Buscar

ATPS ESTRATEGIA DINAMICA E COMPETITIVA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ESTRATEGIA DINAMICA E COMPETITIVA
AMILTOM LUIZ SCHIMITT CARRIER – 145987
CLEOMAR LOPES RODRIGUES – 393251
DENISE EBLING PARODI – 374929
ELIZANI MILITZ RAUBER – 378393
RUAN CARLO TAVARES – 371059
SABRINA MELLO KURZ – 3792
RELATÓRIO COM PLANO DA UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO
PROF. ROBERTO BERTOLA
16 DE NOVEMBRO DE 2015
SÃO PEDRO DO SUL–RS
UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
AMILTOM LUIZ SCHIMITT CARRIER – 145987
CLEOMAR LOPES RODRIGUES – 39325
DENISE EBLING PARODI – 374929
			ELIZANI MILITZ RAUBER – 378393
RUAN CARLO TAVARES – 371059
SABRINA MELLO KURZ – 379264
RELATÓRIO COM O PLANO DA UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO.
PROF. MA. ROBERTO BERTOLA
Trabalho apresentado à bancada do Curso de Administração da
 Faculdade Anhanguera com requisito obtenção de nota na 
 Disciplina de Estratégia e Dinâmica Competitiva.
16 DE NOVEMBRO DE 2015
SÃO PEDRO DO SUL–RS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................03
UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS.........................................................................04
PLANO DE UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS....................................................05
ANÁLISE DE SWOT...............................................................................................................06
CONCLUSÃO DE ANÁLISE DE SWOT...............................................................................07
IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO......................................07
DESCRIÇÃO DA UEN ATRAVÉS DOS 5 ELEMENTOS CRÍTICOS.................................08
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho importante para que entendamos o que são as Unidades Estratégicas deNegócios (UEN) e de que maneira são capazes de gerar estratégias competitivas. Através delas que as empresas podem se equilibrar, superando tempos de crises do mercado. Ou simplesmente podendo aproveitar as oportunidades de mercado, sem se desfazer de seu negócio principal.
UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS
A elaboração de uma Unidade Estratégica de Negócios é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma UEN pode ser definida como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado alcançar a máxima eficácia.
A UEN pode ser definida também como uma unidade de planejamento, definida de acordo com as necessidades e oportunidades estratégicas para a empresa.
O objetivo da implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue em uma determinada Área Estratégica de Negócios (AEN), esta é o segmento de mercado no qual a organização ira atuar.
Normalmente, diversos aspectos organizacionais podem determinar que a criação de uma UEN fosse a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue a ser competitiva no mercado. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.
Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional. Como uma unidade estratégica de negócios redireciona a estrutura organizacional, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, devem perceber o quanto à organização pode ser beneficiada com a definição de uma UEN.
Apesar de todos os benéficos que Unidade Estratégica de Negócios pode trazer para organização, é importante ter em mente que, caso esta não esteja preparada para a mudança, tanto o processo de mudança quanto à própria atuação nesta nova situação podem trazer muitos problemas e dificuldades.
As maiorias das empresas, mesmo as menores, operam em diversos negócios. Mas estes poderão nem sempre ser claros. Por isso, é importante que a empresa defina todos os negócios para que cada um deles possa ser gerido como uma unidade individual com uma estratégia própria.
PLANO DE UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
 A empresa escolhida foi a Nevaska, uma empresa que trabalha a 16 anos produzindo e comercializando sorvetes e picolés. Fundada em 1999 por Diego Andrade e sua esposa Tairine, inicialmente uma pequena fabrica que produzia sorvetes e picolés com a mão de obra familiar para comércios da cidade de Júlio de Castilhos.
Atualmente a empresa Nevaska possui uma fabrica que emprega 10 funcionários no setor da produção, e possui um ponto comercial no centro da cidade onde comercializa seus produtos.
A empresa atende varias cidades da região distribuindo seu mix de produtos.
Descrição da empresa: empresa familiar de pequeno porte com 12 colaboradores, localizada na cidade de Júlio de Castilhos-RS, fundada por Diego Andrade, e Tairine Andrade no ano de 1999.
Localização e infraestrutura: a fabrica conta com um pavilhão de 150m², onde o sorvete e produzido e estocado, e um ponto comercial de 30m² onde o produto e comercializado em todas as suas apresentações e no sistema de buffet.
Ramo de atividades: fabricação e comercialização de sorvetes.
Produtos: os produtos oferecidos pela marca Nevaska são sorvetes nas apresentação caixas de 10l, potes de 2l, 1l, sundae, e picolés.
Esta empresa nunca teve uma unidade estratégica de negócios.
ANÁLISE DE SWOT
É um modelo usado para organizar e utilizar dados, abrangendo as forças (S), fraquezas(W), oportunidades (O), e ameaças(T).
Ela identifica que o ambiente interno da empresa analisa suas competências de marketing, de fabricação, financeira, e organizacionais. E o ambiente externo analisa o macro ambiente e o micro ambiente.
Nessa etapa será feita uma análise do ambiente interno e externo da empresa elencando as forças e as fraquezas encontradas em cada ambiente, para que possa ser feito uma análise o mais coerente possível com a realidade, nos possibilitando a elaboração de uma proposta de UEN que corresponda as necessidades da empresa nesse momento.
· Ambiente interno:
Forças – Marca reconhecida e apontada como referencia pela sua qualidade, preço abaixo dos concorrentes, grande variedade de sabores e apresentações do produto, não possui gastos com aluguel por possuir sede própria.
Fraquezas – A diminuição da venda do produto no período do inverno, não possuir nenhuma estratégia de marketing voltada a expandir a marca.
· Ambiente externo:
Oportunidades – A empresa pretende aumentar a distribuição de seus produtos, para uma região maior, investindo na ampliação de sua sede, e na contratação de vender sores externos para promover sua marca.
Ameaças – As principais ameaças encontradas são o aumento do valor do leite, principal matéria prima utilizada na produção, que acarreta num maior custo para a produção, que seria repassado para o produto final, e o clima, que pode prejudicar na venda do produto.
Outra ameaça em potencial, são as concorrências de empresas com marcas mais fortes as quais os clientes possuem o habito de comprar. 
CONCLUSÃO DA ANÁLISE SWOT
Ao concluirmos a análiseSWOT da empresa Nevaska foi identificado que o melhor ramo ao qual a empresa deve investir, seria a ampliação de sua marca, oferecendo a seus clientes outros produtos, como chocolates e doces artesanais que não sofrem tanta influencia do fator clima, e criando estratégias de marketing com a contratação e capacitação de vendedores para promover a marca estendendo sua área de atuação a mais regiões.
IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO
Na empresa nevasca a UENserá implantada em varias áreas simultaneamente. Com acontratação e qualificação de pessoal, ampliação da fabricação com investimento na compra de mais maquinas para fabricação e ampliação da área da fabrica, e investimento em propagandas quer serão divulgadas pelos vendedores e também por mídias digitais.
DESCRIÇÃO DA UEN ATRAVÉS DOS 5 ELEMENTOS CRÍTICOS
· Definição do escopo da UEN: 
A empresa ampliara sua fabrica, com a finalidade de aumentar sua produção e com a compra de maquinas para produzir chocolates e doces artesanais para ter um leque maior de produtos a oferecer a seus clientes, será feita a contratação de mão de obra para a produção e vendedores capacitados para divulgar sua marca aos clientes que já são parceiros da empresa mas com maior foco voltado a atender novos clientes expandindo as vendas.
· Metas da UEN:
Este projeto te como metas o retorno financeiro dos investimentos no prazo de 3 anos, e estabelece esse mesmo prazo para que as vendas cresçam 30% na produção de sorvetes e que a nova linha de produtos já esteja produzindo o seu máximo.
· Definição das bases pretendidas para a vantagem competitiva: 
A empresa nevasca tem como maior diferencial para se manter competitiva, manter seu preço abaixo do valor ofertado pelos seus concorrentes, mantendo sempre o seu padrão de qualidade, trabalhando para a maior satisfação de seus clientes em todas as etapas, desde a venda de seu produto ate o período pós venda dando ao cliente todo o suporte em relação a reposição de estoques e trocas. 
· Projeto da constelação de valores: 
Por ser uma empresa familiar de pequeno porte nessa etapa todas as atividades serão realizadas dentro da unidade.
· Gestão da cadeia de valores interna da unidade de negócios e da sua integração comas cadeias de valores dos parceiros e clientes: 
A empresa prioriza uma relação bem próxima de seus fornecedores para garantir que as matérias primas sejam da melhor qualidade, contando com um leque de fornecedores que aliam qualidade com baixo custo. Para bem atender seus clientes a empresa ira ter vendedores qualificados e com total autonomia para resolver qualquer problema que os clientes venham a ter, fazendo com que as parcerias sejam vantajosas para os dois lados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	
Este trabalho trouxe o esclarecimento, da importância do planejamento para iniciar, ou ampliar um negócio, aprendemos a verificar os componentes necessários para elaborar umplano UEN .
Nos mostrou que as ferramentas utilizadas são realmente fundamentais para o negocio ser rentável, sem esquecer do capital humano, podendo exercer um modelo de liderança moderno e eficaz na avaliação de seus funcionários e da própria empresa, que constantemente deve ser revisto e reavaliada.
O trabalho nos possibilitou a consolidação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, nos ensinando a analisar o andamento de uma empresa identificando suas forças e fraquezas, e nos trazendo a experiência de identificar oportunidades para o sucesso da mesma. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Sites:
www.google.com.br
www.administradores.com.br
www.negociosegetao.blogspot.com.br
www.phdseg.com.br
www.portal-administracao.com
Livros:
KLUYVER, C.A. PEARCE, J.A(Org.). A estratégia: uma visão executiva. 3.ed.sao Paulo.
5

Continue navegando

Outros materiais