Buscar

prova 4 Assesoria e consultoria nas instituições e projetos sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil, o movimento cooperativista iniciou-se oficialmente com o ramo agropecuário, na chamada Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais, em 1889. Já no Rio Grande do Sul, a primeira cooperativa foi criada em 1902. O Padre suíço Theodor Amstad fundou a cooperativa Sicredi Pioneira, na cidade de Nova Petrópolis. Na época, a cooperativa foi criada porque o município não contava com nenhum banco. Essa é a primeira cooperativa de crédito do Brasil, e existe até hoje. Com base no trecho apresentado, disserte sobre os tipos de cooperativas existentes.
FONTE: http://geracaocooperacao.com.br/como-surgiu-o-cooperativismo/. Acesso em: 4 out. 2018.
Resposta esperada
Há as cooperativas agropecuárias, *de consumo, *de crédito, *educacionais, *de habitação, *de produção, *de mineração, *de saúde e *de trabalho. *Em sua grande maioria essas cooperativas estão focadas no trabalho solidário, visando prestação de serviços ou de consumo de produtos ou outros bens materiais.
Minha resposta
Podemos entender como cooperativas, uma associação de pessoas ou grupos que tenham os mesmos interesses, para obter vantagens em suas atividades econômicas. Os tipos de cooperativas podem variar conforme o campo de atuação. Entre elas estão 01 Cooperativa Agropecuária, servem para auxiliar os seus sócios a comercializar produtos agropecuários; 02 Cooperativas de Consumo, tem como objetivo auxiliar seus colaboradores na realização de compras em comum, com qualidade e preços mais baixos; 03 Cooperativa de Crédito, visam o controle das finanças; 04 Cooperativas Educacionais, formada por professores, alunos e pais organiza serviços de educação; 05 Cooperativas Habitacionais, seu objetivo é conseguir residências com valores mais acessíveis; 06 Cooperativas de Infraestrutura, tem a função de atender os associados com serviços essenciais de infraestrutura; 07 Cooperativas de Mineração, é formada por garimpeiros; 08 Cooperativa de Produção, é formada por trabalhadores das mais variadas categorias sendo pessoas envolvidas na produção de um tipo de material; 09 Cooperativa de Saúde, constituída por trabalhadores da área da saúde humana; 10 Cooperativas Sociais, tem sua base em pessoas que necessitam ser tuteladas; 11 Cooperativas de Trabalho, se refere a um grupo de profissionais de uma categoria específica; 12 Cooperativa de Transportes, constitui-se por trabalhadores exclusivos da área de transportes; 13 Cooperativa de Turismo e Lazer, seu objetivo é prestar serviços turísticos, artísticos, esportes entre outros.
2O controle social na teoria política é ambíguo, podendo ter sentidos distintos a partir de percepções de Estado e de sociedade civil. É importante a participação da sociedade civil no controle referente às ações do governo. Sendo assim, a sociedade se envolve no exercício de reflexão, discussão e politização dos problemas que podem afetar a vida do coletivo. Partindo desse pressuposto, disserte sobre o controle social.
Resposta esperada
A partir da Constituição Federal de 88, surgiu uma nova concepção referente à participação da população na administração pública. As conferências e os conselhos nacionais, estaduais e municipais são formas de exercer o controle social, sendo no Legislativo audiências públicas e ação popular e no Poder Judiciário ação civil pública.
Minha resposta
O controle social consiste em uma participação da sociedade, em fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e também a formulação e acompanhamento da implementação de políticas. Após a Constituição de 1988, surge uma nova concepção direcionada a participação da população na administração pública. O controle social é a oportunidade da sociedade participar da vida pública, enfatizando o viver coletivo assim como buscar o bem-estar comum. Essas participações podem ser através de conferências e os conselhos nacionais, estaduais e municipais, sendo que no Legislativo as audiências públicas e ação popular, no Poder Judiciário as ações civil pública.

Continue navegando