Buscar

Av2 - Recursos Para o Ensino de Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Recursos Para o Ensino de Matemática
1) Como destacado por Grando (2000, p. 23):
"[...] é necessário que a escola esteja atenta à importância do processo imaginativo na constituição do pensamento abstrato, ou seja, é importante notar que a ação regida por regras - jogo - é determinada pelas idéias do indivíduo e não pelos objetos. Por isso sua capacidade de elaborar estratégias, previsões, exceções e análise de possibilidades acerca da situação de jogo, perfaz um caminho que leva à abstração. Portanto, a escola deve estar preocupada em propiciar situações de ensino que possibilitem aos seus alunos percorrerem este caminho, valorizando a utilização de jogos nas atividades escolares."
De acordo com os apontamentos da autora, uma das referências em relação ao trabalho com jogos matemáticos, entendemos que esse trabalho tem como objetivo principalmente:
Alternativas:
· a)O jogo leva ao aluno pensar automaticamente a partir da abstração.
· b)O jogo deve ser considerado uma atividade unicamente escolar.
· c)O jogo faz com que a criança desenvolva seu processo de imaginação. Alternativa assinalada
· d)O jogo, desde que desenvolvido com itencionalidade, possibilita a elaboração do conhecimento abstrato.
e) O jogo obrigatoriamente leva ao aluno a elaborar estratégias e desenvolver regras, bem como previsões.
2) Leia com atenção a firmação de Grando (1995, p. 118) em relação ao jogo:
"[...] o jogo é mais que um problema, é um problema dinâmico, limitado pelas regras e dependente da ação do adversário, através de suas jogadas, sendo que tudo isto é realizado num ambiente de trocas entre os sujeitos que jogam. Jogar é uma forma lúdica de resolver um problema e/ou vários problemas, motivando, naturalmente, o aluno a pensar... Assim sendo, o que motiva o aluno a solucionar o problema do jogo (vencer!) é seu próprio conteúdo, que gera a necessidade do domínio das diversas formas de resolver o problema."
 GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.
 A autora estabelece algumas relações entre o jogo e a resolução de problemas. Das afirmações a seguir, coloque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.
 
(   ) O jogo é uma forma de propor problemas, permitindo ao aluno criar e elaborar estratégias de resolução e busca de soluções.
(   ) A partir do jogo o aluno tem a oportunidade de resolver problemas, o que favorece o processo de imaginação e criatividade do estudante.
(   ) O jogo é uma forma de resolver problemas, objetivando a memorização de fórmulas matemáticas para a resolução de estratégias.
(   ) O jogo possibilita que o professor possa realizar a correção dos erros realizados de forma planejada, necessitando do professor atitudes assertivas e pontuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V, F, V, F.
· b)F, F, V, V.
· c)V, F, F, V.
· d)F, V, F, F.
· e)V, V, F, F. Alternativa assinalada
3) Ao discutir sobre a questão dos jogos para o ensino da Matemática em uma reunião pedagógica da escola, os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio relataram algumas de suas experiências com a utilização do recurso em sala de aula e expressaram suas opiniões a respeito.
 Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir com relação às opiniões dadas professores quanto á utilização dos jogos em sala de aula.
  I. Para a professora Rosana é um recurso que inviabiliza a aprendizagem porque para os alunos o que importa é apenas jogar, sem conseguir relacionar as jogadas com a matemática envolvida, sendo sempre necessário que o professor exponha ao final todas essas relações.
 II. Para a professora Juliana é um trabalho que exige planejamento para que os objetivos sejam alcançados; demanda tempo para o desenvolvimento dos movimentos necessários para possibilitar a aprendizagem dos conceitos envolvidos; requer que o professor realize mediações e problematizações.
III. O professor Fernando concordou com a professora Juliana e acrescentou que é necessário o estabelecimento de um ambiente investigativo para que o jogo traga contribuições para a aprendizagem.
 IV. A professora Cássia, professora do Ensino Médio, acredita que nessa etapa não tem sentido utilizar os jogos porque já passaram da fase do lúdico, e assim, qualquer jogo que utilize não promoverá o envolvimento dos alunos.
Considerando o contexto apresentado é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, III e IV apenas.
· b)II e III apenas. Alternativa assinalada
· c)I, II e III apenas.
· d)II, III e IV apenas.
· e)II e IV apenas.
4) O pife das quatro operações, conforme apresenta Souza (2018, p. 41) é um jogo que utiliza as cartas de um baralho comum, sem a realização de alterações. Alia o jogo de baralho chamado pife com “a construção de expressões numéricas utilizando as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), onde “baixar”, “formar o jogo” ou “bater”, equivale a dizer que foram “construídas” sentenças matemáticas operando três elementos numéricos contidos nas faces de uma trinca de cartas do baralho (do mesmo naipe) de forma que o manuseio dos sinais entre eles resulte em uma relação de igualdade com o número de face da carta previamente escolhida como o número da banca”.
Há também outros jogos com cartas que foram criados a partir dessa ideia, como por exemplo, o pife geométrico, o pife trigonométrico e o pife de frações, em que as cartas não são de um baralho comum, mas alteradas de acordo com o conteúdo com o qual se está trabalhando.
Independente do jogo que está sendo utilizado, conforme apontam Luvison e Grando (2018), o trabalho com jogos nas aulas de Matemática pode ser direcionado por alguns movimentos.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que compreende corretamente alguns movimentos realizados na utilização de um jogo de pife para ensinar Matemática.
Alternativas:
· a)Distribuição do jogo e das regras, realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; entrega dos registros para o professor.
· b)Distribuição do jogo; exposição das regras pelo professor; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; resolução de problemas propostos; entrega dos registros e da resolução dos problemas para o professor.
· c)Distribuição do jogo; exposição das regras pelo professor; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; resolução de problemas propostos; entrega dos registros e da resolução dos problemas para o professor; socialização coletiva.
· d)Roda de conversa sobre os jogos com baralho; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; reflexão sobre as jogadas; registro das jogadas; resolução de problemas propostos; socialização coletiva. Alternativa assinalada
· e) Roda de conversa sobre os jogos com baralho; distribuição do jogo e das regras; exploração do material pelos alunos; leitura e compreensão das regras; realização das jogadas; registros das estratégias e dos pontos obtidos por cada jogador; entrega dos registros para o professor.
5) Desejando trabalhar com o Sudoku em suas aulas de Matemática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental um professor, primeiramente, realizou um resgate histórico sobre a sua origem. Em seguida, levou as descobertas que obteve para discussão com os alunos em sala de aula e propôs que cada dupla elaborasse um Sudoku no Excel e depois trocassem umas com as outras para jogar e, ao final, resolvessem algumas situações-problemas escolhidas.
Considerando o contexto apresentado, a respeito da proposta do professor, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)É apropriada, uma vez que, além de envolver a organização e layout do jogo, a reflexão sobre as regras e as diversas possibilidades de jogadas e estratégias para vencer ojogo, propicia aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas do Excel para elaboração de planilhas. Alternativa assinalada
· b)É desnecessária porque a confecção do jogo com lápis, régua e papel seria suficiente e possibilitaria as mesmas aprendizagens que com o uso do Excel.
· c)Não é apropriada porque os alunos do 6º ano ainda não são capazes de trabalhar com planilhas eletrônicas.
· d)É apropriada, pois o jogo, qualquer que seja, é importante para a promoção de uma situação recreativa, divertida, prazerosa, diferenciada, que levem os alunos a competir apenas com o intuito de serem os vencedores.
· e)Não é apropriada, pois não é recomendado que a utilização de jogos para o ensino da Matemática seja a partir de recursos tecnológicos, uma vez que, só os manipulativos, pelo manuseio do aluno, propiciam o estabelecimento de relações e a abstração.

Outros materiais