Buscar

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - Conceitos em Aulas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Conceitos em Aulas
¬ Professor Tadeu Slonczewski – Processo Criativo em três fases.
· Saturação: a mente do inventor coleciona os elementos, informação, o material que vai servir na produção de ideias novas.
· Incubação: o pensamento funciona sem esforço consciente. É um pensamento descontínuo, incontrolável, inconsciente.
· Iluminarão: em um momento inesperado, crítico, breve, às vezes durante uma fração de segundo, a pessoa “vê” a solução do problema aparecer como um relâmpago na mente consciente (Slonczewski, 1980, p.31)
¬ Novas DCNs: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Curso de Graduação em Engenharia.
 ¬ O desenho Universal e o Engenheiro de Produção.
· O Desenho Universal é um conceito que diz respeito a vários profissionais com formações distintas, visto que ele é utilizado para o projeto de bens, de serviços e de ambientes.
· É o caso do Engenheiro de Produção.
· Dentre outras situações, o engenheiro de produção pode se responsabilizar pelo projeto de arranjo físico de uma fábrica.
· No desenho universal, é onde o engenheiro de produção pensa em Lay out que permita que qualquer pessoa possa trabalhar neste ambiente.
· Há o Conceito de Acessibilidade, ou seja, onde há uma adequação para deficientes, e o Conceito Universal, ou seja, um Sistema igual e adequado para todos.
· Garantir o Fluxo adequado / Comparticipação de Projetos / Adequação de Normas Técnicas.
 ¬ Poka-Yoke no auxílio ao Desenho Universal.
· Poka-Yoke é uma ferramenta potencial para implementar Design Universal no local de trabalho.
· Seu principal benéfico é que, aumentando a facilidade de tarefa há beneficio a todos os trabalhadores, não apenas aos portadores de deficiências.
· É importante reconhecer que essa abordagem tem limitações, a inclusão total é difícil. Então minimizar a exclusão é um objetivo mais realista.
· Importante, Desenho Universal não é Acessibilidade, é adequar um sistema para que todos possam usar, ou seja, é uma nova forma de pensar as questões, relacionadas a desenho de produtos, seja ele um bem, seja ele um serviço. E também um ambiente como um todo.

Continue navegando