Buscar

Caderno - Direito Empresarial IV 2

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL IV
1. REVISÃO
Perguntas básicas do direito: quem e o que? 
Em última análise o direito começa a partir das pessoas (todo poder emana do povo e em seu nome será exercido). Mas é preciso segregar essas pessoas, sendo impossível considerar em um só tempo toda e qualquer pessoa. É preciso distribuir essas pessoas conforme dois critérios ius solis (critério do solo) e ius sanguini (critério do sangue/descendência). 
Isso significa que a população que está em território brasileiro elegeu seus constituintes que elaboraram regras principais que estão contidas na Constituição Federal. A constituição estabelece três funções que disciplinam o ambiente interno do território que se aplica sobre a população, quais sejam legislar (legislação), administrar (administração), julgar (jurisdição). 
A função de legislar se dá por meio de lei. Lei pode ser definido como norma geral (para todos) abstrata (não é para o caso concreto) obrigatória e inovadora (modifica a realidade normativa). 
A função de administrar quer dizer também representação, isso no regime presidencialista. Essa função se dá por meio de normas não gerais e abstratas, mas normas para o caso concreto, denominadas atos administrativos (medidas provisórias, portarias, decretos, contrato administrativo ...). 
A função de jurisdição é exercida por meio de decisões fundamentadas. Decisões essa que são norma não abstratas, mas sim para o caso concreto, e normas não gerais, mas para as partes do processo. 
Segundo a constituição, a administração é exercida no âmbito federal pela presidência da república, pelos ministérios e pelas secretarias. No âmbito dos estados pela governadoria, pelas secretarias. No plano municipal pelas prefeituras e secretarias. 
Dessa análise é possível depreender a seguinte pirâmide normativa:

Continue navegando