Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I- Recursos Naturais e Fontes de Energia

User badge image
Frica

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O meio ambiente, essencial à vida das espécies, tornou-se motivo de preocupação, especialmente entre o equilíbrio da interação e as atividades humanas e do seu entorno, somente a partir da década de 1950.
Qual o princípio do desenvolvimento sustentável?
A) x Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental.
B) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá o indivíduo para evitar impactos ao meio ambiente com dose de lucro.
C) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir apenas sustentabilidade social e ambiental.
D) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica e cultural.

A agroecologia e a 'revolução verde' surgiram como respostas aos problemas enfrentados na área da agricultura. Apesar de os nomes sugerirem algo positivo e similar, as técnicas empregadas pela agroecologia e pela 'revolução verde' são diferentes.
Quais as técnicas que podemos associar à revolução verde?
A) Fixação de nitrogênio e controle biológico de pragas.
B) x Uso de agroquímicos e maquinário pesado.
C) Policultivos geneticamente heterogêneos.
D) Corretivos orgânicos e uso de recursos locais renováveis.

São as áreas que apresentam como finalidade básica a preservação da natureza, com pouca ou nenhuma interferência antrópica.
A quais áreas o exposto se refere?
A) Unidades de Uso Integral.
B) Unidades de Uso Sustentável.
C) Unidades de Preservação Integral.
D) x Unidades de Proteção Integral.

As normas do meio ambiente se originaram em virtude da necessidade de se regulamentar a conduta humana sobre a utilização dos recursos naturais, além de possibilitar que todas as pessoas, de todas as gerações, possam usufruir dos recursos e benefícios ambientais.
Sobre os princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:
A) x Princípio do poluidor-pagador e do usuário-pagador: aplica-se quando já há a certeza do dano provocado por certa atividade e que abrange sobretudo o controle da poluição “gradual” (ou crônica), que por um efeito de acumulação pode se tornar aguda, provocando um desequilíbrio ecológico. Prevenir é agir antecipadamente, a fim de evitar danos graves e irreparáveis ao meio ambiente. Sua aplicação se dá nos casos em que os impactos ambientais já são conhecidos, restando certa obrigatoriedade do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA). Esses são alguns dos principais instrumentos de proteção ao meio ambiente.
B) Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental da pessoa humana: o meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida (art. 225, da Constituição Federal de 1988, CF, p. 36) está diretamente relacionado à dignidade da pessoa humana (art.1 CF) e ao direito à vida (art. 5 CF). Esse direito pertence a todos, gerações presentes e futuras, brasileiros e estrangeiros residentes no país. Inclusive, este é o Princípio 1 da Declaração de Estocolmo de 1972.
C) Princípio da precaução: durante a realização da Rio-92 foi adotado o princípio da precaução (Princípio 15), em que, para proteção do meio ambiente, os Estados deverão tomar medidas pautadas neste princípio conforme as suas competências. Para tanto, na permissão ou autorização de uma obra ou de um novo agrotóxico, há incerteza sobre a existência ou probabilidade de danos à saúde pública ou à natureza, tal atividade, em observância ao princípio da precaução, não deverá ser autorizada ou, pelo menos, deverão ser tomadas medidas preventivas que afastem os riscos.
D) Princípio da intervenção estatal obrigatória na proteção do meio ambiente: o art. 225 da CF impõe ao poder público o dever de atuar na defesa do meio ambiente. A referência ao “poder público” quer destacar a atuação conjunta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da participação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na proteção do meio ambiente.

Na história do ambientalismo mundial, a década de 1960, Pós-Segunda Guerra, foi marcada por diversos eventos. Entre eles pode-se destacar a publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), que alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana-natureza estava tomando.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v ) Emprego do DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) começou a ser efetuado no combate a insetos que atacavam as plantações agrícolas.
( v ) Contudo, após uma década, episódios de contaminação da água e do solo, bem como a morte de animais, começaram a ser noticiados.
( v ) Criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA), além da proibição do uso do DDT nos Estados Unidos.
( v ) 1968 é criado o Clube de Roma, composto por economistas, pedagogos e membros da comunidade científica de dez nacionalidades, cujo objetivo foi o de discutir e analisar os limites do crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
A) F - V - F - F.
B) F - F - V - V.
C) x V - V - V - V.
D) F - V - V - F.

Altieri (2004) aponta que a agroecologia traz resultados positivos. Sobre os benefícios que são trazidos pelo emprego dos métodos dos agroecossistemas, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Conservação do solo e dos recursos hídricos.
II- Abertura dos ciclos de nutrientes.
III- Ampliação da capacidade de uso múltiplo da paisagem.
IV- Aumento no controle de pragas através da diversificação vegetal.
V- Uso eficaz dos recursos ambientais locais.
A) As opções II e V estão corretas.
B) x As opções I, III, IV e V estão corretas.
C) As opções I e II estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.

O Relatório Brundtland foi publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em que ano essa publicação ocorreu?
A) Em 2002.
B) x Em 1987.
C) Em 1532.
D) Em 1990.

A publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana natureza estava tomando.
Essa publicação ocorreu em qual década?
A) Década de 1950.
B) Década de 1930.
C) x Década de 1960.
D) Década de 1940.

A década de 1960 foi um pontapé para revoluções e críticas acerca do rumo na relação espécie humana-natureza. Em 1968, foi instituído o Clube de Roma, composto por uma série de especialistas de diversas áreas da comunidade científica.
Sobre o objetivo do Clube de Roma, assinale a alternativa CORRETA:
A) Clube de Roma foi criado com o objetivo de disseminar o conceito de desenvolvimento sustentável.
B) x Clube de Roma foi criado com o objetivo de discutir e analisar os limites de crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
C) Clube de Roma foi criado com o objetivo de motivar os Estados Unidos na criação da Agência de Proteção Ambiental – EPA.
D) Clube de Roma se instituiu com o objetivo de alertar sobre os rumos do uso massivo dos agroquímicos naquela década.

Os movimentos entre as nações que instituíram as conferências mundiais entre as décadas de 1960 e 1990 resultaram em dois conceitos: ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável.
Sobre esses dois conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A tríade ambiente, economia e sociedade apresenta sérias deficiências quanto à mudanças mais concretas frente às grandes corporações e ao governo, principalmente no que se refere à diminuição da desigualdade social.
( ) O Ecodesenvolvimento por Maurice Strong se traduz numa construção para um modelo de desenvolvimento que atingisse as regiões rurais dos países em desenvolvimento, ou seja, sem originar custos sociais e ambientais elevados.
( ) Igany Sachs estudando o conceito de desenvolvimento sustentável aliou a ele cinco dimensões que devem ser consideradas de forma organizada e sistemática uma por uma em direção à sustentabilidade: social, ecológica, espacial, econômica e cultural.
( ) Sachs sobre o ecodesenvolvimento diz que este é um modelo de desenvolvimento endógeno e que só consegue ser atingido sob um panorama de três eixos: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.
A) F - V - F - F.
B) x V - V - F - V.
C) V - F - F - V.
D) F - V - V - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O meio ambiente, essencial à vida das espécies, tornou-se motivo de preocupação, especialmente entre o equilíbrio da interação e as atividades humanas e do seu entorno, somente a partir da década de 1950.
Qual o princípio do desenvolvimento sustentável?
A) x Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental.
B) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá o indivíduo para evitar impactos ao meio ambiente com dose de lucro.
C) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir apenas sustentabilidade social e ambiental.
D) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica e cultural.

A agroecologia e a 'revolução verde' surgiram como respostas aos problemas enfrentados na área da agricultura. Apesar de os nomes sugerirem algo positivo e similar, as técnicas empregadas pela agroecologia e pela 'revolução verde' são diferentes.
Quais as técnicas que podemos associar à revolução verde?
A) Fixação de nitrogênio e controle biológico de pragas.
B) x Uso de agroquímicos e maquinário pesado.
C) Policultivos geneticamente heterogêneos.
D) Corretivos orgânicos e uso de recursos locais renováveis.

São as áreas que apresentam como finalidade básica a preservação da natureza, com pouca ou nenhuma interferência antrópica.
A quais áreas o exposto se refere?
A) Unidades de Uso Integral.
B) Unidades de Uso Sustentável.
C) Unidades de Preservação Integral.
D) x Unidades de Proteção Integral.

As normas do meio ambiente se originaram em virtude da necessidade de se regulamentar a conduta humana sobre a utilização dos recursos naturais, além de possibilitar que todas as pessoas, de todas as gerações, possam usufruir dos recursos e benefícios ambientais.
Sobre os princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:
A) x Princípio do poluidor-pagador e do usuário-pagador: aplica-se quando já há a certeza do dano provocado por certa atividade e que abrange sobretudo o controle da poluição “gradual” (ou crônica), que por um efeito de acumulação pode se tornar aguda, provocando um desequilíbrio ecológico. Prevenir é agir antecipadamente, a fim de evitar danos graves e irreparáveis ao meio ambiente. Sua aplicação se dá nos casos em que os impactos ambientais já são conhecidos, restando certa obrigatoriedade do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA). Esses são alguns dos principais instrumentos de proteção ao meio ambiente.
B) Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental da pessoa humana: o meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida (art. 225, da Constituição Federal de 1988, CF, p. 36) está diretamente relacionado à dignidade da pessoa humana (art.1 CF) e ao direito à vida (art. 5 CF). Esse direito pertence a todos, gerações presentes e futuras, brasileiros e estrangeiros residentes no país. Inclusive, este é o Princípio 1 da Declaração de Estocolmo de 1972.
C) Princípio da precaução: durante a realização da Rio-92 foi adotado o princípio da precaução (Princípio 15), em que, para proteção do meio ambiente, os Estados deverão tomar medidas pautadas neste princípio conforme as suas competências. Para tanto, na permissão ou autorização de uma obra ou de um novo agrotóxico, há incerteza sobre a existência ou probabilidade de danos à saúde pública ou à natureza, tal atividade, em observância ao princípio da precaução, não deverá ser autorizada ou, pelo menos, deverão ser tomadas medidas preventivas que afastem os riscos.
D) Princípio da intervenção estatal obrigatória na proteção do meio ambiente: o art. 225 da CF impõe ao poder público o dever de atuar na defesa do meio ambiente. A referência ao “poder público” quer destacar a atuação conjunta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da participação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na proteção do meio ambiente.

Na história do ambientalismo mundial, a década de 1960, Pós-Segunda Guerra, foi marcada por diversos eventos. Entre eles pode-se destacar a publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), que alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana-natureza estava tomando.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v ) Emprego do DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) começou a ser efetuado no combate a insetos que atacavam as plantações agrícolas.
( v ) Contudo, após uma década, episódios de contaminação da água e do solo, bem como a morte de animais, começaram a ser noticiados.
( v ) Criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA), além da proibição do uso do DDT nos Estados Unidos.
( v ) 1968 é criado o Clube de Roma, composto por economistas, pedagogos e membros da comunidade científica de dez nacionalidades, cujo objetivo foi o de discutir e analisar os limites do crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
A) F - V - F - F.
B) F - F - V - V.
C) x V - V - V - V.
D) F - V - V - F.

Altieri (2004) aponta que a agroecologia traz resultados positivos. Sobre os benefícios que são trazidos pelo emprego dos métodos dos agroecossistemas, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I - Conservação do solo e dos recursos hídricos.
II- Abertura dos ciclos de nutrientes.
III- Ampliação da capacidade de uso múltiplo da paisagem.
IV- Aumento no controle de pragas através da diversificação vegetal.
V- Uso eficaz dos recursos ambientais locais.
A) As opções II e V estão corretas.
B) x As opções I, III, IV e V estão corretas.
C) As opções I e II estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.

O Relatório Brundtland foi publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Em que ano essa publicação ocorreu?
A) Em 2002.
B) x Em 1987.
C) Em 1532.
D) Em 1990.

A publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana natureza estava tomando.
Essa publicação ocorreu em qual década?
A) Década de 1950.
B) Década de 1930.
C) x Década de 1960.
D) Década de 1940.

A década de 1960 foi um pontapé para revoluções e críticas acerca do rumo na relação espécie humana-natureza. Em 1968, foi instituído o Clube de Roma, composto por uma série de especialistas de diversas áreas da comunidade científica.
Sobre o objetivo do Clube de Roma, assinale a alternativa CORRETA:
A) Clube de Roma foi criado com o objetivo de disseminar o conceito de desenvolvimento sustentável.
B) x Clube de Roma foi criado com o objetivo de discutir e analisar os limites de crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
C) Clube de Roma foi criado com o objetivo de motivar os Estados Unidos na criação da Agência de Proteção Ambiental – EPA.
D) Clube de Roma se instituiu com o objetivo de alertar sobre os rumos do uso massivo dos agroquímicos naquela década.

Os movimentos entre as nações que instituíram as conferências mundiais entre as décadas de 1960 e 1990 resultaram em dois conceitos: ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável.
Sobre esses dois conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A tríade ambiente, economia e sociedade apresenta sérias deficiências quanto à mudanças mais concretas frente às grandes corporações e ao governo, principalmente no que se refere à diminuição da desigualdade social.
( ) O Ecodesenvolvimento por Maurice Strong se traduz numa construção para um modelo de desenvolvimento que atingisse as regiões rurais dos países em desenvolvimento, ou seja, sem originar custos sociais e ambientais elevados.
( ) Igany Sachs estudando o conceito de desenvolvimento sustentável aliou a ele cinco dimensões que devem ser consideradas de forma organizada e sistemática uma por uma em direção à sustentabilidade: social, ecológica, espacial, econômica e cultural.
( ) Sachs sobre o ecodesenvolvimento diz que este é um modelo de desenvolvimento endógeno e que só consegue ser atingido sob um panorama de três eixos: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.
A) F - V - F - F.
B) x V - V - F - V.
C) V - F - F - V.
D) F - V - V - V.

Prévia do material em texto

Avaliação I -Recursos Naturais e Fontes de Energia
1. Conferido 
O meio ambiente, essencial à vida das espécies, tornou-se motivo de preocupação, especialmente entre o equilíbrio da interação e as atividades humanas e do seu entorno, somente a partir da década de 1950.Qual o princípio do desenvolvimento sustentável? 
A) x Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental. 
B) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá o indivíduo para evitar impactos ao meio ambiente com dose de lucro.
C) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir apenas sustentabilidade social e ambiental.
D) Esse princípio diz respeito ao processo que conduzirá para a sociedade sustentável: aquela capaz de produzir sustentabilidade econômica e cultural.
2. Conferido
A agroecologia e a "revolução verde" surgiram como respostas aos problemas enfrentados na área da agricultura. Apesar de os nomes sugerirem algo positivo e similar, as técnicas empregadas pela agroecologia e pela "revolução verde" são diferentes. Quais as técnicas que podemos associar à revolução verde?
A) Fixação de nitrogênio e controle biológico de pragas.
B) x Uso de agroquímicos e maquinário pesado.
C) Policultivos geneticamente heterogêneos.
D) Corretivos orgânicos e uso de recursos locais renováveis.
3. Conferido
São as áreas que apresentam como finalidade básica a preservação da natureza, com pouca ou nenhuma interferência antrópica. A quais áreas o exposto se refere?
A) Unidades de Uso Integral.
B) Unidades de Uso Sustentável.
C) Unidades de Preservação Integral.
D) x Unidades de Proteção Integral.
4. Conferido
As normas do meio ambiente se originaram em virtude da necessidade de se regulamentar a conduta humana sobre a utilização dos recursos naturais, além de possibilitar que todas as pessoas, de todas as gerações, possam usufruir dos recursos e benefícios ambientais. Sobre os princípios do Direito Ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:
A) x Princípio do poluidor-pagador e do usuário-pagador: aplica-se quando já há a certeza do dano provocado por certa atividade e que abrange sobretudo o controle da poluição “gradual” (ou crônica), que por um efeito de acumulação pode se tornar aguda, provocando um desequilíbrio ecológico. Prevenir é agir antecipadamente, a fim de evitar danos graves e irreparáveis ao meio ambiente. Sua aplicação se dá nos casos em que os impactos ambientais já são conhecidos, restando certa obrigatoriedade do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA). Esses são alguns dos principais instrumentos de proteção ao meio ambiente.
B) Princípio do ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental da pessoa humana: o meio ambiente ecologicamente equilibrado como essencial à sadia qualidade de vida (art. 225, da Constituição Federal de 1988, CF, p. 36) está diretamente relacionado à dignidade da pessoa humana (art.1 CF) e ao direito à vida (art. 5 CF). Esse direito pertence a todos, gerações presentes e futuras, brasileiros e estrangeiros residentes no país. Inclusive, este é o Princípio 1 da Declaração de Estocolmo de 1972.
C) Princípio da precaução: durante a realização da Rio-92 foi adotado o princípio da precaução (Princípio 15), em que, para proteção do meio ambiente, os Estados deverão tomar medidas pautadas neste princípio conforme as suas competências. Para tanto, na permissão ou autorização de uma obra ou de um novo agrotóxico, há incerteza sobre a existência ou probabilidade de danos à saúde pública ou à natureza, tal atividade, em observância ao princípio da precaução, não deverá ser autorizada ou, pelo menos, deverão ser tomadas medidas preventivas que afastem os riscos.
D) Princípio da intervenção estatal obrigatória na proteção do meio ambiente: o art. 225 da CF impõe ao poder público o dever de atuar na defesa do meio ambiente. A referência ao “poder público” quer destacar a atuação conjunta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da participação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios na proteção do meio ambiente.
5. Conferido
Na história do ambientalismo mundial, a década de 1960, Pós-Segunda Guerra, foi marcada por diversos eventos. Entre eles pode-se destacar a publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), que alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana-natureza estava tomando. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( v ) Emprego do DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) começou a ser efetuado no combate a insetos que atacavam as plantações agrícolas. ( v ) Contudo, após uma década, episódios de contaminação da água e do solo, bem como a morte de animais, começaram a ser noticiados. ( v ) Criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA), além da proibição do uso do DDT nos Estados Unidos. ( v ) 1968 é criado o Clube de Roma, composto por economistas, pedagogos e membros da comunidade científica de dez nacionalidades, cujo objetivo foi o de discutir e analisar os limites do crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CARSON, Rachel. Ciência e coragem. Ciência Hoje. 2012. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/296/rachel-carson-ciencia-e-coragem. Acesso em: 14 fev. 2016.
A) F - V - F - F.
B) F - F - V - V.
C) x V - V - V - V.
D) F - V - V - F.
6. Conferido
Altieri (2004) aponta que a agroecologia traz resultados positivos. Sobre os benefícios que são trazidos pelo emprego dos métodos dos agroecossistemas, analise as opções a seguir: I- Conservação do solo e dos recursos hídricos. II- Abertura dos ciclos de nutrientes. III- Ampliação da capacidade de uso múltiplo da paisagem. IV- Aumento no controle de pragas através da diversificação vegetal. V- Uso eficaz dos recursos ambientais locais. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
A) As opções II e V estão corretas.
B) x As opções I, III, IV e V estão corretas.
C) As opções I e II estão corretas.
D) As opções I, II e III estão corretas.
7. Conferido
O Relatório Brundtland foi publicado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em que ano essa publicação ocorreu?
A) Em 2002.
B) x Em 1987.
C) Em 1532.
D) Em 1990.
8. Conferido
A publicação do livro “Primavera Silenciosa”, da bióloga marinha e escritora Rachel Carson (1907-1964), alertou o mundo sobre os efeitos nocivos da utilização de pesticidas e do próprio rumo que a relação espécie humana natureza estava tomando. Essa publicação ocorreu em qual década?
A) Década de 1950.
B) Década de 1930.
C) x Década de 1960.
D) Década de 1940.
9. Conferido
A década de 1960 foi um pontapé para revoluções e críticas acerca do rumo na relação espécie humana-natureza. Em 1968, foi instituído o Clube de Roma, composto por uma série de especialistas de diversas áreas da comunidade científica. Este grupo foi criado com um objetivo fundamental que resultou em outros movimentos ambientais e documentos oficiais nas décadas seguintes. Sobre o objetivo do Clube de Roma, assinale a alternativa CORRETA:
A) Clube de Roma foi criado com o objetivo de disseminar o conceito de desenvolvimento sustentável.
B) x Clube de Roma foi criado com o objetivo de discutir e analisar os limites de crescimento econômico considerando a crescente utilização dos recursos naturais.
C) Clube de Roma foi criado com o objetivo de motivar os Estados Unidos na criação da Agência de Proteção Ambiental – EPA.
D) Clube de Roma se instituiu com o objetivo de alertar sobre os rumos do uso massivo dos agroquímicos naquela década.
10. Conferido
Os movimentos entre as naçõesque instituíram as conferências mundiais entre as décadas de 1960 e 1990 resultaram em dois conceitos: ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável. O primeiro trazido por Maurice Strong na década de 1970 e posteriormente apropriado pelo economista Ignacy Sachs, e o segundo oriundo do Relatório de Bruntland, pela Norueguesa Gro Harlen Bruntland. 
Sobre esses dois conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) A tríade ambiente, economia e sociedade apresenta sérias deficiências quanto à mudanças mais concretas frente às grandes corporações e ao governo, principalmente no que se refere à diminuição da desigualdade social. 
( ) O Ecodesenvolvimento por Maurice Strong se traduz numa construção para um modelo de desenvolvimento que atingisse as regiões rurais dos países em desenvolvimento, ou seja, sem originar custos sociais e ambientais elevados.
 ( ) Igany Sachs estudando o conceito de desenvolvimento sustentável aliou a ele cinco dimensões que devem ser consideradas de forma organizada e sistemática uma por uma em direção à sustentabilidade: social, ecológica, espacial, econômica e cultural. 
( ) Sachs sobre o ecodesenvolvimento diz que este é um modelo de desenvolvimento endógeno e que só consegue ser atingido sob um panorama de três eixos: eficiência econômica, justiça social e prudência ecólogica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - F.
B)x V - V - F - V.
C) V - F - F - V.
D) F - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina