Buscar

Amanda Ávila Gomes - IR

Prévia do material em texto

Amanda Ávila Gomes – Fisioterapia 13V
Questões Insuficiência Respiratória
1. A respiração consiste no processo fisiológico responsável pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente. A insuficiência respiratória é caracterizada por:
A (X) Baixos níveis de O2 (hipoxemia) ou altos níveis de CO2 (hipercapnia)
B ( ) Baixos níveis de O2 (hipercapnia) ou altos níveis de CO2 (hipoxemia)
C ( ) Baixos níveis de CO2 (hipercapnia) ou altos níveis de O2 (hipoxemia)
D ( ) Baixos níveis de O2 (hipoxemia) e altos níveis de CO2 (hipercapnia)
2. Segundo a fisiopatologia, a insuficiência respiratória pode ocorrer por diferentes mecanismos. Disserte sobre as imagens abaixo:
R: 1) A ventilação é a entrada e a saída de ar. Quando temos uma obstrução na entrada do alvéolo, o ar não consegue ventilar esse alvéolo, levando a um distúrbio ventilatório. Exemplo: rolha de secreção.
2) A difusão é a passagem/troca de O2 e CO2 entre a barreira alvéolo-capilar. Quando temos uma obstrução nessa barreira, o ar ventila esse alvéolo, mas não é possível fazer a troca. Exemplo: edema agudo pulmonar ou SARA.
3) A perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. Quando temos uma obstrução no vaso, o ar ventila esse alvéolo, é possível fazer a troca gasosa, mas não temos a passagem do sangue. Exemplo: TEP.
3. A hipóxia significa diminuição do aporte de oxigênio ou baixa concentração de oxigênio nos tecidos, e pode acontecer por diversos motivos. Como é classificada?
A ( ) Hipóxia hipoxêmica, que é a deficiências de oxigênio no sangue arterial, devido à queda da pressão parcial de oxigênio alveolar (PO2) e hipóxia Anêmica, que é a deficiência na capacidade do sangue em transportar o oxigênio dos tecidos.
B ( ) Hipóxia Estagnante, que é a deficiência circulatória ou hipóxia Histotóxica, que ocorre devido à ação de toxinas sobre as enzimas respiratórias;
C ( ) Hipóxia hipoxêmica, que é a deficiências de oxigênio no sangue arterial, devido à queda da pressão parcial de oxigênio alveolar (PO2) ou Hipóxia Estagnante, que é a deficiência circulatória.
D (X) Alternativas A e B estão corretas.
4. Em relação aos tratamentos, quais são os objetivos da oxigenioterapia na insuficiência respiratória:
A ( ) Corrigir a hipoxemia aguda, suspeita ou comprovada.
B ( ) Reduzir os sintomas associados à hipoxemia crônica.
C ( ) Reduzir a carga de trabalho que a hipoxemia impõe ao sistema cardiopulmonar.
D (X) Todas as alternativas estão corretas.
5. Quando pensamos escolha de tratamento, avalie a afirmativa abaixo:
“O uso de bilevel no caso de pacientes com IR tipo 2 é recomendado. ”
A (X) Verdadeira. O bilevel tem essa capacidade, pois utiliza uma pressão inspiratória e uma pressão expiratória, gerando uma diferença de pressão e é essa variação que proporciona o movimento de volume, fazendo com que o CO2 seja lavado.
B ( ) Falsa. O CPAP que tem essa capacidade, pois utiliza uma pressão inspiratória e uma pressão expiratória, gerando uma diferença de pressão e é essa variação que proporciona o movimento de volume, fazendo com que o CO2 seja lavado.
C ( ) Falsa. O CPAP e Bilevel que tem essa capacidade, pois ambos utilizam uma pressão inspiratória e uma pressão expiratória, gerando uma diferença de pressão e é essa variação que proporciona o movimento de volume, fazendo com que o CO2 seja lavado. Então é indiferente a escolha.
D ( ) Verdadeira. O bilevel tem essa capacidade, pois funciona aplicando uma pressão contínua durante a respiração, isto significa que é utilizado somente um nível de pressão que proporciona o movimento de volume, fazendo com que o CO2 seja lavado.

Continue navegando