Buscar

Atividade Avaliativa 3 Semana 14 - Economia Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 3
Disciplina: ECONOMIA 
							 
Apresente seu texto neste mesmo arquivo
1) Analise a imagem abaixo.
Fonte: http://caosnasaudepublica.blogspot.com.br/2015/04/dialogo-e-o-remedio.html
Para realizar esta Tarefa não deixe de ler as unidades de aprendizagem estudadas do Material Didático (unidades 9, 10, 11 e 12) e se possível pesquise em livros ou na Web.
Redija um texto com o máximo de uma página. 
Você deve apresentar o conceito e a composição do PIB. Em seguida comente a relação que a imagem tem com os conceitos assimilados sobre crescimento e desenvolvimento econômico. 
O PIB ou Produto Interno Bruto é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo. Ele é muito utilizado como indicador para medir a atividade econômica de um país. Nele estão contabilizados bem tangíveis (apenas bens finais) e bens intangíveis como serviços. O produto interno bruto (Y), conforme apontado por Mankiw (2005), é dividido em quatro componentes: consumo (C), investimento (I), gastos do governo (G) e exportações líquidas (X – exportação e M – importação), representado pela seguinte fórmula Y = C + I + G + (X – M).
Economistas afirmam que o PIB é um bom indicador de crescimento econômico, mas não de desenvolvimento, pois para isso deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento na saúde e educação e etc.
Vale ressaltar que crescimento econômico está diretamente ligado ao aumento da produção de bens e serviços produzidos pelo país e corresponde ao aumentos continuo do PIB per capita, enquanto desenvolvimento econômico está diretamente ligado aumento da produção acompanhado de modificações nas disposições técnicas e institucionais (melhoria dos indicadores sociais como educação saúde, moradia, desemprego). Para que haja desenvolvimento, é necessário haver crescimento. 
¨Crescimento e desenvolvimento econômico são dois conceitos diferentes. Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia).¨ (VASCONCELLOS e GARCIA, 2008, p. 255)
Para caracterizar melhor o desenvolvimento econômico, Milone (2006) afirma que devemos observar ao longo do tempo a existência de Crescimento do bem-estar – medido pelos indicadores econômicos como o Produto Nacional Total, diminuição dos níveis de pobreza, desemprego e desigualdade e a melhoria das condições de saúde, nutrição, educação, moradia e transporte.
O IDH, que mede o desenvolvimento econômico, se tornou referência mundial para medir a qualidade de vida, onde são considerados valores de Renda per capita, nível de escolaridade e expectativa de vida ao nascer. 
Conforme o Programa das Nações Unidas (Pnud) divulgou dia 21de março de 2017, o Brasil manteve a colocação de 79º lugar no ranking que abrange 188 países, ficando atrás de países como Chile (38º lugar), Argentina (45º lugar), Uruguai (54º lugar) e Venezuela (71º lugar). A ONU afirma que se for s=levado em conta a desigualdade o Brasil ainda cairia mais 19 posições no ranking mundial. Com essa informação conclui-se que o Brasil apesar de relativamente bem colocado em relação ao crescimento econômico, não oferece boas condições de vida a sua população e sua posição no ranking do IDH mundial evidencia isso.
 Analisando a imagem, observa-se um cenário real da saúde pública no Brasil, país onde se observa que até houve nos últimos anos crescimento econômico, mas onde o desenvolvimento econômico, o retorno de benfeitorias ao povo como saúde e educação é muito baixo, como na figura falta tudo para um bom atendimento, instalações precárias, falta de material para trabalhar, falta de profissionais, falta de estrutura, falta de investimento onde o povo mais precisa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MILONE, P. C. Crescimento e desenvolvimento econômico: teorias e evidências empíricas. In: PINHO, D. B; VASCONCELOS, M. A. Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 2006.
VASCONCELLOS, M. A. S; GARCIA, M. E. Fundamentos de economia. Saraiva, 2008.
MANKIW, N. G. Introdução a economia. Thomson Pioneira, 2005.
http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,entenda-o-que-e-o-pib-e-como-ele-e-calculado,82627e Visualizado em 04/11/2017 08h24
https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml Visualizado em 04/11/2017 10h44

Continue navegando