverem outra propriedade urbana e comprovarem posse de uma área de até 250m2, sem que essa posse tenha sido reclamada pelo proprietário.
Para terrenos maiores, a Usucapião pode ser assegurado de forma coletiva, ou seja, várias famílias recebem a regularização de uma única área, como um condomínio. No caso de a área ocupada ser uma área que coloca em risco a vida e a saúde dos ocupantes – como, por exemplo, áreas alagáveis, encostas com risco de desmoronamento, mangues – pode ocorrer a concessão de outra área, para onde serão removidos os ocupantes da área de risco.
Da concessão de uso especial para fins de moradia - é um instrumento que permite a regularização de ocupações irregulares em terras públicas municipais, estaduais ou federais. Aquele que possuir uma área de até 250m2, para fins de moradia, que não tenha outra propriedade rural ou urbana, tem o direito de receber do poder público a concessão de uso do imóvel. Assim como a Usucapião, a Concessão de Uso Especial para fins de Moradia pode ser assegurada de forma coletiva, ou seja, várias famílias recebem a regularização de uma única área, como um condomínio.
No caso da área ocupada ser uma área que coloca em risco a vida e a saúde dos ocupantes – como, por exemplo, áreas alagáveis, encostas com risco de desmoronamento, mangues – pode ocorrer a concessão de outra área, para onde serão removidos os ocupantes da área de risco.
b) O Estatuto da Cidade estabelece instrumentos de implantação de política urbana. Quais são eles e explique.
Resposta: Instrumento de implantação de política urbana são:
· O plano diretor - instrumentos de implantação de política urbana: pode se definir um plano diretor como um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. 
· Desapropriação de imóveis urbanos: desapropriação “é a transferência compulsória de propriedade particular (ou pública de entidade de grau inferior para a superior) para o Poder Público ou seus delegados, por utilidade ou necessidade pública ou, ainda, por interesse social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro, salvo as exceções constitucionais de pagamento em títulos da dívida pública de emissão previamente provada pelo Senado Federal, no caso de área urbana não edificada, subutilizada ou não utilizada, e d e pagamento em títulos da dívida agrária, no caso d e reforma agrária, por interesse social.”
Desapropriação ou expropriação é o ato administrativo pelo qual o Poder Público aliena para si a propriedade de terceiro, por utilidade pública, necessidade pública ou interesse social, via de regra do pagamento de justa e prévia indenização.
· Parcelamento ou edificação compulsória: 
Parcelamento do solo é a “subdivisão, em partes iguais ou não, de modo a resultarem vários módulos imobiliários autônomos em substituição à área parcelada” 
Parcelamento pode ser: 
Voluntário: conforme Lei 6.766, realizado em 2 possíveis modalidades:
· Loteamento
· Desmembramento 
Ou compulsório: ausente o componente volitivo, ou seja, independe da vontade do proprietário.
· Solo deve ser parcelado em módulos independentes, adequados às regras e limites do Plano Diretor da cidade
· Proprietário deve levar a registro as novas unidades imobiliárias no Cartório de Registro de Imóveis
Edificação compulsória é a atividade por meio da qual se executa alguma construção sobre o sol.
· Edificação compulsória pode dar-se de 2 formas:
· Em caso de inutilização do solo: deve-se realizar a construção.
· Em caso de subutilização do solo: deve-se acrescentar construção ou demolir a construção subutilizada e fazer uma nova
· Usucapião urbana. A usucapião urbana é o meio legal de usucapir bens imóveis
em área urbana. Além disso, existem várias sub-modalidades dessa espécie de usucapião. 
A princípio, nossa constituição protege o direito da propriedade privada. Contudo, também protege a função social da propriedade. Por isso, surgiu o instituto da usucapião, com o fim de garantir o uso social dos bens.
Assim, dentro das diversas modalidades existentes de usucapião, temos a usucapião urbana. Em suma, ela trata da usucapião de imóveis em áreas urbanas e se subdivide em algumas categorias diferentes.
A usucapião urbana permite a usucapião em imóveis urbanos. No entanto, existem algumas modalidades desse processo que são específicas para imóveis em área urbana, por exemplo:
· Especial Urbana pro misero;
· Usucapião por Abandono de Lar;
· Urbana Coletiva.

Continue navegando