Buscar

Atividades ref as aulas 1 a 3 Administração Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/1
Atividades ref. as aulas 1 a 3 
Dúvidas nessas aulas, contatar com o professor Marcelo – mkoche@unigran.br
1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração. (1,0 pontos)
As Teorias principais são:
Teoria Científica - 1903 e Teoria Clássica - 1916: Essas duas permitem a racionalização das tarefas e a organização do trabalho de forma a torná-lo mais eficiente em menor tempo e menor custo.
Teoria neoclássica - 1957: Ensina as abordagens clássicas e científicas da administração, seu enfoque era a organização formal e os princípios gerais da administração e também as funções do administrador.
Teoria das Relações Humanas - 1932: Dá prioridade a figura humana e principalmente para interpretação de grupos.
Teoria estruturalista - 1947: Representa uma visão crítica da organização formal e mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
Teoria do desenvolvimento organizacional - 1962: Aborda os estudos do comportamento humano e dá estrutura e procura compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderiam ser feitas e quais os impactos dessas mudanças e junção das metas dá empresa com a necessidade de seus empregados formal.
Teoria dá contingência - 1972: A Teoria contingencial permite o administrador entender o movimento, variante das decisões empresárias e organizacionais.
Teoria Sistêmica - 1951: Essa teoria apresenta meios para enxergar, nas organizações como um conjunto da parte interdependentes.
2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda: (2 pontos)
a) Quais eram os seus métodos de racionais de trabalho?
Taylor desenvolveu estudos acerca de técnicas de racionalização de trabalho dos operários que, mais tarde, ficaria conhecido como organização racional do trabalho.
Como pesquisador ele verificou que os operários aprendiam a execução das tarefas observando os seus companheiros de trabalho. Isso levava a diferentes métodos para fazer a mesma tarefa e a uma grande variedade de instrumentos e ferramentas em cada operação.
Não era estabelecido, assim, um método racional ou processo mais eficiente, uma vez que era necessário organizar; de forma nacional, o trabalho. É exatamente daí que advém a aplicação de métodos científicos na administração do trabalho para assegurar máxima produção e mínimo de custo. Por essa razão, os seguintes princípios deveriam ser seguidos: 
Ou seja, planejamento, organização, controle e execução.
Planejamento: Substituir a improvisação pela ciência através planejamento do método de trabalho.
Preparo: Selecionar os trabalhadores para melhores aptidões e treiná-los para cada cargo e aptidões. Assim como o preparo de máquinas e equipamentos em um arranjo isco e disposição racional.
Controle: Supervisionar se o trabalho está sendo executado da melhor forma possível, como foi estabelecido pela gerência.
Execução: disciplinar e fazer com que o projeto seja realizado e concluído com sucesso.
b) Comente sobre o modelo taylorista. 
O Modelo de Administração Científica de Taylor, é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. Tal modelo provocou grandes mudanças desde os séculos XX. Foi um modelo pioneiro, que privilegiou os moldes de produção, isto é, a forma de produzir.
 Taylor acreditava que alterações na maneira de fazer um trabalho poderia aumentar a produtividade e na época, a forma de produzir carecia de sistematização de método de trabalho, padronização de ferramentas, determinação de tempo padrão para a realização de tarefas, estabelecimento dos papéis dos gestores e dos operários. 
 As intervenções de Taylor começaram a expandir de uma forma acelerada nesse período dos séculos XX, onde as indústrias expandiram e cresceram de forma desordenada.
 Portanto o Modelo Científico, como próprio nome deixa a revelar, está associado ao fato de se aplicarem métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar, selecionar e treinar cientificamente os trabalhadores 
 De Taylor aos nossos dias a evolução dos trabalhadores e dos modelos de gestão tem ocorrido de forma assustadora e em ritmo vertiginoso. O que se vê atualmente é uma adversidade de modelos e de novas propostas para a gestão de negócios empresariais e comerciais.
Veroni Maria Gomes Ribeiro - RGM 163.2790
Chapadão do Sul-MS

Outros materiais