Buscar

Importância da Formação para o Educador Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância de uma formação consistente para o educador social e como essa formação pode auxiliá-lo no processo de desenvolvimento dos indivíduos com os quais atua nas práticas educativas não escolares?
Para te auxiliar neste processo, indico a leitura do artigo “As Competências Pedagógicas do Educador Social no processo de desenvolvimento humano na Educação Social, de Kelly Cristiane dos Santos, Jennifer Larissa Pereira de Paula, Sintia dos Santos Rocha e Humberto Silvano Herrera Contreras, disponível em:
http://www.ppe.uem.br/educacaosocial/trabalhos/eix.... Acesso em: 05 abr. 2021.
A formação consistente é capaz de subsidiar os futuros educadores sociais, ao permitir que hajam bases fundamentadas para o desenvolvimento das experiências em sala de aula, assim como práticas não escolares.
Para a vida escolar, o educador deve apresentar uma formação consistente. Sobretudo no cenário atual, a capacitação ainda mostra-se um processo ainda mais fundamental, no sentido de saber lidar com as adversidades e obstáculos da vida acadêmica, assim como alinhar práticas não escolares, mas que preconizem o aprendizado.
De acordo com Romans et al. (2003, p.170): O educador social se transforma muitas vezes no ponto de confluência das tensões vividas entre famílias e instituições, entre indivíduos e grupos, entre o processo de melhoria e o de deterioração de um indivíduo que se estanca em seu processo de socialização. A lentidão em alcançar resultados, a escassez de recursos nas entidades, as mudanças de orientações no trabalho devido a determinações políticas, as limitações pessoais e da equipe, as dúvidas sobre se o que se faz é correto e vale a pena fazê-lo podem converterse em um foco de contradições que dia a dia vão pesando no desempenho da profissão.
Boa tarde Professor e colegas de turma.
Em meu ponto e vista, a formação consistente é de suma importância para o educador, pois o mesmo se torna um agente, que interage no meio interno da sala de aula, onde o aluno transmite suas experiências exteriores, e a família onde o mesmo recebe a educação dos pais. O educador necessita lidar com as adversidades e obstáculos da vida acadêmica, e ter como objetivo inserir com total prioridade o aprendizado, ao mesmo tempo que lida e alinha as práticas não escolares.

Continue navegando