Buscar

RELATORIO DE ANATOMIA 26 11 21 (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Anatomia Humana
CURSO: Farmácia DISCIPLINA: Anatomia Humana
NOME DO ALUNO: Adriana da Silva Santos Nascimento
R.A: 0412544 POLOS: Unip Caraguatatuba 
DATA: 04/12/2021
INTRODUÇÃO
A anatomia humana é a ciência que estuda microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano e dos seres vivos de um modo geral.
A palavra anatomia vem do grego que tem como significado cortar em partes,cortar separado sem destruir os elementos componentes.O equivalente em português é dissecção,sendo também uma parte da biologia que estuda a morfologia e todas as estruturas dos seres vivo.
Desse modo se torna de extrema importância que o profissional da saúde tenha o conhecimento e organização do corpo humano e suas diversas estruturas.Ao analisamos o corpo humano podemos notar algumas diferenças principalmente externas entre os indivíduos que não são iguais ou semelhantes,decorrente dessas diferenças morfológicas podemos notar as anomalias dentre os seres vivos.
De um modo geral o campo anatômico é essencial no dia a dia,e quanto mais conhecimentos obtermos nessa área mais capacitados estaremos para lidar com as diversidades cotidianas.
RESULTADO E DISCURSSÃO
Osteologia
1.1 Nesse primeiro encontro laboratorial podemos ver e identificar através do atlas e também de uma estrutura esquelética, todos os ossos do corpo humano e suas respectivas definições e funções. 
Cabeça
Responsável pela proteção do encéfalo os ossos da cabeça são formados por 22 osso
Fonte:https://conhecimentocientifico.com/esqueleto-axial/
Que são eles, Frontal,Temporal(2),Parietal(2),Occipital,Esfenoide e Etmoide totalizando 8 ossos do crânio.
Os ossos da face são (2) Zigomatico,(2)Maxilas,(2) Nasal,Mandíbula (2) Platino(2),Lacrimal(2),Vômer e (2)conchas nasal inferior totalizando 14 ossos,dentre todos esses a mandíbula é o único que se move,auxiliando na movimentação da boca ajudando na mastigação,tem também o osso Hiode que serve como apoio para o músculo da língua e do pescoço.
.
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao3.php
O esqueleto humano tem como sua principal função da a sustentação ao corpo ,proteção dos órgãos internos e atua também como ponto de apoio para fixação dos músculos.
Um individuo adulto possui cerca de 208 ossos,junto a isso temos também a parte cartilaginosa e articulações que são responsáveis pelo movimento do nosso corpo.
Podemos dividir o corpo humano em duas partes,sendo elas:
Esqueleto Axial:formado por coluna vertebral,caixa craniana e caixa torácica,contendo 80 ossos esses ossos se localiza no eixo ou parte central do corpo.Conforme indica a figura acima destacado em amarelo. 
Podemos observa as coluna vertebral composta por 7 vértebras cervicais,12 vértebras torácicas e 5 vértebras lombares.
Finalizando a coluna vertebral temos o sacro e o cóccix.
Podemos apontar também as curvaturas presente na coluna vertebral,somando um total de 4 curvaturas que são elas.
Coluna Vertebral
. 
Fonte: https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-esqueletico/coluna-vertebral/
Podemos apontar também as curvaturas presente na coluna vertebral,somando um total de 4 curvaturas que são elas: 
Fonte: https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-esqueletico/coluna-vertebral/
Cada uma delas desempenham um papel fundamental para o nosso corpo,a coluna cervical é extremamente importante pois ela tem como sua principal função a proteção da medula espinhal e nervos espinhais,assim como suportar o peso do corpo,exerce um papel importante na locomoção e postura,serve como ponto de fixação para as costelas,cintura e músculos do dorso,tem um eixo rígido flexível para o corpo e um pivô para a cabeça,proporcionando flexibilidade podendo flertir-se para frente,para trás e para os lados e ainda pode girar para o seu eixo maior.
Encontramos na coluna vertebral o sacro que possui uma forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima,articula –se superiormente com a quinta vértebras lombar inferiormente do cóccix
O cóccix 3 a 5 vértebras um pequeno osso com formato triangular é localizado nas extremidades caudal da coluna formado por um conjunto de vértebras fundidas com base voltada para cima e ápice para baixo.
Temos também mais duas vértebras importantíssimas para o corpo humano,são as vértebras Atlas e Axis
Atlas é a primeira vértebra cervical responsável por sustentar a coluna, essa é a vértebra que apoia o crânio e a junção dela com a axis permite a movimentação do corpo entre a cabeça e coluna vertebral. 
A atlas não possui um corpo vertebral sendo assim diferentes das demais vértebras.
Axis é a segunda vértebra cervical, formando um eixo de rotação para o crânio possui um dente e graças a essa articulação se tornou possível a movimentação de rotação da cabeça.
Sétima vértebra cervical, tem semelhanças com as outras vértebras porem se destaca por ser espinhosa promitente e longa formando assim a anatomia da coluna humana,ela possui 7 elementos que são corpo, processo transverso,espinhoso,lamina, pedículos, processo articulares,e forame vertebral.
Vértebras torácicas tem fóvea costal que articulam as cabeças das costelas,tonando-a diferentes dentro do conceito anatômico. 
Caixa Toracica
Fonte: https://www.todamateria.com.br/esqueleto-axial
A caixa torácica é formadas por 12 pares as costelas são divididas em 7 verdadeiras,3 falsas e 2 flutuantes. Também pelo osso esterno,os ossos das costelas são curvados o esterno é um osso plano localizado no centro da caixa torácica.As costelas verdadeiras se ligam ao osso esterno as falsas se ligam entre si e as flutuantes não se ligam a nenhum outro osso. 
Esqueleto Apendicular
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao3.php
Conforme mostra a parte cinza da figura o esqueleto apendicular são todos os membros superiores e inferiores, formados por 126 ossos. 
Responsável pela sustentação e movimentação do corpo,o esqueleto axial e apendicular se unem através da cintura pélvica escapular.
Esqueleto apendicular membro superior
Fonte: https://www.todamateria.com.br/esqueleto-apendicular/
Os membros superiores são formados pelos braços,antebraços,mão e pulso.
Compondo todo o resto temos:
 Clavícula: Localizado na parte superior do tórax a clavícula é um osso em formato de S, responsável pela ligação do tronco,se liga com osso esterno,aos braços e ombros.Portanto a mobilidade dos membros superiores e a força se da através dela.
Escápula: Encontrada na parte bilateral em nosso organismo,a escapula é responsável por formar posteriores das articulações da cintura escapular,próximas as vértebras da coluna torácica possui um formato triangular. Uma estrutura muito importante para a formação da articulação
 Umero: O osso mais longo do membro superior possui conexão com a escapula, radio e ulna e com o cotovelo.
Radio: Osso da lateral do antebraço, porem é o mais curto do membro superior articula com o úmero e o ulna formando assim a articulação do cotovelo e a rádio-ulnar,articulando com o carpo mas especificamente com o osso escafoide e semilunar formando a articulação do rádio-cárpica.
Ulna:Osso médio do antebraço junto com o úmero e o rádio formam o cotovelo,ele a articulação rádio- ulnar, liga- se diretamente com o carpo seus ligamentos colateral ulnar mesmo que distantante ao osso pisiforme e piramidal.
Carpo:Divididos em fileiras próximas e distal, encontramos o osso escafoide ,semilunar, piramidal e pisiforme nas fileiras proximal e na distal encontramos os ossos trapézio,trapezoide,hemato e captato.
Metacarpo:podemos classifica-los em 5 ossos denominados metacarpianos(l,ll,lll,lv e v).são os dedos da mão,ossos longos que apresentam epífise camadas de base,uma diáfise chamada de carpo e outra epífise chamada de cabeça.
Falanges:Temos 14 falanges no total,uma estrutura considerada diferenciada por conter movimentos refinados,temos uma diferença quando setrata do polegar pois o mesmo tem apenas 2 falanges.
Denomina-se a primeira proximal e a segunda distal,as outras falanges do 2 ao 5 apresentam 3 falanges denominadas proximal médio e falanges distal onde sua principais funções são flexão,extensão oponência.
Cintura pélvica e osso do quadril:Ilio,ísquio e púbis se fundem para formar o osso do quadril,o principal movimento do quadril e articulação se da pelo coxo-femural onde se unem o acetábulo o que chamamos de (acidente ósseo do osso pélvico) e pela cabeça do femur,a união do esqueleto axial e apendicular se da justamente pela junção da cintura pélvica unindo membros superiores e inferiores,composta pela articulação sacro-iliaca e a união entre o sacro e o osso pélvico, sinfase púbica e união da púbis direito e esquerdo.
Fonte: https://medpri.me/upload/texto/texto-aula-954.html
Fonte: https://medpri.me/upload/texto/texto-aula-954.html
 Esqueleto apendicular membro inferior 
Fêmur: Denominado como o maior osso do corpo humano, o fêmur é extremamente resistente sendo responsável pela locomoção, sustentação e suporte para o corpo,possui uma estrutura que chamamos de cabeça que junto com a patela e tíbia formam o joelho,possui diáfise e essas partes articulam uma com as outras .Possui uma protuberância muito importante para o funcionamento do fêmur entre a articulação da tibia e a patela que chamamos de côndilos femorais internos e externos,fazendo um contato direto com a tíbia e a patela.
Patela: É o menor osso da perna localizado entre o fêmur e a tíbia,um osso sesamóide possui um tendão enraizado estrutura que realiza o deslizamento na linha lateral e medial do fêmur,ajudando assim na estabilidade facilitando a extensão e flexão do joelho que junto com o músculo quadríceps impedem o deslocamento durante a movimentação.
Tíbula:
Fonte: https://www.todamateria.com.br/esqueleto-axial
Localizado a baixo do osso do fêmur ,a cabeça articula diretamente com o fêmur e a patela esse contato se da através dos meniscos ,o maléolo medial faz com que as extremidades inferiores articulem com o tarso tem a maior formação estrutural responsável por sustentar a maior parte do de todo o peso corporal junto com o fêmur.
Fíbula: Localizada nas extremidades superior quanto na inferior não realiza movimentos entre si,articulação sindesmose sua parte inferior da fíbula articula com o tálus ,onde faz parte dos movimentos do tornozelo na parte lateral,possui uma parte menor e mais finas que articula com o tornozelo.
Fonte: https://www.infoescola.com/corpo-humano/ossos-do-pe/ 
Ossos do pé: Estruturas pequenas, articulam entre si para da suporte ao corpo,os ossos que compõem o pé são,tarso,metatarso e falanges responsáveis por realizarmos a movimentação e deslocamentos do corpo parecidos com os ossos das pois possui falanges.O tarso possui 7 ossos em conjunto que compõem o pé,o osso do tornozelo denominado de talus entre outros como cubóide,navicular,cuneiforme intermédio,cuneiforme lateral,calcâneo o único que articula direto com o fíbula e tíbia.
1.2 Artrologia 
Artrologia ou sindesmologia estudam as articulações do corpo humano e o seus movimentos, as articulações nada mais é que a união entre dois ossos ou mais parte do esqueleto e podem ser divididas em três tipos que possibilitam os movimentos das articulações.
Sinartrose: Articulação que não permite movimento.
Anfiartrose: Articulação ligeiramente móvel.
Diartrose: Articulação móvel.
A classificação morfológica que são os tecidos que compõem as articulações é dividido em três classes.
Cartilaginosa:Cartilagens 
Fibrosa: Fibras e colágenos.
Sinoviais: Articulação separada por uma capsula articular e unidas por liquido sinovial.
Articulação fibrosa: União dos ossos através de um tecido fibroso, quanto maior a fibra cartilaginosa maior o grau de movimento dessas articulações, são três tipo de articulação fibrosa. Sutura, sindesmose e gonfose.
Suturas: São articulações compostas por fibras curtas que se conectam nas margens ósseas, entradas do crânio no caso dessas articulações conforme o passar do tempo elas vão se fechando tomando seu espaço nas suturas diminuindo o seu movimento. Existem três tipos de suturas.
Serratil: Parecidas com os dentes de uma serra (ex: sutura sagital e coronal)
Escamosas: A superfície óssea tem um aspecto de escamas (ex: sutura parietotemporal)
Plana: Tem um aspecto de cola (ex: sutura intermaxilar e interpalatina) 
2.1 Miologia
Parte da anatomia que estuda o sistema muscular e as suas particularidades como as funções ,estruturas e doenças relacionadas aos músculos.O sistema esquelético é responsável pelo movimento e posicionamento do corpo humano composto por conjuntos de tecidos que pode mudar de forma e junto com o sistema esquelético trabalham juntos desempenhando esse papel de locomoção e forças criados conforme os músculos são puxados.
Função do tecido muscular: Encontrados dentro do coração,vasos sanguíneos e órgãos digestivos nesses órgãos os músculos tem como função mover substancias para todo corpo,os músculos do corpo humano que estão no controle voluntario são responsáveis pelo movimento,postura e equilíbrio estão ligados ao sistema esqueléticos os dois trabalham juntos para realizar essas funções .
O tecido muscular também são responsáveis pela proteção dos órgãos,manutenção da postura,posicionamento do organismo,sustentação de tecidos moles,regulação de entrada e saídas de matérias, reservas de nutrientes e manutenção da temperatura corpórea.
Músculos da face:Diferentes dos outros músculos esqueléticos,os músculos da face não movimentam os ossos e articulações ,movimentam a pele e alguns possuem relação óssea.Responsáveis por todas as expressões faciais risos,choros,surpresas,nervoso e etc. 
Falaremos de alguns e suas funções. 
Fonte: https://ibralc.com.br/anatomia-de-um-sorriso/
Músculo temporal: Divido em três porções diferentes temporal anterior ou auricular anterior, temporal médio ou auricular superior e temporal posterior ou auricular posterior.Tem a função de tracionar o pavilhão articular para trás.
Zigomatico: Sustentação do tecido fácil,forma as maças do rosto.
Orbicular da boca:Responsável pela movimentação dos lábios.
Masseter: um dos quatro componentes do aparelho mastigatório é responsável pela elevação da mandíbula causando o fechamento da boca e movendo a mandíbula.
Orbicular dos olhos:
Este é um músculo que circunda toda a órbita ocular. Onde se divide em três porções: palpebral, orbital e lacrimal. Ele é localizado na parte nasal e sua principal função é o fechamento ativo das pálpebras.
  Músculo Esternocleidomastóideo:
É um músculo que possui duas cabeças, sendo um ponto de referência muscular chave no pescoço. O membro esternocleidomastóideo é um músculo motor primário de flexão ativa da cabeça.
Entre outros.
Músculo do dorso e tórax:
O dorso se localiza entre o pescoço e a região glútea, onde contém a coluna vertebral. e dois compartimentos sendo os fatores extrínseco e intrínseco dos músculos do dorso.
 O tórax é um local que protege os órgãos e estruturas vitais como o coração, pulmões, esôfago, traqueia, e os vasos sanguíneos, tendo um arcabouço ósseo constituído pelas costelas, por suas respectivas cartilagens costais, assim como pelo osso esterno e suas vértebras torácicas.
 A musculatura do tórax e dividida em músculos do peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior, e os  músculos da região costal  intercostais internos, intercostais externos, subcostais, que são levantadores das costelas e transverso do tórax. Além desses, o músculo diafragma é importante para o processo da inspiração e forma parede inferior da caixa torácica, onde se faz a divisão do abdômen. 
A compartimentalização é responsável por fazer as células eucariontes realizarem as reações químicas simultaneamente, aumentando a área da superfície da membrana celular.
Isso faz toda a diferença porque as células obtém os nutrientes e joga fora os resíduos.
A compartimentalização aumenta a área da membrana, mas não aumenta o tamanho da célula.
PERMEABILIDADEDA MEMBRANA CITOPLASMÁTICA
Observamos uma lamina de sangue no microscópio e realizamos uma experiência usando três tipos de solução salinas.
Soro fisiológico 0,9%,1,5% e 0,45%. Com o auxilio de uma pipeta pingamos uma gota soro na lâmina com sangue, cobrimos com outra lâmina e levamos ao microscópio.
O meu grupo realizou a experiência com soro fisiológico 0,9%.
O resultado obtido foi isotônica, pois apresenta a mesma concentração do plasma.
As hemácias não sofreram reação e não migraram.
Com a solução fisiológica 1,5%, nesse caso, as hemácias estouraram por ser uma solução hipertônica com grande concentração de sal.
Com a solução fisiológica 0,45% as hemácias incharam e migraram do cloreto de sódio do meio externo para o interno, solução hipertônica.
PORÇÃO DE MEMBRANA PLASMÁTICA: PRINCIPAIS ESTRUTURAS
Modelo mosaico fluido: São camadas formadas por fosfolipídios que envolvem o núcleo da célula, moléculas que possuem parte hidrofílica (absorve água e outros líquidos), estão em constante deslocamento.
Por que as membranas são bicamadas de fosfolipídios? 
Fosfolipídios atuam impedindo a entrada de moléculas polares e íons,sendo assim responsável pelo o que entra e o que saem das células.
Principais sistemas de transporte na membrana
Difusão simples, osmose, difusão facilitada e transporte ativo.
MICROSCOPIA DE PELE HUMANA
Ao obsevarmos a lamina de pele no microscópio, podemos identificar o tecido adiposo, tecido epitelial, tecido estratificado, e até mesmo o folículo piloso. Verificamos todos os graus das lentes de 10x, 40x e 100x. 
Os desmossomos são especializações das células dos tecidos epiteliais com função de manter a união destas células, alem de outras.
MICROSCOPIA DE TECIDO MUSCULAR
· Musculatura lisa: Encontra-se nos órgão internos, não tem estriação, extremidades finas e núcleo central.
· Musculatura estriada esquelética: Estrutura celular alongada, multinuclear, as células são próximas uma das outras, tônus muscular menor e também tem elasticidade. No microscópio apareceu a separação das estrias e não tem discos intercalados.
· Musculatura estriada cardíaca: Capacidade de contração, possui canais de cálcio que ajudam a manter a capacidade da contração, núcleo centralizado, discos intercalares, estrias curtas e varios núcleos espalhados pelo tecido.
Contração muscular
A contração muscular é o deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo.
Os filamentos presentes nas fibras musculares de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses movimentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o que chamamos de sarcômero.
2- (D) Apenas a alternativa (l) esta correta.
3- Citoesqueleto – cílios e flagelos
Testículos
Nota-se a presenças de espermatozoides, tubos seminíferos, flagelos, células flageladas que são responsáveis pela locomoção dos mesmos.
Traqueia e esôfago
Tecido cartilaginoso, células com cílios nas pontas, células ciliadas importantes pois atuam no processo de limpeza filtrando todas as impurezas.
O que são citoesqueletos e quais suas funções?
Conjunto de fibras presentes no citoplasma das células, sua principal função é sustentar e dar a forma para as células.
O que são e quais as funções dos centríolos?
São organelas citoplasmáticas presentes nas células eucariontes, sua principal função é fazer a separação do material genético na divisão celular, são capazes de formar cílios e flagelos.
DIVISÃO CELULAR E CROMOSSOMOS
Raiz de cebola
Em processo de mitose, notou-se os cromossomos puxando um para cada lado, no processo de divisão celular.
Principais estruturas encontradas no núcleo
-
Como os filamentos do DNA estão organizados no núcleo
O que é nucléolo e do que são formados?
Nucléolos são encontrados no interior do núcleo, são redondos e formados por RNA ribossomal e proteínas.
Defina eucromatina e heterocromatina
Eucromatina: São filamentos formados por proteínas presentes no núcleo, fazendo com que a célula possa fazer uma leitura do material genético indicando se o DNA esta ativo.
Heterocromatina: São filamentos emaranhados e condensados entre si, indicando que o DNA está inativo, sendo assim, as células não conseguem codificar o material genético condensado naquele momento.
1- (a) Neurônio 
(b) Metáfase
(c) Metáfase 1
(d) Prófase
(e) Anáfase 
ESTUDO DA CROMATINA SEXUAL
Crepusculo de barr
1- (E) 22+X 22+X
2- (E) Xe 0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_3/2-Anatomia_Humana.pdf
http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_3/2-Anatomia_Humhttps://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-esqueletico/coluna-verte https://www.dredgarutino.com.br/a-anatomia-da-coluna-vertebral/ bral/ 3.phpana.pdf
https://www.todamateria.com.br/esqueleto-axial/
https://www.infoescola.com/corpo-humano/ossos-do-braco/
https://www.sanarmed.com/artrologia
https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/sistema-muscular
https://proffelipebarros.com.br/musculos-da-face/

Continue navegando