Buscar

Botânica I - Algas - Exercício com resolução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios – Algas
1) Assistir ao vídeo sobre diatomáceas. Neste vídeo, aproveite para revisar, respondendo: 
a) De que é formada a carapaça externa das diatomáceas? Como é chamada cada metade deste envoltório?
R- A parede celular das diatomáceas é conhecida como frústula e é composta por sílica. Cada metade desse envoltório e chamada de valva, onde cada metade se sobrepõe. 
b) Quais são as ordens de diatomáceas? E qual o critério que separa estas ordens?
R- As diatomáceas podem ser divididas entre: diatomáceas centrales, que possuem simetria birradial e possuem numerosos cloroplastos pequenos; e diatomáceas penales, que possuem simetria bilateral e um ou dois cloroplastos grandes., sendo que algumas espécies de penales possuem o rafe, responsável pela secreção de mucilagem. 
c) No vídeo, assista como é interessante a reprodução tanto assexuada quanto a sexuada com produção e gametas. Qual a maior dificuldade que as diatomáceas enfrentam no processo de divisão?
R- No momento da divisão, as células filhas recebem metade da frústula da célula parental e forma uma nova metade. Isso faz com que o tamanho das populações resultantes do processo de divisão seja sempre consideravelmente menor. Além disso, a rigidez da frústula pode ser um fator complicador na divisão e crescimento celular, porém, as metades das valvas se afastam permitindo esses movimentos. 
d) No vídeo é comentado sobre terra de Diatomito. Faça uma pesquisa e explique melhor para que este material é usado comercialmente.
R- A terra de diatomito consiste em rocha sedimentar formada pela deposição de frústulas de diatomáceas em corpos d’agua, principalmente mares. O diatomito é leve, poroso, absorvente e fino, pulverulento, quebradiço, insolúvel em ácidos e solúvel em bases fortes. É insípido, inodoro, terroso e tem ponto de fusão alto. Possui a capacidade de absorver quatro vezes seu peso em água, além de ser quimicamente inerte em muitos líquidos e gases e tem baixa condutividade térmica. Devido a suas propriedades, possui larga escala de uso e grande valor comercial, sendo muito utilizado como: filtro, isolante térmico, como excipiente farmacotécnico, como absorvente, como inseticida e etc. 
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Os-Muitos-Usos-do-Diatomito-1296.html
2) Sobre o Filo Pyrrophyta ou Dynophyta responda:
a) Qual a composição da carapaça/envoltório externo?
R- A teca dos dinoflagelados é formada por placas rígidas de celulose, localizadas no interior de vesículas da membrana mais externa da célula. 
b) Faça uma pesquisa rápida e explique porque alguns destes organismos são produtores do fenômeno Maré Vermelha e relacione este fenômeno ao pigmento celular que eles possuem.
R- Algumas espécies de dinoflagelados tem a capacidade de produzir poderosas toxinas que afetam os sistemas neurológico e/ou respiratório do ser humano. Quando encontra ambiente propício (mar calmo e rico em nutrientes, principalmente), espécies de dinoflagelados — incluindo as produtoras de toxinas — se proliferam com facilidade, ocasionando florações ou blooms. Essas florações costumam ser tóxicas para a biodiversidade local e para o ser humano. Como algumas espécies de dinoflagelados possuem a peridinina como pigmento acessório, uma grande floração ganha a característica cor marrom-avermelhada, dando o nome do fenômeno de maré vermelha. Contudo, o termo induz ao erro, já que muitos eventos tóxicos que carregam o mesmo nome não causem alteração da cor da água. Podem ocorrer proliferações de fitoplâncton inofensivas e atóxicas que promovem alteração da cor da água assim como ocorrem outras proliferações sem nenhuma toxina envolvida e nem alteração de cor, mas que ainda causam prejuízos a vida marinha. 
3) Ao estudar sobre as euglenófitas, e usando o ebook, responda:
a) Elas possuem carapaça como as diatomáceas e as algas pirrófitas (dinoflagelados)? De que é formado o envoltório externo?
R- A maioria das euglenófitas não possui parede celular ou qualquer estrutura rígida recobrindo a membrana plasmática. Portanto, abaixo da membrana, um conjunto de estrias de proteínas arranjadas em formato helicoidal que sustenta célula. Essa sustentação é chamada de película.
b) Como se movimentam e para que serve o ocelo?
R- As euglenófitas se movimentam através dos seus pares flagelos. Quando a película é flexivel, conseguem realizar movimentos ondulatórios que auxiliam na locomoção. A estrutura composta por carotenoides chamada de mancha ocelar ou estigma, se posiciona próximo ao flagelo e está relacionada ao sistema fotossensível da célula. 
c) Entre um ambiente com pouca matéria orgânica (oligotrófico) e outro eutrófico, qual o mais provável de encontrar alta população de euglenóides e por quê?
R- Considerando que dois terços das espécies de euglenóides conhecidas são heterotróficas e se alimentam de matéria orgânica dissolvida na água, é sabido que eles se encontram em grande número em ambientes eutrofizados. Além disso, espécies fotossintetizantes tem a capacidade de se tornar secundariamente heterotróficas em ambientes desfavoráveis de luz e/ou nutrientes — proliferando assim em ambientes ricos em nutrientes. 
4) Sobre as algas marinhas, responda
a) Quais os produtos retirados das algas vermelhas (Filo Rodophyta) e Algas pardas (Phaeophyta) que são utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética?
R- Das algas pardas é retirado o alginato e nas algas vermelhas é extraído o ágar e o carragenano.
b) Onde se localizam estes compostos nestes seres vivos e qual o seu papel biológico para estes seres?
R- O alginato é um componente mucilaginoso intercelular que, juntamente com a celulose presente na parede celular das phaeophytas confere a alga resistência a impactos mecânicos de ondas, além de impedir a dessecação em baixas marés e de desprenderem organismos que tentam colonizar as lâminas das algas. O ágar e os carragenanos se encontram na parede celular das algas rodophytas juntamente a celulose. Esses componentes mucilaginosos conferem textura deslizante as algas, além de eliminar organismos que colonizam a superfície delas e reduzir a exposição a luz. 
c) Entre os Filos de algas Macroscópicas Rhodophyta, Phaeophyta e Chlorophyta, qual destes é considerado o ancestral das plantas terrestres? Cite algumas evidencias que comprovem sua resposta.
R- As algas Chlorophyta são consideradas ancestrais das plantas terrestres, já que: ambas possuem clorofila A e B e armazenam amido no interior dos plastos. Além disso, possuem parede celular rígida de celulose, hemicelulose e substâncias pécticas. Além disso, algumas estruturas flageladas de chlorophytas unicelulares são semelhantes aos anterozoides das plantas. Ainda, dados moleculares indicam parentesco delas com plantas terrestres.

Continue navegando