Buscar

filosofia e sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Título:
Curso:
Disciplina:
Módulo:
Tipo:
Prova - Filosofia E Sociologia: Temas Transversais No Ensino Fundamental.
Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia(2)
Filosofia e Sociologia: temas transversais no ensino
Módulo 4
PROVA
		 1. 
	Além dos problemas ambientais, o capitalismo também é responsável por outros problemas em relação à busca constante de obter lucro a qualquer custo. A partir do exposto, assinale a alternativa que aponta os outros problemas trazidos pelo sistema capitalista:
		
	Além da natureza, o capitalismo explora também os bancos, que precisam financiar cada vez mais a vontade de dominar a natureza na busca de obtenção de lucros cada vez maiores.
		
	O capitalismo explora a mão de obra empresarial quando obriga os empresários a fundarem empresas em lugares que possam dar lucro.
		
	O capitalismo explora a economia, visto que precisa de cada vez mais dinheiro para manter as empresas funcionando e pagando muito bem seus funcionários.
		
	Além de explorar os meios naturais, o capital também faz com que muitos países acabem explorando seus funcionários com salários baixos e condições precárias de serviço.
		 2. 
	Em relação à perspectiva sociológica de Durkheim, Weber não acredita que é totalmente a sociedade que faz os indivíduos se comportarem de tal maneira, pois isso tiraria a liberdade do indivíduo de agir e tomar decisões. Com base no exposto, a alternativa que corresponde as ideias de Weber é:
		
	A sociedade é formada por meio da crença dos indivíduos, que se juntam para perpetuar seus deuses.
		
	A sociedade é constituída pelas inter-relações entre as ações das pessoas motivadas por suas respectivas vontades pessoais.
		
	A sociedade é anterior ao indivíduo, fazendo com que ele se adapte às regras conforme for se inserindo na sociedade.
		
	A sociedade é constituída pela soma de todos os indivíduos, que concordam de maneira unanime com as mesmas regras e os mesmos valores.
		 3. 
	Hipócrates afirma que medicina e religião devem ser separadas, pois cada uma trata de problemas diferentes. Para Hipócrates existem causas que ocasionam as doenças e que elas podem ser conhecidas de maneira racional. Com base no exposto, aponte as causas que podem levar ao surgimento das doenças listadas por Hipócrates:
		
	Para Hipócrates, há somente uma causa para o surgimento de doenças e ela tem a ver com a constituição biológica de cada pessoa.
		
	Para Hipócrates, é apenas uma causa que poderia gerar doenças e essa causa é sempre externa.
		
	Hipócrates afirma que são duas as causas que podem ocasionar as doenças, elas são causas externas e internas, que dependem do ambiente e também de fatores internos dos indivíduos.
		
	As causas de doenças são duas, as relacionadas à má prática dos ritos sagrados e as relacionadas à péssima condição financeira do país.
		 4. 
	Segundo a Filosofia, a ética procura entender o comportamento dos indivíduos com base nos valores adotados pela sociedade. Com base no que foi exposto, aponte a seguir a definição mais correta da palavra “ética”:
		
	A ética e a política são a mesma coisa, já que visam entender o comportamento dos cidadãos.
		
	A ética é uma doutrina que estuda os valores econômicos, e que desse modo é por meio dela que o preço dos produtos é estipulado.
		
	A ética é a ciência da conduta e da ação, que estuda os valores individuais e sociais que guiam as ações das pessoas em sociedade.
		
	A ética é uma ciência que cria as leis jurídicas e que desse modo serve para aplicar as penas para os infratores.
		 5. 
	Singer afirma que em relação à vida e à saúde a sociedade encontra-se fundada em valores antigos que não nos ajudam atualmente a resolver os problemas sobre esses temas, visto que nossa concepção sobre vida e saúde se tornaram mais complexas. Com base no que foi exposto, aponte qual alternativa corresponde a um dos valores antigos apontados por Singer:
		
	Assuma a responsabilidade pelas consequências de suas decisões.
		
	Não discrimine com base na espécie.
		
	Sede frutíferos e multiplicai-vos.
		
	Reconheça que o valor da vida humana é variável.
		 6. 
	Émile Durkheim, ao desenvolver suas considerações sobre as regras e valores da sociedade, acredita que é o “fato social” quem determina o comportamento e a ação dos indivíduos. Sobre o fato social, podemos afirmar que: 
		
	O fato social são os valores que guiam o comportamento e a ação das pessoas em sociedade, sendo anteriores aos indivíduos, dizendo ainda o que é certo ou errado.
		
	O fato social é criado pelos governantes para que os cidadãos se comportem conforme a vontade deles.
		
	O fato social pode ser mudado por qualquer pessoa que não concorde com ele.
		
	O fato social refere-se somente ao comportamento das pessoas em sociedade, e desse modo não diz respeito aos indivíduos isolados.
		 7. 
	David Harvey procura relacionar a economia com a devastação e a exploração do meio ambiente. Aponte qual é o sistema político-econômico que mais tem contribuído na exploração do meio ambiente, segundo Harvey:
		
	O capitalismo, visto que a busca constante de lucro faz com que se explore a natureza, de forma inconsciente.
		
	O marxismo, visto que as ideologias de esquerda só levam em consideração a luta de classes e se esquecem de falar sobre a preservação da natureza.
		
	O feudalismo, visto que explora o meio ambiente na busca de gerar mais rendimentos para o senhor feudal.
		
	O comunismo, visto que faz com que as pessoas trabalhem mais nos campos acabando com a fertilidade da terra.
		 8. 
	Os valores são o fundamento das regras e leis morais da sociedade. Sobre a natureza dos valores, podemos afirmar que eles são:
		
	Científicos ou do senso-comum, já que dizem respeito somente à sociedade.
		
	Religiosos ou mitológicos, pois se baseiam na experiência.
		
	Sociais ou coletivos, pois dependem da sociedade.
		
	Absolutos ou relativos, visto que ou são eternos ou mudam.
		 9. 
	Freud chocou a medicina de sua época ao fazer considerações que foram consideradas radicais para a época. Aponte o argumento de Freud que teria causado polêmica sobre o tema da sexualidade:
		
	Para Freud, a sexualidade se manifestava desde a infância e não estava ligada somente à estimulação dos órgãos genitais.
		
	Para Freud, a sexualidade era fruto do mal e do pecado.
		
	Para Freud, a sexualidade significava a perversão do indivíduo e deveria ser tratada.
		
	Freud afirmou que a sexualidade tinha somente a ver com a satisfação do aspecto neurológico do ser humano.
		 10. 
	O movimento sofista não acreditava que existia uma verdade absoluta que poderia ser encontrada e compartilhada por todos, eles preferiam confiar mais no poder das palavras e na argumentação. Protágoras, um dos mestres do movimento sofista, criou a ideia de relativismo, afirmando que a verdade era relativa e dependia de cada indivíduo. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta como o relativismo ajudou na consideração de que outras culturas também possuíam valor:
		
	O relativismo foi importante pelo fato de afirmar que a verdade é relativa a cada indivíduo e dessa forma, a verdade de outras culturas que não fossem a grega também podia encontrar sua validade no relativismo.
		
	O relativismo afirma que as outras culturas possuem valor, menos a grega por sua visão preconceituosa sobre outras culturas.
		
	O relativismo era uma teoria que estava interessada na busca sexualidade e isso ligou todas as culturas, visto que todas as pessoas se interessam em descobrir a origem de tudo.
		
	O relativismo mostrou que a verdade depende do indivíduo, mas mesmo assim a cultura grega ainda era superior, visto que os gregos tinham desenvolvido essa ideia.

Continue navegando