Buscar

PCC HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
3°SEMESTRE
IRIS FERNANDA BARBOSA DE ALECRIM
RA:1939384
Correntina-BA
2021
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
3°SEMESTRE 
HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 
INTRODUÇÃO 
O objetivo deste trabalho é entender diferentes sociabilidades e a construção de imaginários por meio da relação entre conhecimento histórico e educação, elaborando um tema de seminário para os alunos. A escolha deve considerar aspectos aprendidos nessa disciplina.
DESENVOLVIMENTO
A História Moderna é o período da história que compreende a Idade Moderna. Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII. Apesar dos resquícios do mundo medieval em alguns aspectos, essa fase foi marcada por grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental.
As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado. As novas articulações econômicas possibilitaram que algumas instituições se tornassem mais sofisticadas e globalmente articuladas
.
A História Moderna registra o surgimento de formas de trabalho e poder diferentes das vigentes na Idade Média, de outras visões de mundo e de crença, além da mudança das relações entre os diferentes grupos sociais. O período foi de transição entre a sociedade feudal e a sociedade capitalista. Marcado por conflitos e conquistas, foi na Idade Moderna que os europeus estabeleceram contatos sólidos entre civilizações espalhadas pelo mundo. Nesse período as nações europeias formaram grandes impérios coloniais ao redor do mundo, exploraram e colonizaram o continente americano.
 A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial. Esses acontecimentos que possibilitaram o surgimento do Iluminismo no século XVIII e da Revolução Francesa no final do mesmo século.  
A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais. A revolução que ocorreu na França marcou a extinção do Antigo Regime – época em que a sociedade era estruturada de acordo com pirâmides sociais, sendo o rei, a nobreza e o clero os maiores acumuladores de riquezas.
A corrente iluminista também influenciou o desenvolvimento dessa nova era da humanidade. A razão passou a superar as convicções religiosas e a ciência usada para o descobrimento de tecnologias. A contemporaneidade fortaleceu o sistema capitalista no ocidente, criando conflitos entre as potências europeias na busca pelo domínio de terras, exploração de matérias-primas e expansão dos mercados.
A Revolução Francesa deu início a História Contemporânea. A partir dela, novas ordens de poder foram formadas: governo republicano baseado na constituição, na defensa da propriedade privada e com forças militares estruturadas.
Nesse mesmo período surgiu o liberalismo, uma ideologia política que prega a divisão do capital por meio das relações de trabalho. Esse tipo de relação trabalhista tem origem na Revolução Industrial, outro acontecimento da História Contemporânea.
É justamente nesta revolução que os métodos de distribuição de riquezas são modificados. O estado monárquico, assim como os bancos e organizações comerciais, perdem o controle do dinheiro. Em contrapartida, esse mesmo dinheiro consegue maior circulação e, consequentemente, contribui com a abertura de novos postos de trabalho.
Com isso, a migração das grandes massas populacionais para os centros urbanos se intensifica. As pessoas passam a ocupar os cargos oferecidos pelas indústrias e pequenos comércios. O capitalismo, aliado a esta nova configuração de mercado, se firmou como modelo econômico de quase todos os continentes do mundo. Do ponto de vista capitalista e liberal, esse padrão ajudaria no avanço das relações comerciais, distribuindo mais renda entre todas as classes. Entretanto, impulsionou inúmeros conflitos em torno do controle do poder, gerando desigualdades. Por isso, em oposição, nasceu a União Soviética - que também acabou falhando na tentativa de evitar os abismos sociais.
TEMA DO SEMINÁRIO 
História Moderna e Contemporânea e suas revoluções 
 REFERÊNCIAS
 https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/historia-moderna
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/historia-contemporanea

Mais conteúdos dessa disciplina