Buscar

APX1 EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
	Matrícula: 
	Polo: 
Caro/a aluno/a, 
Essa avaliação foi elaborada com o objetivo de contribuir para seu processo formativo. É importante que você tenha estabelecido uma rotina de estudo. Assim, desejamos que tenha êxito na resolução das questões propostas.
1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las; 
2. Evite as repostas extremamente curtas e objetivas ou longas demais. 
3. Esta avaliação deverá ser postada na plataforma até o dia 02 de outubro de 2021 as 16:00h.
 
BOA PROVA!!!
Questão 1- (3,0 pontos) 
“A Educação Ambiental tornou-se uma das áreas da Sociologia Ambiental e tem contribuído de maneira significativa nos estudos de modo a propor novas formas para que se possam estabelecer relações sustentáveis com o meio ambiente” (Passos et al, 2013, p.100).
Com base na leitura do trecho acima:
· Explique os motivos pelos quais a Educação Ambiental ficou, durante muito tempo, sendo tratada como um tema ausente na área da Sociologia Ambiental.
· Descreva três práticas educativas que podem contribuir para romper a ideia de que ser humano e natureza são dois mundos à parte.
· Explique de que maneira a Educação Ambiental pode contribuir para a mudança social.
Sua ausência durante esse tempo se deve ao entendimento dos sociólogosquanto às barreiras do determinismo geográfico e biológico para elucidar odesenvolvimento e a mudança social, o que provocou uma repulsa, entre os sociólogos, em relação às considerações e explicações que aplicassem dadosbiológico-ambientais para entender as mudanças sociais. Além disso, estava presente o próprio pensamento dos sociólogos que destacavam a literatura sociológica da modernização evidenciando os benefícios da inovação da tecnologia e do desenvolvimento econômico dentro da literatura sociológica da modernização.O foco estava nas relações de poder mesmo quando os problemas ambientais eram visíveis.
b) A construção de referenciais ambientais por meio da mediação do educador e sua utilização como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática socialcentrada no conceito da natureza;Pensar a educação ambiental como um somatório de práticas e, assim,compreender a dimensão de sua potencialidade de generalização no que se diz respeito ao conjunto da sociedade;E o despertar de uma crescente consciência ambiental, baseada no exercícioda cidadania e na reestruturação de valores éticos e morais, individuais e coletivos,a fim de orientar o desenvolvimento sustentável.
c) Uma vez que ela não deva ficar restringida apenas a essa relação, mas sim com a abertura para essa mudança, protegendo a posição de busca pela justiça social junto com a proteção da natureza. Ou seja, o empenho de uma sociedade ecologicamente equilibrada e socialmente justa
Questão 2 - (3,0 pontos)
Nos últimos anos, tem sido discutido o conceito de Sustentabilidade Ambiental em diversos debates sobre meio ambiente. Diante deste contexto de discussão, percebe-se que a participação da escola tornou-se fundamental e necessária. Sendo assim, disserte sobre três argumentos que corroborem a importância da escola nas ações em prol da Sustentabilidade no planeta.
A compreensão da escola e as relações sociais que nelas são desenvolvidas,como semelhante aos mais diversos espaços da sociedade que reproduzem oracismo e a discriminação racial;A revisão do currículo certificando a pluriversalidade, assim como acomposição de um corpo docente etnicamente diversificado e formado emcompetências curriculares que abranjam a cultura e a história de povos africanos e ameríndios;O entendimento da dinâmica estrutural pela própria escola, abordando ahistória e a cultura dos sujeitos e povos não brancos a partir de sua própriaperspectiva, construindo uma educação antirracista ao passo que encaminha os conflitos interpessoais, e também reconhecessem e valorizam as identidades e histórias de todos os sujeitos no ambiente escolar.
Questão 3 - Elabore uma atividade para as séries iniciais a partir do tema: “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. (4,0 pontos) A atividade precisa apresentar: faixa etária, objetivos, material utilizado, as estratégias didáticas e avaliação. 
Objetivo: Brincar com o jogo da memória com os 17 Objetivos do DesenvolvimentoSustentável.
Estratégia: Conhecer e trabalhar os símbolos dos ODS por meio de um jogo de memória.
Material necessário:Imprimir imagens dos ODS com pares iguais e recortar e ter um jogo para cadadupla ou trio no caso do número total de alunos ser ímpar.
Desenvolvimento:Cada dupla irá receber um jogo de memória com as ilustrações dos ODS.Após um número de rodadas suficiente para entendimento das imagens, o jogopode ser sorteado entre as duplas para ser levado para brincar em casa com amigos e família. Após 5 dias, o jogo é entregue para o outro aluno da dupla para fazer o mesmo.Ao final dos 5 dias, os alunos devem fazer uma roda de conversas e expor suas percepções de como foi jogar em casa e o que conseguiram aprender.

Outros materiais